Para dominar a bola, a forma mais utilizada é pisando nela, com a parte debaixo (sola) do pé. Já os passes, em sua maioria, são efetuados com a parte interna do pé, peito de pé, gancho / cavadinha e a “pisada” (escorada) para um companheiro.
As combinações táticas se constituem como elemento importante no futsal. O encadeamento de movimentos entre os jogadores permite levar vantagem sobre os adversários. Ações como passar e seguir, rodízio em oito, finalização de segunda trave e escorada de pivô são exemplos de combinações táticas.
Os sistemas de jogo no futsal são diversos, possibilitando distintas formas de posicionamentos dos atletas em quadra. Como exemplo desses sistemas, há o 3:3, que é utilizado costumeiramente por equipes iniciantes; o losango ou 2:2:2, que é constituído de dois jogadores denominado fixos, um ala pela esquerda e outro ala pela direita, mais dois pivôs; o sistema 6:0, que, por sua vez, apresenta uma ampla movimentação dos jogadores em quadra, não havendo posições fixas.
Um aspecto importante é a necessidade de cooperar com os companheiros para marcar gols, sendo considerado um esporte coletivo. Quanto à relação de oposição com o adversário, o futsal é um esporte com interação entre adversários, uma vez que as ações de uma equipe estão atreladas – dependem e condicionam – às ações da outra.