SóProvas



Questões de Economia da Informação


ID
46105
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2009
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Com relação à regulação de mercados, julgue os itens a seguir.

A economia da informação trata das probabilidades de alguns agentes deterem mais informações que outros, o que pode levar a uma situação de desequilíbrio no mercado. A informação assimétrica, na situação conhecida como seleção adversa, tem servido como uma das justificativas para a aplicação de taxas de juros historicamente elevadas no Brasil, sendo o cadastro positivo apontado como uma das opções para amenizar o problema.

Alternativas
Comentários
  • A seleção adversa é um tipo de informação assimétrica ANTERIOR à assinatura de contrato (em contraponto ao Risco Moral que ocorre após a assinatura do contrato). O banqueiro não sabe se o cliente é um bom ou mal pagador. Na dúvida, coloca todos no mesma classe de caloteiros e cobra a mesma taxa de juros elevada para cobrir um possível calote. O cadastro positivo atuaria como forma de sinalização ao banqueiro de que o cliente não é caloteiro, ou seja, que dele poderia ser cobrada uma taxa de juros menor.
  • A INFORMAÇÃO ASSIMETRICA: é uma falha no processo de divulgação de informações no mercado, ou seja, os individuos não possuem o mesmo grau de informação. Devido aos chamados ïnsiders", estes acabam tendo mais informação que outros, o que caracterizam esse tipo de mercado.
    Uma maneira de o governor intervir e tentar minimizar esse tipo de falha é adotando políticas mais transparentes, como por exemplo: divulgação dos balanços patrimoniais de firmas para os acionista, o cadastro positivo de PF e PJ disponível no mercado, a lista negras das empresas que trabalham com factoring e etc.
  • Gaba: CERTO

  • Questão visionária, previu o cadastro único lá em 2009.


ID
47581
Banca
ESAF
Órgão
MPOG
Ano
2009
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

De acordo com a Teoria da Agência, também chamada Teoria do Agente Principal, indique a opção falsa.

Alternativas
Comentários
  • Teoria de Agência, também chamada Teoria do Agente Principal, consiste numa das principais teorias de finanças e é considerada a principal abordagem formal para a governança corporativa. Se ambas as partes agem tendo em vista a maximização de suas utilidades pessoais, a Teoria de Agência afirma que existe uma boa razão para acreditar que o agente não agirá sempre no melhor interesse do principal. O problema de agência ocorre quando os gestores tomam decisões com o intuito de maximizar sua utilidade pessoal e não a riqueza de todos os acionistas, motivo pelo qual são contratados. Os custos de agência são custos em que os acionistas incorrem para alinhar os interesses dos tomadores de decisão (gestores) aos seus.
    De acordo com Jensen e Meckling (1976), "são a soma dos: i) custos de criação e estruturação de contratos entre o principal e o agente; ii) gastos de monitoramento das atividades dos gestores pelo principal; iii) gastos promovidos pelo próprio agente para mostrar ao principal que seus atos não lhe serão prejudiciais; iv) perdas residuais, decorrentes da diminuição da riqueza do principal por divergências entre as decisões do agente e as decisões que iriam maximizar a riqueza do principal".
  • Pelo comentário acima eu deduziria ser correta a alternativa B. Pelo que entendi, principal = acionista e agente = gestor. Como é o acionista que contrata o gestor, a alternativa A estaria errada.
    Alguém sabe explicar?
  • Luccas, não sei se entendi sua dúvida, mas vamos lá:

    A assertiva b), "O principal incorre em custos para ter certeza de que o agente está agindo de modo apropriado", é verdadeira. No exemplo do acionista (o principal), ele tem que "gastar"  mais para ter alguma certeza de que o gestor (o agente) está agindo de forma correta. Por exemplo, com auditoria, relação com investidores e etc.

    Realmente, os conceitos de "agente" e "principal" estão trocados na assertiva a). Como a questão pede a assertiva falsa, a opção a) é a resposta da questão.
  • O principal contrata o agente, e não o contrário. O principal depende do agente. 


ID
942082
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Com relação à formação de preços na economia da informação e às estruturas de mercado dos bens de informação, julgue os itens que se seguem.

O componente dominante dos custos fixos de produção de informação são os custos que não são recuperáveis se a produção for suspensa.

Alternativas
Comentários
  • EXEMPLO: Se você investir na construção de um prédio de escritórios e decidir que não precisa dele, pode recuperar parte de seus custos vendendo o prédio. No entanto, se seu filme fracassar, não haverá muito mercado de revenda para seu roteiro. E se o seu CD não fizer sucesso, acabará numa pilha de ofertas a R$4,50. Os custos fixos da produção de informação, ou seja, custos que não são recuperados se a produção for suspensa, geralmente, tem que ser pagos adiantado, antes do início da produção.


