SóProvas


ID
3321922
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Uberlândia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Com relação à comunicação e à redação oficial, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.

( ) Quando se fala em redação oficial, quem comunica é o serviço público (secretarias, departamentos, ministérios, divisão, serviço, seção), e o que se comunica deve ser algum assunto relativo às atribuições do órgão em questão.

( ) Na redação oficial, deve-se considerar a intenção do emissor e a finalidade do documento, para que o texto seja adequado à finalidade e à situação comunicativa.

( ) Comunicar com objetividade e acessibilidade é a finalidade básica da redação oficial, impondo certos parâmetros ao uso que se faz da língua, de modo distinto daquele da literatura, do texto jornalístico, da correspondência particular, etc.

( ) A clareza é uma qualidade de todo texto oficial e implica em buscar uniformidade do tempo verbal em todo o texto, usar frases curtas e bem estruturadas, apresentar as orações na ordem direta, evitar intercalações excessivas e explicitar o significado da sigla em sua primeira referência.

Assinale a sequência correta.

Alternativas
Comentários
  • Não há a palavra ACESSIBILIDADE no Manual:

    A redação oficial não é necessariamente árida e contrária à evolução da língua. É que sua finalidade básicacomunicar com objetividade e máxima clareza – impõe certos parâmetros ao uso que se faz da língua, de maneira diversa daquele da literatura, do texto jornalístico, da correspondência particular etc.

  • Esta é uma questão que exige do candidato conhecimento referente aos aspectos gerais da redação oficial, a partir do que determina o Manual de Redação da Presidência da República. 

    - De acordo com o MRPR, "No caso da redação oficial, quem comunica é sempre o serviço público (este/esta ou aquele/aquela Ministério, Secretaria, Departamento, Divisão, Serviço, Seção); o que se comunica é sempre algum assunto relativo às atribuições do órgão que comunica; e o destinatário dessa comunicação é o público, uma instituição privada ou outro órgão ou entidade pública, do Poder Executivo ou dos outros Poderes" (p.16). Portanto, a primeira afirmação está correta.
    - O MRPR determina que "deve-se considerar a intenção do emissor e a finalidade do documento, para que o texto esteja adequado à situação comunicativa" (p.16). Sendo assim, a afirmação deste item também está correta.
    - Conforme explicitado no MRPR, "A redação oficial não é necessariamente árida e contrária à evolução da língua. É que sua finalidade básica – comunicar com objetividade e máxima clareza – impõe certos parâmetros ao uso que se faz da língua, de maneira diversa daquele da literatura, do texto jornalístico, da correspondência particular etc." Nesse sentido, esta afirmação está correta.
    - Para a obtenção de clareza, o MRPR sugere usar frases curtas, bem estruturadas; apresentar as orações na ordem direta e evitar intercalações excessivas; buscar a uniformidade do tempo verbal em todo o texto; e explicitar o significado da sigla na primeira referência a ela, entre outras. Dessa forma, esta afirmação também está correta.
    Com base na análise apresentada acima, podemos verificar que todas as afirmativas estão corretas e, portanto, a alternativa que responde esta questão é a letra D.

    Gabarito: Letra D
  • Achei estranho ser verdadeira essa passagem, "Na redação oficial, deve-se considerar a intenção do emissor". Isso não seria pessoalidade? Oque é totalmente proibido em comunicações oficiais!!

  • Quando citado a intenção do EMISSOR atenção pois o EMISSOR de comunicações oficiais SERÁ SEMPRE O SERVIÇO PUBLICO, logo, já há então os predicados atendidos para a formação do texto - clareza, concisao, coerencia, coesão, formalidade, padronização, impessoalidade, objetividade e norma padrão.

    Quando ele trata de ACESSIBILIDADE , considere que o TEXTO PRECISA SER de linguagem ACESSÍVEL a todos que falam o idioma. Aqui não se trata de ESTAR ACESSÍVEL como colado em uma parede....

    Bora lá gabaritar!!! PSP

  • fatiou, passou. Sem mais delongas. Usou a tesourinha, já era.

  • Esta escrito na redação oficial que a sua finalidade básica é comunicar com objetividade e máxima clareza. Não se fala em acessibilidade.

    Para mim, cabe recurso nessa questão.