- ID
- 3322315
- Banca
- FUNDEP (Gestão de Concursos)
- Órgão
- Prefeitura de Uberlândia - MG
- Ano
- 2019
- Provas
- Disciplina
- Geografia
- Assuntos
Para Huertas (2014, p. 452), “a emergência da centralidade de Uberlândia no cenário nacional como polo atacadista e distribuidor remonta ao século XVIII, quando o então chamado ‘sertão da farinha podre’ tornou-se ponto estratégico na rota São Paulo-Goiás [...]. Com a chegada da ferrovia, em 1888, Uberlândia se transforma na ‘boca do sertão’, um entroncamento de produtos agropecuários que se insere no circuito mercantil do país e possibilita a ocupação econômica da região, promovendo ‘o desenvolvimento de um setor que toma a frente no processo de acumulação do capital até a atualidade: o comércio’ ”.
Analise os fatores a seguir.
I. Construção de rodovias que interligam Uberlândia com as diversas regiões do Brasil, facilitando a circulação de pessoas e mercadorias.
II. Criação e melhoria de serviços como telefonia, energia elétrica, abastecimento de água, serviços bancários e aeroportuários.
III. Implantação de um excelente serviço de transportadores de cargas, que dinamiza a circulação das mercadorias pelo Brasil.
IV. Instalação e consolidação de empresas do setor atacadista-distribuidor, que, a partir de Uberlândia, distribui mercadorias para mercados emergentes em todo o território nacional.
São fatores que contribuíram (e contribuem) para a manutenção da centralidade colocada pelo autor