Gabarito: D
Para Reis (1994), o método global parte da totalidade do movimento caracterizado pelo aprender jogando, partindo de jogos pré-desportivos para o jogo formal, no intuito de aumentar, gradativamente, as dificuldades para os alunos.
Por tratar-se de treinamento moderno, o método global vem sendo muito utilizado, pois proporciona aos alunos a interação entre criatividade, imaginação e pensamento tático. Tendo como base três objetivos principais, em que, por meio do jogo, ocorre o desenvolvimento da tomada de decisão, a compreensão da relação defesa/ataque permite desenvolver o senso competitivo dos alunos, pois envolve situações reais de jogo (LÓPEZ, 2002).
Já Balzano (2007) expõe que o método global ensina alguma habilidade motora desde o início, utilizando o jogo como forma de aprendizagem e permitindo a vivência; mas sempre deve ser levado em conta o espaço físico para prática e o material a ser utilizado.
O mesmo autor aponta como vantagem o fato de a técnica e a tática estarem sempre juntas, o que permite a participação de todos nos elementos envolvidos no jogo, como o movimento, a reação, a percepção e o ritmo. Nesse método, o jogo é, desde o início, a base metodológica, o que aumenta a motivação na prática.
Há, entretanto, desvantagens: o método não permite correções individuais, a evolução técnica é lenta, o que, geralmente, provoca a desestimulação, além de não proporcionar uma avaliação eficaz no desempenho do aluno.