A) compostagem é um processo anaeróbio de tratamento de resíduos sólidos, por meio do qual a matéria orgânica presente no lixo é convertida em adubo orgânico.
Conforme o Manual de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos, a compostagem pode ser aeróbia ou anaeróbia, em função da presença ou não de oxigênio no processo.
Na compostagem anaeróbia, a decomposição é realizada por micoorganismos que podem viver em ambientes sem a presença de oxigênio; ocorre em baixa temperatura, com exalação de fortes odores, e leva mais tempo até que a matéria orgânica se estabilize.
Na compostagem aeróbia, processo mais adequado ao tratamento do lixo domiciliar, a decomposição é realizada por micoorganismos que só vivem na presença de oxigênio. A temperatura pode chegar a até 70ºC, os odores emanados não são agressivos e a decomposição é mais veloz.
O processo de compostagem aeróbio de resíduos orgânicos tem como produto final o composto orgânico, um material rico em húmus e nutrientes minerais que pode ser utilizado na agricultura como recondicionador de solos, com algum potencial fertilizante.
Portanto, é no PROCESSO AEROBIO é que a matéria orgânica é convertida em ADUBO ORGÂNICO.
B) reciclagem de materiais possibilita a redução da quantidade de resíduos sólidos a serem lançados no meio ambiente, aumentando a utilização dos recursos naturais.
Segundo o Manual de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos, denomina-se reciclagem a separação de materiais do lixo domiciliar, com a finalidade de trazê-los de volta à indústria para serem beneficiados. Esses materiais são novamente transformados em produtos comercializáveis no mercado de consumo.
Logo, a pratica da reciclagem possibilita a redução da resíduos sólidos a serem lançados no meio ambiente, reduzindo a utilização dos recursos naturais.
C) incineração consiste na queima controlada de lixo em incineradores, proporcionando elevada redução no peso e volume originais dos resíduos sólidos.
Consoante ao Manual de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos, existem diversos tipos de fornos de incineração, dentre eles os mais comuns são os de grelha fixa, de leito móvel e o rotativo. Ademais, a incineração do lixo é também um tratamento eficaz para reduzir o seu volume, tornando o resíduo absolutamente inerte em pouco tempo, se realizada de forma adequada.
D) chorume, líquido resultante da decomposição dos resíduos, é coletado e tratado nos aterros controlados, reduzindo o seu potencial poluidor.
De acordo o Manual de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos, a diferença básica entre um aterro sanitário e um aterro controlado é que este último prescinde da coleta e tratamento do chorume, assim como da drenagem e queima do biogás. Ou seja, no ATERRO CONTROLADO, NÃO É NECESSÁRIO COLETAR E TRATAR O CHORUME.