SóProvas


ID
3324955
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Uberlândia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Ao abordar a questão das listas de cabeçalhos de assunto, Mey e Silveira (Catalogação no plural, 2009) afirmam que o catálogo de terminologia de assuntos da Biblioteca Nacional (RJ) tem ampla utilização no Brasil e que instrumentos desse tipo apresentam importantes vantagens para bibliotecas multidisciplinares.

São vantagens para essas bibliotecas, exceto:

Alternativas
Comentários
  • Seria um catálogo da BN a abranger TODOS as áreas do conhecimento.

  • LETRA B

  • "O catálogo de terminologia de assuntos da BN é totalmente compatível com a lista de cabeçalhos de assuntos da LC. Trata-se do sistema de indexação pré-coordenada mais amplo no Brasil. Os cabeçalhos de assuntos são palavras ou expressões que representam os assuntos, de forma independente, não estruturadas entre si. [...] Os cabeçalhos de assunto apresentam vantagens importantes para bibliotecas multidisciplinares: a) englobam um número gigantesco de assuntos; b) possuem atualizações frequentes; c) estão disponíveis gratuitamente no sítio da BN. Como desvantagens, podem-se citar: a) rigidez na pré-coordenação; b) a dispersão dos assuntos nos catálogos; c) a tendência à generalização dos assuntos, dificilmente abrangendo especificidades, necessárias em bibliotecas especializadas; d) a indicação de apenas um assunto em cada cabeçalho, mesmo que o item relacione dois ou mais." (MEY; SILVEIRA, 2009, p. 164)

    Não é mencionado em lugar algum qualquer restrição quanto à utilização do catálogo.

    MEY, Eliane Serrão; SILVEIRA, Naira Christofoletti. Pontos de acesso. In: MEY, Eliane Serrão; SILVEIRA, Naira Christofoletti. Catalogação no plural. Brasília: Briquet de Lemos, 2009.

    Gabarito: D