1. Planejamento
Identificar o objeto para comparar (benchmark);
Identificar organizações a referenciar;
Estipular métodos de coleta de dados
2. Análise
Estabelecer o “fosso” de desempenho entre a nossa empresa e a analisada;
Traçar níveis de performance a atingir;
3. Integração
Difundir os resultados e conquistar a adesão dos colaboradores da empresa;
Estabelecer estratégias e planos funcionais;
4. Ação
Criar planos de ação;
Implementar ações específicas;
Reajustar e melhorar os “benchmarks”;
5. Maturidade
Conseguir posição de liderança;
Integrar plenamente as melhores práticas nos processos internos;
O benchmarking é o processo de comparação de processos de negócios e um métricas de desempenho de recordes da indústria ou melhores práticas de outras indústrias.Dimensões geralmente medidos são qualidade, tempo e custo. No processo de benchmarking, gestão identifica as melhores empresas em sua indústria, ou em outro setor onde existem processos semelhantes, e comparar os resultados e processos daqueles estudados (os "alvos") para um de próprios resultados e processos. Desta forma, eles aprendem bem as metas de desempenho e, mais importante, os processos de negócios que explicam por que essas empresas são bem sucedidas.
O termo de avaliação comparativa foi utilizado pela primeira sapateiros para medir os pés das pessoas para os sapatos. Eles colocariam o pé de alguém em um "banco" e marcá-lo para fora para fazer o padrão para os sapatos. O benchmarking é usado para medir o desempenho usando um determinado indicador (custo por unidade de medida, a produtividade por unidade de medida, tempo de ciclo de x por unidade de medida ou defeitos por unidade de medida), resultando em uma métrica de desempenho que é então comparado com outros . [ carece de fontes? ]
Também conhecido como "benchmarking das melhores práticas" ou "benchmarking processo", este processo é usado na gestão e em particular a gestão estratégica , em que as organizações avaliar vários aspectos de seus processos em relação aos processos de empresas de melhores práticas ", geralmente dentro de um grupo definido para efeitos de comparação. Isso, então, permite que as organizações para desenvolver planos sobre como fazer melhorias ou adaptar as melhores práticas específicas, geralmente com o objectivo de aumentar algum aspecto do desempenho. O benchmarking pode ser um evento único, mas é muitas vezes tratada como um processo contínuo no qual as organizações procuram continuamente melhorar as suas práticas.
http://en.wikipedia.org/wiki/Benchmarking