Gab. - D
A) O bioma Cerrado localiza‐se em uma área que abrange a região litorânea, o Planalto Central e a região Norte do Brasil. Apresenta três fitofisionomias principais: mata ciliar; cerrado típico; e campo limpo, solos rasos, alcalinos e com elevada fertilidade natural e baixa riqueza de espécies, representando cerca de 3% da diversidade biológica do Brasil.
B) O lobo‐guará é um animal típico do Cerrado. Ele se alimenta de pequenos animais e frutos. Como um animal onívoro, pode ser classificado como consumidor primário ou secundário, a depender da dieta. Quanto mais alto for o nível trófico que o lobo‐guará ocupa, maior será a energia disponibilizada por sua dieta.
C) Quando se alimenta de frutos, o lobo‐guará dispersa as sementes da lobeira e da gabiroba, plantas típicas do Cerrado. Essa característica é um exemplo de como a devastação do Cerrado, ocasionada, principalmente, pela expansão das áreas de produção agrícola, não interfere em sua biodiversidade, que é mantida pela dispersão das sementes de plantas nativas por animais e pela ação do vento.
D) Ao longo do desenvolvimento dos ecossistemas, processo mais conhecido como sucessão ecológica, ocorrem mudanças na repartição da energia, na estrutura das espécies e nos processos da comunidade. Se não for interrompida por forças externas, a sucessão é razoavelmente direcional, com o metabolismo tendendo ao equilíbrio.
E) O fogo no Cerrado é um fator abiótico que não interfere na sucessão ecológica desse bioma.