SóProvas


ID
3317479
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
ARISB - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

INSTRUÇÃO: Leia o texto a seguir para responder à questão.

Aladdin é tudo o que se podia esperar do novo projeto de remakes da Disney. Até há alguns anos, a Disney evitava fazer novas versões de seus clássicos animados. Quando a intenção era arrecadar em cima de uma propriedade já conhecida, a estratégia era a de criar sequências ou prequelas, como Alice no País das Maravilhas (Alice in Wonderland, 2010) e Malévola (Maleficient, 2014). No entanto, depois do sucesso comercial e de crítica primeiro com Cinderella (2015) e de forma incisiva com O Livro da Selva (The Jungle Book, 2016), ficou claro que era possível aproveitar ainda mais a nostalgia que já sustenta parques animados, livros, cadernos, mochilas e qualquer coisa que o rato mais rico do mundo é capaz de conjurar com seu chapéu de feiticeiro.”

Disponível em: <https://falange.net/critica-aladdin-2019/>.
Acesso em: 6 jul. 2019 (Adaptação).

No trecho “[...] qualquer coisa que o rato mais rico do mundo é capaz de conjurar com seu chapéu de feiticeiro.”, a expressão destacada substitui o nome do principal personagem da Disney: o camundongo Mickey.
Essa substituição configura uma figura de linguagem, corretamente identificada como

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    ? ?[...] qualquer coisa que o rato mais rico do mundo é capaz de conjurar com seu chapéu de feiticeiro.?

    ? Temos uma perífrase ? consiste no uso de maior quantidade de palavras para exprimir o que poderia ser dito com menos palavras.

    ? O poeta dos escravos escreveu poemas condoreiros. (Castro Alves)

    ? A terra dos faraós é ainda um lugar misterioso. (Egito)

    ? A rainha dos baixinhos continua fazendo sucesso. (Xuxa)

    ? O rei dos animais é até mais respeitado pelos homens. (leão)

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • LETRA D

  • Tomando nota: - Hipérbato: inversão dos termos da oração. Ex.: Aves, desisti de ter! Obs.: é comum confundir o hipérbato, sínquise e a anástrofe... a anastrofe é a inversão entre o sujeito e o predicado; a sínquise é a inversão de termos de uma oração brusca que pode dar dificuldade de entendimento, mais comum de ser em poemas; hiperbato há inversão de termos, mas não compromete o entendimento - Anacoluto: acontece quando há um termo solto na frase que quebra a lógica. Ex.: Eu, porque sou mole, você fica abusando. - Aliteração: repetição de sons consonantais. Ex.: Boi Bem Bravo, Bate Baixo, Bota Boba no Boi. Obs.: diferente da assonância, que é a repetição de sons vocálicos. - Perífrase/antonomásia: consiste em substituir o nome de um lugar,objeto/pessoa por uma expressão que indique isso com facilidade. Ex.: quero ir para a terra dos faraós (ou seja: PARA O EGITO) Logo a única correta possível é a alternativa D.
  • perífrase é uma figura de linguagem, que substitui o nome das coisas salientando suas qualidade.

    EX: a rainha dos baixinhos aposentou ( xuxa)

    o país do futebol ( BRASIL)

    o rei do futebol não joga mais bola ( PELE)

  • PERÍFRASE é o mesmo que ANTONOMÁSIA!

    Gab: letra D