- ID
- 3325711
- Banca
- FUNDEP (Gestão de Concursos)
- Órgão
- Prefeitura de Uberlândia - MG
- Ano
- 2019
- Provas
- Disciplina
- Artes Cênicas
- Assuntos
O teatro se transformou grandemente no século XX,
sobretudo na Europa. Tais transformações se deram por
meio de experimentações em diversas áreas teatrais.
A liberdade de experimentar conduziu muitos autores
dramáticos e diretores teatrais e formou consideráveis
teatrólogos na época.
Nesse contexto, relacione a COLUNA I com a
COLUNA II, associando os nomes às suas práticas e
experiências nas artes cênicas.
COLUNA I
1. Antonin Artaud
2. Constantin Stanislávski
3. Jerzy Grotowski
4. Vsevolod Meyerhold
COLUNA II
( ) Cria o Teatro Laboratório, no qual realiza suas
experiências cênicas que recusam todo e qualquer
estetismo cênico, e intenta santificar o teatro em
uma ideologia denominada como “teatro pobre”.
( ) Tem o desejo de levar ao teatro a violenta
crueldade do mundo do sonho e do inconsciente e
escreve o Teatro e seu Duplo, no qual reúne seus
escritos sobre o teatro e acredita na potência do
corpo como elemento cênico.
( ) Tem em suas práticas cênicas o desejo de
alcançar um teatralidade pura. Intenta um teatro
revolucionário que prima pela abstração dos
movimentos e não pela reprodução do real.
( ) Fundador do Teatro de Arte de Moscou, foi ator,
diretor e professor de arte dramática e elaborou
um “sistema”, um método de formação para
atores, que intenta explorar fenômenos físicos e
psíquicos na atuação.
Assinale a sequência correta.