SóProvas


ID
3316246
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Birigui - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

João, uma criança de 5 anos de idade, está aprendendo a escrever. Em casa, toda orgulhosa, sua mãe pediu a ele que escrevesse a palavra “menino”, e ele escreveu EIO; ela pediu que escrevesse a palavra “bonita”, e ele escreveu OIA; ela pediu que escrevesse a palavra “gato”, e ele escreveu AO.


Analisando a escrita de João, com base em Ferreiro (2001), é correto afirmar que se trata de uma escrita

Alternativas
Comentários
  • letra E. silábica com valor sonoro convencional

  • No nível pré-silábico, a criança percebe que a escrita representa o que é falado. Geralmente suas reproduções são feitas através de rabiscos e desenhos, pois ainda não conseguem relacionar as letras.

    No nível silábico, a criança passa a entender que existe uma correspondência entre as letras e o que é falado. Para ela, existe um traço representando o que é falado, mesmo que não seja o correto em relação à Língua Portuguesa. Cada sílaba possui uma letra:Ex: (cavalo) CVO, KAO, KVL, CVO;

    No nível silábico-alfabético, a criança passa a entender que as sílabas possuem mais de uma letra. Porém, para entender os fonemas, é importante que a criança também pratique sílabas só com uma letra intercalada com sílabas maiores.Ex: (cavalo) KVALU, CAVALU, KVALO, CAVLO

    No nível alfabético, a criança já consegue reproduzir adequadamente todos os fonemas de uma palavra. Ela passa então a perceber o valor das letras e sílabas.Ex: FUTEBO (futebol), CAMIA (caminhao), ELEVISAO (televisao)