SóProvas


ID
3317566
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
ARISB - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Com relação aos documentos para comunicação nas empresas, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Assertiva A

    O memorando é um traslado, ou cópia autêntica de leis, decretos ou posturas para se publicar pela imprensa periódica ou por meio de afixação nos lugares públicos.

  • O memorando, assim como os demais gêneros textuais, apresenta uma finalidade discursiva específica e é constituído de traços distintos. Um deles é representado pela objetividade, ou seja, um discurso demarcado por uma linguagem breve, precisa e direta, visto que faz parte de uma comunicação veiculada no meio comercial.

    Em termos conceituais, o memorando constitui um tipo de comunicação eminentemente interna estabelecida entre as unidades administrativas de um mesmo órgão, de níveis hierárquicos iguais ou distintos.

    Fonte: Brasil Escola (brasilescola.uol.com.br/redacao/memorando.html)

    Gabarito: Letra A

  • Gabarito: A

    * memorando: era expedido entre unidades administrativas de um mesmo órgão.

    Na nova edição ficou abolida essa distinção e passou-se a utilizar o termo ofício nas três hipóteses.

  • Esta é uma questão que exige do candidato conhecimento referente aos documentos para comunicação nas empresas. 

    a) A partir da 3ª edição, publicada em dezembro de 2018, o ofício, o aviso e o memorando, que eram três tipos de expedientes que se diferenciavam mais pela finalidade do que pela forma, passou a chamar-se apenas "padrão ofício". Dessa forma, esta questão já poderia ser considerada incorreta. Entretanto, seguindo com a análise, até final de 2018, quando existia o documento denominado memorando, esse era definido como uma modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podiam estar hierarquicamente em mesmo nível ou em níveis diferentes. Tratava-se, portanto, de uma forma de comunicação eminentemente interna. Sendo assim, a afirmação apresentada nesta alternativa apresenta uma definição incorreta para o memorando.
    b) Conforme determina o Manual de Redação da Presidência da República, "Nos termos da Medida Provisória nº 2.200-2, de 24 de agosto de 2001, para que o e-mail tenha valor documental, isto é, para que possa ser aceito como documento original, é necessário existir certificação digital que ateste a identidade do remetente, segundo os parâmetros de integridade, autenticidade e validade jurídica da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileiras – ICP-Brasil". Portanto, a afirmação apresentada nesta alternativa está correta.
    c) O ofício é expedido para e pelas autoridades com a finalidade de tratar de assuntos oficiais de ordem administrativa, ou de baixar uma ordem. O destinatário pode ser um órgão público ou particular. Sendo assim, a afirmação apresentada nesta alternativa está correta.
    d) De acordo com o MRPR, "O destinatário poderá reconhecer como válido o e-mail sem certificação digital ou com certificação digital fora ICP-Brasil; contudo, caso haja questionamento, será obrigatório a repetição do ato por meio de documento físico assinado ou por meio eletrônico reconhecido pela ICP-Brasil". Dessa forma, a afirmação apresentada nesta alternativa está correta.


    Gabarito: Letra A

  • O memorando é um traslado, ou cópia autêntica de leis, decretos ou posturas para se publicar pela imprensa periódica ou por meio de afixação nos lugares públicos.

    Com a publicação da 3a edição do Manual de Redação da Presidência da República, a modalidade “memorando” – até então adotada para comunicações internas – fica extinta. Conhecido como gênero textual , era um tipo de comunicação eminentemente interna estabelecida entre as unidades administrativas de um mesmo órgão, de níveis hierárquicos iguais ou distintos.

    Para que o e-mail tenha valor documental, isto é, para ser aceito como documento original, é necessário existir a certificação digital que ateste a identidade do remetente segundo os parâmetros definidos por lei.

    O destinatário poderá reconhecer como válido o e-mail sem certificação digital. Contudo, caso haja questionamento, será obrigatório repetição do ato por meio documento físico assinado ou por meio eletrônico reconhecido por lei.

    para usar o e-mail como prova e garantir a sua veracidade, o ideal é que ele tenha a certificação digital emitida por Autoridade Certificadora credenciada na Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira - ICP – Brasil, mas se for só impresso também pode ser aceito e são usados como prova em ações judiciais.

    Outro ponto importante é que documentos possuam “eficácia probante” eles precisam ser assinados. Quando colocamos os emails nesse quadro, notamos que pelo menos a assinatura eletrônica é indicada.

    O ofício é uma comunicação escrita emitida por autoridade, de caráter público em que se informa sobre assuntos de ordem administrativa, ou se baixa uma ordem. O destinatário pode ser órgão público ou particular.

    O ofício é uma comunicação escrita emitida por autoridade, de caráter público em que se informa sobre assuntos de ordem administrativa, ou se baixa uma ordem. O destinatário pode ser órgão público ou particular.

    No Manual de Redação Oficial da Presidência da República, documento que norteia a elaboração de comunicações e documentos nas repartições públicas do Brasil, O novo manual da presidência elege esse documento para comunicações externas e internas.