    A informação é cara para ser produzida, mas barata para ser reproduzida.


  • Para quem não tem acesso a resposta, Gaba: CORRETO


ID
942085
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Com relação à formação de preços na economia da informação e às estruturas de mercado dos bens de informação, julgue os itens que se seguem.

No modelo da empresa dominante, a firma, em virtude de seu tamanho e de sua economia de escala, desfruta de vantagem de custo sobre suas rivais menores.

Alternativas
Comentários
  • Para quem não tem acesso a resposta, Gaba: CORRETO

  • Exatamente, além de adquirir insumos a menor custo devido a grande quantidade comprada a quantidade produzida gera economia de escala fazendo que esta firma dominante tenha vantagens diante de firmas menores.

    Exemplos muito próximos disso são os hipermercados diante dos mercados de bairro, aqueles tem inúmeras vantágens e um maior controle do mercado (lato sensu)

  • Gabarito: CERTO

     

    A questão está certa, pois no modelo da firma dominante a empresa líder define os seus preços e as empresas seguidoras acompanham a líder. 

     

    Vamos entender:

     

    Neste caso da liderança de preços, se as seguidoras decidirem “comprar a briga”, baixando os preços para competir com a líder, esta pode adotar uma guerra de preços que possivelmente levará as empresas seguidoras à falência. Isto acontece porque a disposição para sofrer perdas da líder é maior que a disposição para perdas das seguidoras, e isto acaba funcionando como uma ameaça plausível que resulta, no longo prazo, em maiores lucros para a líder. As firmas seguidoras aprendem que é melhor acompanhar os preços da líder, fixando preços mais elevados.


ID
942088
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Com relação à formação de preços na economia da informação e às estruturas de mercado dos bens de informação, julgue os itens que se seguem.

No mercado de produto diferenciado, há poucas empresas produzindo o mesmo tipo de informação, mas com variedades diferentes.

Alternativas
Comentários
  • É o mercado de nicho. É o mercado que atribui um valor aos produtos pelas suas características diferenciadas daqueles que são produzidos em grande escala. 

  • Acredito que o erro esta em "poucas" empresas, quando na verdade no mercado diferenciado há muitas empresas.

  • No mercado de produto diferenciado, há MUITAS empresas produzindo o mesmo tipo de informação, mas com variedades diferentes. Trata-se de uma concorrência monopolística, em que o produto é heterogêneo. 

  • No mercado de produtos diferenciados entre si, chamado de concorrência monopolística, os consumidores veem a marca de cada empresa como um diferencial.

    Segundo Pindyck & Rubinfeld, este mercado possui as seguintes características:

       1) As empresas competem vendendo produtos diferenciados, altamente substituíveis uns pelos outros, mas que não são, entretanto, substitutos perfeitos. Em outras palavras, as elasticidades cruzadas de suas demandas são grandes, mas não infinitas;

         2) Há livre entrada e saída: é relativamente fácil a entrada de novas empresas com suas próprias marcas e a saída de empresas que já atuam no mercado, caso seus produtos deixem de ser lucrativos.

       3) Na maioria dos mercados de concorrência monopolísticas, o poder de mercado é pequeno. Geralmente há um número satisfatoriamente grande de empresas concorrendo, cada qual detentora de marcas satisfatoriamente substituíveis entre si, de tal modo que nenhuma das empresas tenha substancial poder de monopólio.

        Pelo embasamento acima exposto, a questão poderia ser reescrita desta forma: No mercado de produto diferenciado, há MUITAS empresas produzindo o mesmo tipo de produto, mas com variedades diferentes.

    Resposta: ERRADO 
  • Há poucas empresas!

     

    Há muitas empresas!


ID
942091
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Com relação à formação de preços na economia da informação e às estruturas de mercado dos bens de informação, julgue os itens que se seguem.

A discriminação de preço de primeiro grau consiste em fixar diferentes preços para diferentes grupos de consumidores.

Alternativas
Comentários
  • A discriminação de preços de 1° grau (ou perfeita) consiste na venda de cada unidade de produto ao preço máximo que o consumidor está disposto a pagar por essa unidade (o seu preço de reserva).
    A discriminação de preços de 2° grau consiste na venda de cada conjunto (ou lote) de unidades a um preço específico. Assim, o preço depende do número de unidades adquiridas.
    A discriminação de preços de 3° grau consiste em cobrar preços diferentes a grupos diferentes de consumidores.
    Logo QUESTÃO INCORRETA.
  • SOBRE DISCRIMINAÇÃO DE PRIMEIRO GRAU:  

    >> DISCRIMINAÇÃO PERFEITA; POR PESSOA; 

