SóProvas


ID
3320692
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Bárbara - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Amarante (2007), ao tratar as reformas psiquiátricas que aconteceram em vários países, divide-as em dois grupos, um composto pela Comunidade Terapêutica e pela Psicoterapia Institucional e outro formado pela Psiquiatria de Setor e a Psiquiatria Preventiva.

Sobre esses dois grupos, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • A literatura divide as experiências em três grandes grupos: um primeiro, que tinha como proposta abordar a psiquiatria a partir do próprio modelo do hospital psiquiátrico (Comunidade Terapêutica e Psicoterapia Institucional); um segundo grupo, que assumia a comunidade como ponto central para o desenvolvimento do tratamento (Psicoterapia de Setor e Psiquiatria Comunitária – ou Preventiva); e um terceiro grupo, que dirigia os questionamentos à psiquiatria em si, aos seus saberes e práticas (Antipsiquiatria e Psiquiatria Democrática Italiana).

    Todos estes três modelos questionam o caráter terapeutico do Hospital Psiquiátrico. Consideram que o Hospital não possui a caracteristica de recuperar e nem auxiliar na recuperação do interno.

    Partindo do pressuposto de que os três grupos criticam o modelo hospitalar proposto na época, nenhum destes irá caracterizar a busca pelo fortalecimento de ações hospitalares e centralidade das práticas médicas e o saber da psiquiatria, mas sim o interesse pelo desmonte dessas práticas fixadas neste ambiente e converté-las a uma perspectiva social e comunitária.

    Por outro lado, a Comunidade Terapêutica, criada por T. H. Main, em 1946, na Inglaterra, indicou papel importante no processo da reforma psiquiátrica e se deu em 1959, com Maxwell Jones. Amarante (2003) define o modelo da Comunidade Terapêutica como sendo um processo de reformas institucionais predominantemente restritas ao espaço do hospital psiquiátrico, marcado por medidas administrativas e técnicas que enfatizavam aspectos democráticos, participativos e coletivos.

    Jones, aliás, foi o principal autor e operador da Comunidade Terapêutica. Organizou grupos de discussão, grupos operativos e grupos de atividades, objetivando envolver o sujeito com sua própria terapia e com a dos demais.

    São princípios das comunidades terapêuticas, segundo Desviat (1999): liberdade de comunicação em níveis distintos e em todas as direções; análise de tudo que acontece na instituição por meio de reuniões diárias dos pacientes e do pessoal técnico; tendências a destruir as relações de autoridade tradicionais, num ambiente de extrema tolerância, atividades coletivas (festas, bailes, passeios) e a presença de toda a comunidade nas decisões administrativas do serviço.

    Portanto, a letra C confere o gabarito da questão.

    Fonte: https://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/392/1/398635.pdf

  • Pra quem marcou a letra D e lembrou do fundado da Psicoterapia Institucional, François Tosquelles, eis o erro:

    "D. no Hospital Saint-Alban, no sul da França, na experiência de reforma que ficou conhecida como Psicoterapia Institucional, a noção de trabalho terapêutico foi recuperada, como uma importante atividade que ofereceria oportunidades de assunção de responsabilidades por parte dos médicos." (correto seria "pacientes/ internos")

    GAB. C