-
O ciclo PDCA ou Ciclo da Melhoria Contínua é uma ferramenta de gestão que auxilia na melhoria contínua dos processos de produção, qualidade e negócios. Por ser um ciclo, não tem início nem fim definidos, ou seja, ele se repete constantemente. Inclui as etapas:
Plan (planejamento): em que são estabelecidos os objetivos, as metas e os meios para alcançá-los.
Do (execução): em que são realizadas as atividades propostas no planejamento.
Check/Control (verificação/controle): monitora/controla a execução e verifca o grau de cumprimento do que foi planejado (avaliação de resultados).
Act (ação avaliativa/corretiva): identifica eventuais falhas e corrige-as, a fim de melhorar a execução das atividades e os resultados.
(Fontes: Prof. Augustinho Paludo, pp. 228 e 229; Prof. Otávio Urt)
-
É um cíclo contínuo, não tendo início e fim. ERRADA
-
O Ciclo PDCA tem como estágio inicial o planejamento da ação, em seguida tudo o que foi planejado é executado, gerando, posteriormente, a necessidade de checagem constante destas ações implementadas. Com base nesta análise e comparação das ações com aquilo que foi planejado, o gestor começa então a implantar medidas para correção das falhas que surgiram no processo ou produto.
Veremos agora cada uma destas etapas isoladamente, confira:
P = Plan (planejamento) : Nesta etapa, o gestor deve estabelecer metas e/ou identificar os elementos causadores do problema que impede o alcance das metas esperadas. É preciso analisar os fatores que influenciam este problema, bem como identificar as suas possíveis causas. Ao final, o gestor precisa definir um plano de ação eficiente.
D = Do (fazer, execução) : Aqui é preciso realizar todas as atividades que foram previstas e planejadas dentro do plano de ação.
C = Check (checagem, verificação) : Após planejar e por em prática, o gestor precisa monitorar e avaliar constantemente os resultados obtidos com a execução das atividades. Avaliar processos e resultados, confrontando-os com o planejado, com objetivos, especificações e estado desejado, consolidando as informações, eventualmente confeccionando relatórios específicos.
A = Act (ação) : Nesta etapa é preciso tomar as providências estipuladas nas avaliações e relatórios sobre os processos. Se necessário, o gestor deve traçar novos planos de ação para melhoria da qualidade do procedimento, visando sempre a correção máxima de falhas e o aprimoramento dos processos da empresa.
É importante lembrar que como o Ciclo PDCA é verdadeiramente um ciclo, e por isso deve “girar” constantemente. Ele não tem um fim obrigatório definido. Com as ações corretivas ao final do primeiro ciclo é possível (e desejável) que seja criado um novo planejamento para a melhoria de determinado procedimento, inciando assim todo o processo do Ciclo PDCA novamente. Este novo ciclo, a partir do anterior, é fundamental para o sucesso da utilização desta ferramenta.
Fonte: http://www.sobreadministracao.com
-
Prezados,
Prezados, o ciclo PDCA , como o nome diz , é um ciclo , as atividades não são finalizadas no act, e sim , o ciclo é executado novamente com planejamento de melhorias.
Portanto a questão está errada.
-
Autor: Leandro Rangel, Auditor Federal de Controle Externo do TCU. Ex Auditor da CGU., de Noções de Informática, Arquitetura de Computadores, Sistemas Operacionais, Redes de Computadores, Banco de Dados, Segurança da Informação, Algoritmos e Estrutura de Dados, Governança de TI, Engenharia de Software, Programação, Sistemas de Informação, Eletrônica, Arquitetura de Software
Prezados,
O ciclo PDCA, como o nome diz, é um ciclo. As atividades não são finalizadas no act, e sim , o ciclo é executado novamente com planejamento de melhorias.
Portanto a questão está errada.