SóProvas


ID
3322285
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Uberlândia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

O principal efeito ecológico da poluição orgânica em um curso d’água é o decréscimo dos teores de oxigênio dissolvido. Este decréscimo está associado à Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO) e pode variar com o tempo.

SPERLING, M. V. Introdução à qualidade das águas e tratamento de esgotos, 4ª ed., Belo Horizonte: UFMG, 2011.


Considerando esse contexto, avalie as seguintes afirmativas e a relação proposta entre elas.

I. Em condições estacionárias, o perfil de concentração de oxigênio dissolvido ao longo do rio e logo após o lançamento do esgoto apresenta um valor mínimo (concentração crítica).

PORQUE

II. Antes do ponto crítico (mínimo), a taxa de consumo de oxigênio dissolvido utilizado na estabilização da matéria orgânica é maior do que a taxa de reaeração atmosférica. Após esse ponto, essa relação entre as taxas se inverte.


A respeito dessas afirmativas e sua relação, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Achei a resposta estranha, porque ao meu ver, na II, a taxa de consumo de O2 para estabilizar a matéria orgânica seria maior após o ponto crítico, ou seja, a relação entre as taxas não se alteraria...

  • Gab. - A

    Ambas corretas e com justificativa coerente.

  • Antes do ponto crítico (mínimo), a taxa de consumo de OD utilizado na estabilização da matéria orgânica NÃO É MENOR que a taxa de reaeração atmosférica???

    Após o ponto, essa relação entre as taxas se inverte...OK...a taxa de consumo de OD utilizado na estabilização da matéria orgânica É MAIOR que a taxa de reaeração atmosférica.

    EU ENTENDO ASSIM COMO CERTO. Alguém poderia me auxiliar?