SóProvas


ID
3325396
Banca
IDECAN
Órgão
Câmara de Coronel Fabriciano - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                            Brasil gasta mais de 20 bilhões de reais para tratar

                                     doenças relacionadas ao tabaco


      O Brasil gastou 0,5% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2011 para tratar doenças relacionadas ao tabaco, conforme levantamento feito pela organização não governamental Aliança do Controle do Tabagismo (ACT). Os gastos somaram quase 21 bilhões de reais no ano passado. O Dia Nacional de Combate ao Fumo é lembrado nesta quarta (29) em todo o país.

      De acordo com os dados da ACT, 82% dos casos de câncer de pulmão no país são causados pelo fumo. Outros problemas de saúde também são provocados pelo cigarro: 83% dos casos de câncer de laringe estão relacionados ao tabagismo, 13% dos casos de câncer do colo do útero e 17% dos casos de leucemia mieloide.

      No Distrito Federal (DF), por exemplo, a arrecadação, em média, é 6,2 milhões de reais mensais com a venda de cigarros (o valor corresponde a 25% do preço por maço). Por outro lado, o governo local gasta 18 milhões por mês com o tratamento de doenças vinculadas ao fumo, segundo o pneumologista e coordenador do Programa de Controle do Tabagismo da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, Celso Rodrigues.

      Para o médico, os números mostram o impacto do vício na saúde. De acordo com Rodrigues, o tabagismo cria dependência química, física e psicológica, o que influencia no tratamento. “É muito importante que a pessoa entenda a relação dela com o cigarro. Ela tem que entender por que fuma, por que deseja parar de fumar e onde está a dificuldade, por que não parou até agora”, explica.

      A secretaria oferece terapia em grupo, durante um ano e três meses, em 62 unidades de saúde e em 47 empresas habilitadas a atender funcionários interessados em parar de fumar. Ações de prevenção e promoção de saúde também são promovidas em escolas.

      Em média, 500 fumantes iniciam o tratamento nas unidades de saúde a cada mês. Cerca de 400 pacientes conseguem deixar o fumo, sendo que 200 têm recaídas durante a terapia – quando os pacientes são orientados a buscar a secretaria novamente caso voltem a fumar.

      O cigarro vicia porque o principal componente – a nicotina – faz com que o cérebro libere dopamina, hormônio que dá uma sensação agradável. O organismo do fumante passa a pedir doses maiores de nicotina para que a sensação se repita e a pessoa sente necessidade de fumar cada vez mais.

      Os males causados pelo fumo não são apenas relacionados ao sistema respiratório. Segundo Mônica Andreis, vice-diretora da ACT, as pessoas ligam o cigarro somente ao câncer de pulmão. “Ele também causa câncer de bexiga, boca, língua, faringe, problemas de fertilidade e derrame cerebral.”

(Disponível em http://www.cartacapital.com.br/sociedade/brasil-gasta-mais-de-20-bilhoes-de-reais-para-tratar-doencas-relacionadas-aotabaco/#todos-comentarios.)

Considerando o contexto, assinale a afirmativa em que a locução adjetiva destacada NÃO pode ser substituída pelo adjetivo entre parênteses.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    ? ?Para o médico, os números mostram o impacto do vício na saúde.? (4º§) (vicinal)

    ? "vicinal" refere-se a algo que está próximo, vizinho, não está relacionado com o substantivo "vício".

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Algumas Locuções adjetivas que podem ser úteis: Da audição= Vocal, da voz = Auditivo, de abdômen= abdominal, de abelha= apícola, de aluno = discente, de fogo= ígneo, de prata= Argênteo.

    Veja outras: https://www.infoescola.com/portugues/locucao-adjetiva/

  • Letra A

    Vicinal: que está contíguo ou muito próximo; vizinho.

  • Profilático- de prevenção

    Vicinal- muito próximo

  • Acrescentando:

    Na análise sintática a locução adjetiva pode trabalhar como adjunto adnominal.

    Bons estudos!

  • A questão é sobre adjetivos e quer que marquemos a afirmativa em que a locução adjetiva destacada NÃO pode ser substituída pelo adjetivo entre parênteses. Vejamos:

     .

    A) “Para o médico, os números mostram o impacto do vício na saúde.” (4º§) (vicinal)

    Errado. "Vicinal" é relativo a "vizinho". Vicinal = que é vizinho ou muito próximo; adjacente. Que pertence ou diz respeito às cercanias de um lugar. Diz-se de caminho ou estrada que liga povoações próximas.

     .

    B) “... 13% dos casos de câncer do colo do útero e 17% dos casos de leucemia mieloide.” (2º§) (uterino)

    Certo. Uterino = relativo a ou próprio do útero.

     .

    C) “Ações de prevenção e promoção de saúde também são promovidas em escolas.” (5º§) (profiláticas)

    Certo. Profilático = que previne contra determinadas doenças; preservativo. Relativo a profilaxia (prevenção de doenças).

     .

    D) “De acordo com os dados da ACT, 82% dos casos de câncer de pulmão no país são causados pelo fumo.” (2º§) (pulmonar)

    Certo. Pulmonar = relativo aos pulmões. Que se distribui nos pulmões. Que faz parte dos pulmões.

     .

    Referência: MICHAELIS. Michaelis Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa, versão online, acessado em 23 de junho de 2021.

     .

    Gabarito: Letra A