SóProvas


ID
3318913
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
INB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Ambiental
Assuntos

O direito ambiental é formado por uma série de princípios voltados para a finalidade básica de proteger a vida em quaisquer das formas em que ela se apresente e para garantir um padrão de existência digno para os seres humanos, desta e das futuras gerações.

Sobre os princípios do direito ambiental, numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, relacionando os princípios com suas respectivas caracterizações.

COLUNA I
1. Princípio do Direito Humano Fundamental ao Meio Ambiente Sadio
2. Princípio da Prevenção
3. Princípio do Universalismo

COLUNA II
( ) Princípio que mantém o gozo pelos bens ambientais para a atual e para as futuras gerações, em que as condições ambientais devem ser conservadas, garantindo a qualidade de vida das populações.
( ) É o princípio mais importante, sendo resguardada aos indivíduos a garantia da continuidade dos recursos naturais.
( ) Segundo esse princípio, a poluição não guarda respeito às fronteiras e deve ser combatida por meio de leis, pensando em territórios que podem ser afetados direta e / ou indiretamente.

Assinale a sequência CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • A definição do Princípio da Prevenção nesta questão é nova para mim.

  • Essa questão tá certa mesmo?

  • GABARITO: C ( 2, 1 e 3)

     1. Princípio do Direito Humano Fundamental ao Meio Ambiente Sadio = É o princípio mais importante, sendo resguardada aos indivíduos a garantia da continuidade dos recursos naturais.

    A Declaração Universal do Meio Ambiente estabelece em seu Princípio nº 1 que: O homem tem o direito fundamental à liberdade, à igualdade e ao desfrute de condições de vida adequadas em um meio ambiente de qualidade tal que lhe permita levar uma vida digna e gozar de bem-estar, tendo a solene obrigação de proteger e melhorar o meio ambiente para as gerações presentes e futuras.

    A declaração abriu o caminho para que legislações em todo o mundo se voltassem cada vez mais para a proteção dos ecossistemas. Sob sua influência, no Brasil se editou a Lei n°. 6.938/81, que declarou pela primeira vez no ordenamento jurídico nacional a importância do meio ambiente para a vida e para a qualidade de vida, delimitando os objetivos, os princípios, os conceitos e os instrumentos dessa proteção.

    __________

    2. Princípio da Prevenção = Princípio que mantém o gozo pelos bens ambientais para a atual e para as futuras gerações, em que as condições ambientais devem ser conservadas, garantindo a qualidade de vida das populações.

    Por este princípio, já se tem base científica para prever os danos ambientais decorrentes de determinada atividade lesiva ao meio ambiente, devendo-se impor ao empreendedor condicionantes no licenciamento ambiental para mitigar ou elidir os prejuízos. Ele se volta a atividades de vasto conhecimento humano (risco certo, conhecido ou concreto), em que já se definiram a extensão e a natureza dos danos ambientais, trabalhando com boa margem de segurança. Em Direito Ambiental, deve-se sempre que possível buscar a prevenção, pois remediar normalmente não é possível, dada à natureza irreversível dos danos ambientais, em regra.

    __________

    3. Princípio do Universalismo = Segundo esse princípio, a poluição não guarda respeito às fronteiras e deve ser combatida por meio de leis, pensando em territórios que podem ser afetados direta e / ou indiretamente.

    Previsto no Protocolo de Kyoto, quanto na Lei Brasileira de Mudanças Climáticas (Lei 12.187/09). Considerando que todas as nações contribuem para a emissão de gases, todas têm responsabilidade em comum no controle destas emissões.

    Fonte: Material Curso Ciclos R3 + Direito Penal Esquematizado. Frederico Amado. 2ª ed.

  • Nos estudos de direito constitucional contemporâneo, é pacífico que não existem "princípios mais importantes". Os princípios entram em conflito diante de um caso concreto. É nesse instante que deve o intérprete sopesá-los e determinar a solução mais apropriada diante do entrechoque.

    Questão errada.

    bons estudos