Missão - a missão estabelece a razão da existência da biblioteca na comunidade. Esta deve ser definida de forma bastante abrangente de modo que seja válida como elemento norteador de todo o processo de planejamento a longo prazo. Mais uma vez é importante conhecer as necessidades de informação e expectativas da comunidade com relação à biblioteca.
Exemplo - A Missão da biblioteca pública municipal pode ser assim estabelecida: assegurar à comunidade, através da promoção do acesso amplo e democrático à informação, elementos para seu desenvolvimento econômico e social.
Com base nesta missão serão estabelecidas as políticas, objetivos e funções a serem desenvolvidas pela biblioteca.
Gab. A
Fonte: BIBLIOTECA pública: princípios e diretrizes. 2. ed., rev. e atual. Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional, 2010. 173p., il., 26cm. (Documentos técnicos, 6). ISBN 9788533305960. Disponível em: https://www.bn.gov.br/sites/default/files/documentos/miscelanea/2015/bibliotecapublica_principiosdiretrizes_edicao2.pdf
GABARITO: A
Complementando...
B) Objetivos: entende-se como objetivo a situação que se deseja alcançar. Ao configurarem uma situação futura, os objetivos indicam a orientação que a instituição procura seguir e estabelecem linhas mestras para o desenvolvimento das atividades (BIBLIOTECA NACIONAL, 2010, p. 36).
C) Funções: as funções de uma instituição constituem um complexo de obrigações e responsabilidades exercidas através das ações ou atividades executadas pelas unidades operacionais que a integram. Tais funções devem garantir a implementação das políticas dentro das quais se enquadram, de forma a permitir a consecução dos objetivos da instituição (BIBLIOTECA NACIONAL, 2010, p. 36).
D) Políticas: as políticas são princípios ou grupos de princípios de caráter genérico e abrangente, que constituem balizamentos ao comportamento dos integrantes da instituição. Constituem guias para a tomada de decisões e regras para a ação, contribuindo para o alcance dos objetivos. Assim, as políticas fazem parte da estratégia geral da instituição (BIBLIOTECA NACIONAL, 2010, p. 36).