SóProvas


ID
3323821
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Uberlândia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

A leptospirose é uma zoonose potencialmente grave, causada pela Leptospira interrogans, que ocorre em várias regiões do mundo.
Com relação a essa zoonose, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.
( ) A lepstopirose canina é causada principalmente por leptospiras patogênicas do sorogrupo Icterohaemorrhagiae.
( ) Os gatos são os principais reservatórios das leptospiras dos sorogrupos Icterohaemorrhagiae e Canicola.
( ) Em geral, as vacinas utilizadas em cães contra leptospirose contêm bacterinas vivas do Sorovar Canicola e Copenhageni.
( ) As vacinas protegem os animais contra a doença clínica e contra o estado de portador.

Assinale a sequência correta.

Alternativas
Comentários
  • Os cães (Canis familiares) e o rato de esgoto (Rattus novergicus) são os principais reservatórios da leptospira no ambiente urbano, sendo importantes na transmissão da doença para a espécie humana, OS roedores sinantrópicos SÃO fonte comum de infecção ao cão e a espécie humana. 

    Geralmente as leptospiras estão presentes nos túbulos renais dos mamíferos doentes/portadores conhecidos como hospedeiros de manutenção. Considera-se o cão como hospedeiro de manutenção do sorovar Canicola 

    As vacinas disponíveis atualmente no mercado brasileiro caracterizam-se por serem provenientes de culturas de leptospiras inativadas acrescidas de adjuvantes compostas pelos sorovares mais prevalentes em estudos efetuados no país. Para os cães encontram-se disponíveis vacinas polivalentes como a óctupla (V8) composta por dois sorovares (Icterohaemorrhagiae e Canicola), déctupla (V10) com quatro sorovares (Icterohaemorrhagiae, Canicola, Grippotyphosa e Pomona), undéctupla (V11) com cinco sorovares (com o sorovar Conpenhageni a mais que a V10) e a V12 (acrescido pelos sorovares Hardjo e Pyrogenes em relação à V11).  Fonte: PUB VET LEPTOSPIROSE CANINA: REVISÃO

  • Os cães são hospedeiros preferenciais do sorovar Canicola. Os ratos são os hospedeiros mais habituais do sorovares Icterohaemorrhagiae e Copenhageni, sendo os cães hospedeiros acidentais deste agente. Os principais sorovares encontrados nas vacinas comerciais são Icterohaemorrhagiae e Canicola. Em cães, os sinais clínicos da leptospirose atribuem-se a infecções comumente causadas pelos sorovares Canicola, Icterohaemorrhagiae, Grippotyphosa, Pomona e Bratislava. A vacinação em animais domésticos evita que adoeçam, mas não impede que se infectem. Os animais podem apresentar leptospirúria, tornando-se fontes de infecção, ainda que em grau mais leve e por um período menor do que ocorre com a infecção em animais não vacinados.