Tema de gestão estratégica dentro de administração pública, mais especificamente sobre elaboração de cenários.
Vamos verificar as alternativas, lembrando que se deve assinalar a INCORRETA:
A) CORRETA. De fato, ambientes políticos instáveis, por exemplo, geram imprevisibilidade e, justamente por isso, a percepção de diferentes cenários torna-se fundamental na tomada de decisão já que se pode adotar o melhor posicionamento a partir do desenrolar de diferentes situações.
B) CORRETA. Mais uma vez está certo, ao se elaborar cenários possíveis, permite-se estar melhor preparado para agir de uma forma ou de outra no futuro (dar a melhor resposta), independente se esse resultado futuro está ligado ao presente ou passado, mas também pode estar.
C) CORRETA. Essa é a descrição mais detalhada da elaboração de cenários, isto é, dos processos mais minuciosos dentro dessa elaboração estratégica. Nada de errado na assertiva.
D) INCORRETA. Primeiro, como vimos no item B, elaboração de cenários não está, necessariamente, ligada ao passado, aqui já está incorreto. Ademais, os cenários não explicam o passado, mas permitem a melhor reação para possibilidades futuras. Ainda, não se restringem, de forma alguma, a aspectos quantitativos, a análise QUALITATIVA é tão importante quanto a quantitativa. Alternativa totalmente incorreta portanto.
Gabarito do Professor: Letra D.