- ID
- 3322354
- Banca
- FUNDEP (Gestão de Concursos)
- Órgão
- Prefeitura de Uberlândia - MG
- Ano
- 2019
- Provas
- Disciplina
- Geografia
- Assuntos
Nas últimas décadas, algumas experiências inovadoras na área de saneamento básico têm sido desenvolvidas no Brasil (e também no mundo), apresentando, na avaliação de muitas pessoas, um grande potencial de inclusão social da população, especialmente da população rural, que passa a ter acesso aos serviços de saneamento básico.
Sobre alguns modelos e experiências ligados ao saneamento básico, relacione a COLUNA II com a COLUNA I, associando a modalidade / experiência em saneamento com as respectivas características, conforme descrito por Sonaly Cristina Rezende e Léo Heller (2008), no livro O saneamento no Brasil – políticas e interfaces.
COLUNA I
1. Cooperativas de municípios
2. Experiências municipais
3. Sistemas condominiais
COLUNA II
( ) Trata-se de uma solução adotada no Brasil desde a década de 1980, que é considerada revolucionária devido à sua concepção física e ao seu modelo gerencial. Da parte da concepção física, tal sistema muda o conceito tradicional de unidade receptora do serviço. Deixa de ser por unidade domiciliar para ser provido para quadras ou grupo de residências.
( ) Esse modelo foi preterido durante a década de 1970, ficando em segundo plano nas políticas de saneamento por, aproximadamente, 20 anos. Porém, em alguns lugares, o modelo se consolidou apresentando serviços de qualidade, procurando atender princípios de uma política de saneamento tais como universalidade, equidade, integralidade, gestão pública, participação e controle social etc.
( ) Modelo implantado ao longo dos anos de 1990, por meio de organização de grupos de cidades, para atender demandas rurais e urbanas de abastecimento de água e esgotamento sanitário. Esse modelo visa atender o maior número de localidades rurais, especialmente as isoladas, com serviços adequados e sob a organização de uma entidade supramunicipal com capacidade técnica e gerencial para atender as demandas das populações. Trata-se de uma auto-organização dos serviços de saneamento básico.
Assinale a sequência correta.