SóProvas


ID
3320521
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Bárbara - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Educação Física
Assuntos

Método é a forma utilizada pelo professor para conduzir os alunos ao seu objetivo final, sendo uma prática de ensino. O educador físico utiliza determinado método de ensino de acordo com a idade e a realidade da turma, empregando alternativas metodológicas ligadas aos propósitos a atingir.
O método analítico-sintético está centrado

Alternativas
Comentários
  • Método analítico-parcial(sintético): parte dos fundamentos, como partes isoladas

    -Há muita verbalização;

    -Muita aglutinação;

    -Visão centralizada;

    -Ensino-aprendizagem-treinamento.

     

    Método global funcional: dos jogos simples aos mais complexos, jogos pré-disportivos;

    -O aluno demora a ver o progresso;

    -Não proporciona uma avaliação eficaz;

    -A repetição é uma constante;

    -Não permite atendimento das limitações individuais;

    -Técnica e tática juntas;

    -Maior motivação.

     

    Método situacional cognitivo: indicado para maiores de 12 anos de idade, diversas soluções para uma mesma situação.

  • MÉTODO SITUACIONAL 

    Também denominado de situacional cognitivo representa a metodologia não tradicional, composta por situações semi-estruturadas tiradas do próprio jogo envolvendo comportamentos individuais e coletivos (GRECO, 1998; GRECO; CHAGAS, 1992). Consiste basicamente no desenvolvimento da competência de solucionar os problemas específicos motores do esporte através do desenvolvimento das capacidades coordenativas e técnico-motoras. (GRECO, 1998).

    O objetivo deste método é a formação do jogador inteligente (MATTA E GRECO, 1996), ou seja, o jogador que pensa ou analisa na situação de jogo antes de realizar um movimento técnico. Outro objetivo é a formação de flexíveis automatismos de movimentos ideais, otimização dos programas motores, aprimoramento da capacidade de variar, combinar e adaptar do comportamento motor na execução da técnica na situação de competição (GRECO, 1998).  

    MÉTODO ANALÍTICO 

    Segundo Perfeito (2009) como o nome já diz o método faz uma análise (analítico) do jogo dividindo em elementos especiais: tático, técnico, físico e aos poucos vão sintetizando (sintético) ou reunindo em conexões maiores. Essa metodologia apresenta um conceito de fragmentação do jogo. E desenvolve o lema: aprender para jogar.

    O método analítico tem por objetivo a otimização do gesto técnico (passe, drible, chute) e pode ser utilizada na fase da especialização e alto rendimento num sistema de formação esportiva (SILVA, 2007).  

    MÉTODO GLOBAL

    O método global ou “do todo” consiste na utilização de toda complexidade e dinâmica do conteúdo a ser aprendido (CORRÊA; SILVA; PAROLI, 2004; TONROLLER, 2004). Sua aplicação se dá através do jogo propriamente dito (TONROLLER, 2004). O ponto de partida é a equipe, que aprende a jogar através do deixar jogar (OLIVEIRA; NOGUEIRA; GONZÁLEZ, 2010).

    A estrutura de ensino proposta pelo modelo global ao invés de enfatizar a aprendizagem de determinados fundamentos investe no desenvolvimento do jogo como um todo através da capacidade de descoberta pela prática.

    O aprendiz aprende diretamente a partir da própria experiência, com o auxílio indireto do professor, mantendo, a rigor, o processo de aprendizagem por tentativa e erro. (RESENDE, 2007).

    MÉTODO INTEGRADO

    A utilização deste método busca possibilitar que o atleta reconheça comportamentos táticos individuais, em grupo e coletivo de ataque e defesa, com a situação de jogo, distinga situações táticas corretas das inadequadas e crie uma solução da tarefa com o grupo, através da tomada de decisão (TIEGEL; GRECO, 1998).

    Este método pode ser compreendido como aquele capaz de aproximar o treinamento a realidade do jogo por meio de jogos educativos. Pois os exercícios são organizados com propósitos didáticos e executados com objetivos previamente definidos e nele centralizado as aprendizagens pretendidas (GRAÇA; MESQUITA, 2007).

  • Gabarito A