A série ISO 9000 é composta por um conjunto de 4 normas técnicas, que juntas estabelecem os parâmetros e os requisitos para o cumprimento e certificação da empresa.
Esta é uma norma de Fundamentos e Vocabulário, que descreve os principais fundamentos dos sistemas de gestão da qualidade. Não é uma norma certificável, mas estabelece as diretrizes em termos de entendimento dos itens das demais normas.
A ISO 9000 é considerada uma norma-guia, já que estabelece as inter-relações entre os conceitos de qualidade e as demais normas da série.
É a norma de certificação da série ISO 9000. Esta norma estabelece os requisitos do Sistema de Gestão da Qualidade para adequação e regulamentação da empresa.
A norma é composta por todos itens que a empresa precisa se adequar para passar pelo processo de certificação.
No momento de auditoria para obtenção do certificado de conformidade, é a ISO 9001 que servirá como guia para avaliação do Sistema de Gestão da Qualidade.
A auditoria é realizada por uma entidade qualificada que segue os padrões estabelecidos pela ISO.
Esta á mais um documento considerado norma-guia para o Sistema de Gestão da Qualidade.
A ISO 9004 estabelece as diretrizes em relação aos fatores técnicos, administrativos e humanos que podem afetar a qualidade do produto ou serviço oferecido pela empresa ao mercado.
Trata-se de uma referência para a melhoria de performance do Sistema de Gestão da Qualidade por meio de diretrizes que contribuem para aumento da satisfação dos clientes e melhoria contínua.
Também considerada uma norma-guia, a ISO 19011 trata das diretrizes para as auditorias internas da qualidade, contendo as boas práticas para gerenciamento e condução das avaliações dos sistemas auditados.
A auditoria interna é uma prática adotada pelas empresas que irão passar pela auditoria de certificação, sendo considerada uma prévia da avaliação final.
As empresas a utilizam para garantir que todos os itens e processos estão aderentes à ISO 9001.