-
Gab. B
É uma verminose causada por um parasita chamado Ascaris lumbricoides.
O único reservatório é o homem.
-
MANIFESTAÇÃO PULMONAR? CICLO DE VIDA PULMONAR? COMO ASSIM?
-
Que eu saiba, as manifestações da ascaridiase sao no intestino delgado
-
@leticia_botega, @Vinicius_, alguns parasitas nematódeos realizam um ciclo pulmonar chamando de Ciclo de Loss, os estádios da larva filarioide percorre diversos órgãos, como pulmão, glote, faringe, sendo possível até vermes serem expelidos pela boca em infecções extensas.
-
Quando um hospedeiro ingere ovos com embriões, os pequenos juvenis eclodem. Eles penetram através da parede intestinal e entram em veias e vasos linfáticos, sendo então carregados para o coração ou pulmões. Aqui eles entram nos alvéolos e são transportados até a traqueia. Se a infecção for grande, eles podem causar uma pneumonia séria nesse estágio. Ao atingir a faringe, os juvenis são engolidos, passam pelo estômago e, finalmente, maturam por cerca de 2 meses após a ingestão dos ovos. No intestino, onde se alimentam de conteúdo intestinal, os vermes causam sintomas abdominais e reações alérgicas, e, em grandes números, podem causar bloqueio intestinal. O parasitismo por Ascaris é raramente fatal, porém a morte pode vir a ocorrer caso o intestino seja bloqueado por uma infestação grande. A perfuração do intestino, resultando em peritonite, não é incomum, e vermes perdidos podem ocasionalmente surgir do ânus ou garganta e entrar na traqueia ou trompas de Eustáquio e orelha média. As taxas de infecção tendem a ser altas em crianças, e os homens tendem a ser mais fortemente infectados do que as mulheres, possivelmente porque os meninos têm maior predisposição a ingerir terra.
Fonte: HICKMAN JR, Cleveland P. et al. Princípios integrados de zoologia. 16. ed. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2016 / 2019.
-
III) nao tem hospedeito intermediario so definitivo que é o homem
-
Gabarito B
Corrigindo:
Sabendo a III, já mataria a questão, pois o parasita só tem um hospedeiro então é monoxeno no caso dessa doença tanto pode ser o porco como o homem , diferente do heteroxeno que tem mais de um, passando pelo intermediário exemplo da teníase.