Para que a questão em análise seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre algumas ferramentas da qualidade. A alternativa a ser assinalada deverá trazer a ferramenta detentora das características mencionadas no enunciado.
A - correta. Fluxograma retrata os principais elementos de fluxos de processo, mas omite detalhes menores de entendimento dos fluxos de trabalho. Ajuda rapidamente a identificar e entender as principais atividades do processo e é essencial durante a fase de análise e mapeamento de processos.
O fluxograma dá suporte à organização, análise e entendimento das sequências normais de trabalho, estando relacionado aos tipos de operações, ao sentido do movimento ou curso dos trabalhos ou processos, às unidades em que se realiza cada operação, de modo a padronizar a representação dos métodos e os procedimentos administrativos.
B - incorreta. Cronograma é o gráfico que procura demonstrar o início e o término das diversas fases de um processo operacional, dentro das faixas de tempo previamente determinadas, possibilitando acompanhar e controlar a execução planejada.
C - incorreta. Diagrama de Ishikawa é um método conhecido também como gráfico espinha de peixe, tem como autor engenheiro químico Kaoru Ishikawa em 1943. Esse gráfico representa a relação entre um efeito e sua causa. Sua aplicação é vantajosa por demonstrar graficamente todos os fatores que contribuem para o problema. É um método que representa graficamente a relação entre um efeito e sua(s) causa(s).
D - incorreta. O diagrama de dispersão é um diagrama que pode indicar uma possível correlação entre duas variáveis, realizando um estudo sobre elas, por meio do sistema cartesiano. Seu objetivo é apresentar a alteração sofrida por uma variável quando outra é modificada, podendo ser usado, ainda, para demonstrar um efeito antes de determinada intervenção e depois dela.
Após verificarmos as opções apresentadas, concluímos que a alternativa "A" é a correta.
GABARITO: A
O termo FLUXOGRAMA designa uma representação gráfica de um determinado processo ou fluxo de trabalho, efetuado geralmente com recurso a figuras geométricas normalizadas e as setas unindo-as (ao sentido do movimento).
O CRONOGRAMA é um instrumento de planejamento e controle semelhante a um diagrama, em que são definidas e detalhadas minuciosamente as atividades a serem executadas durante um período estimado.
O DIAGRAMA DE ISHIKAWA, também conhecido como Diagrama de Causa e Efeito ou Diagrama Espinha de peixe, é um gráfico cuja finalidade é organizar o raciocínio em discussões de um problema prioritário, em processos diversos, especialmente na produção industrial. O diagrama foi desenvolvido com o objetivo de representar a relação entre um “efeito” e suas possíveis “causas”. Esta técnica é utilizada para descobrir, organizar e resumir conhecimento de um grupo a respeito das possíveis causas que contribuem para um determinado efeito.
Os DIAGRAMAS DE DISPERSÃO ou gráficos de dispersão são representações de dados de duas (tipicamente) ou mais que são organizadas em um . O gráfico de dispersão utiliza coordenadas cartesianas para exibir valores de um conjunto de dados. Os dados são exibidos como uma coleção de pontos, cada um com o valor de uma variável determinando a posição no eixo horizontal e o valor da outra variável determinando a posição no eixo vertical.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/ - Gabarito: Letra A