    >> OCORRE QUANDO O MONOPOLISTA CONSEGUE VENDER CADA UNIDADE NO PREÇO MÁXIMO (PREÇO DE RESERVA) 

    QUE OS CONSUMIDORES ESTÃO DISPOSTOS A PAGAR POR ELA;

    >> PREÇO DE RESERVA: É A QUANTIA MÁXIMA QUE O CONSUMIDOR ESTÁ DISPOSTO A PAGAR POR DETERMINADO

    BEM;

    >> A DISCRIMINAÇÃO DE PREÇOS POR GRUPOS DE PESSOAS É DENOMINADA DISCRIMINAÇÃO DE TERCEIRO GRAU;

  • Discriminação de preço de primeirro grau: um preço para cada cliente;

    Discriminação de preço de segundo grau: um preço para cada quantidade;

    Discriminação de preço de terceiro grau: um preço para cada grupo de consumidores. 

    QUESTÃO ERRADA!

  • A discriminação de preço de primeiro grau consiste em fixar diferentes preços para diferentes grupos de consumidores.

    Questão define a discriminação de preço de TERCEIRO GRAU.

    GAB: ERRADO

     

     

    Fé em Deus!


ID
942094
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Com relação à formação de preços na economia da informação e às estruturas de mercado dos bens de informação, julgue os itens que se seguem.

A informação é de baixo custo para ser produzida, mas onerosa para ser reproduzida.

Alternativas
Comentários
  • Até porque é barato escrever um livro e muito caro pra baixar neh ; )
  • kkkkkk

  • Para quem não tem acesso a resposta, Gaba: ERRADO

    Conceito invertido.

     

  • A informação é cara pra ser PRODUZIDA, mas barata pra ser REPRODUZIDA.


ID
942097
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Na economia da informação, existem quatro estratégias genéricas das empresas que procuram introduzir nova tecnologia da informação no mercado: jogo de desempenho, controle de migração, migração aberta e descontinuidade. A respeito dessas estratégias, julgue os itens a seguir.

A descontinuidade refere-se à situação em que o novo produto, ou a nova tecnologia, é incompatível com a tecnologia existente, mas é vendido por muitos fornecedores.

Alternativas
Comentários
  • Para quem não tem acesso a resposta, Gaba: Correto

    Descontinuidade

    A descontinuidade refere-se à situaçao em que o novo produto ou tecnolgia é incompatível com a tecnologia existente mas é vendido por por muitos fornecedores. Aintrodução do sistema de ádio de CD e do disquete 3 1/2" constitui exemplo de descontinuidade. Assim como a migração aberta, a descontinuidade favorece os fornecedores que são fabricantes eficientes (no caso do hardware) ou que estão mais bem situados para fornecer serviços com valor agregado ou aperfeiçoamento de software (no caso do software). 

    Fonte: Carl shapiro, A economia da unformação

     

    outro raciocinio...

    note que a questão fala de produtos que já estão no mercado ou em estoque dos fornecedores ao contrario dos produtos novos que estão sendo introduzidos no mercado em quantidade pequena.

     

     

     


ID
942100
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Na economia da informação, existem quatro estratégias genéricas das empresas que procuram introduzir nova tecnologia da informação no mercado: jogo de desempenho, controle de migração, migração aberta e descontinuidade. A respeito dessas estratégias, julgue os itens a seguir.

O jogo de desempenho envolve a introdução de uma tecnologia nova, porém compatível com a tecnologia existente, sobre a qual o fornecedor mantém intenso controle proprietário.

Alternativas
Comentários
  • O jogo de desempenho é a mais audaciosa e arriscada das quatro estratégias genéricas. O jogo de desempenho envolve a introdução de uma tecnologia nova e incompatível sobre a qual o fornecedor mantém forte controle proprietário. 


ID
942103
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Na economia da informação, existem quatro estratégias genéricas das empresas que procuram introduzir nova tecnologia da informação no mercado: jogo de desempenho, controle de migração, migração aberta e descontinuidade. A respeito dessas estratégias, julgue os itens a seguir.

Na migração aberta, o novo produto é vendido por poucos fornecedores e requer poucos custos de troca.

Alternativas

ID
942109
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

No que se refere a aprisionamento e custos de troca, julgue os tens seguintes.

No aprisionamento determinado pelas compras de bens duráveis, a substituição de equipamentos constitui custos de troca, que se mantêm constantes à medida que o bem durável envelhece.

Alternativas

ID
942112
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

No que se refere a aprisionamento e custos de troca, julgue os tens seguintes.

Os custos totais de troca incluem aqueles arcados pelo consumidor para mudar de fornecedor e aqueles arcados pelo novo fornecedor para servir ao novo consumidor.

Alternativas
Comentários
  • Custos totais de troca = custos arcados pelo consumidor + custos arcados pelo fornecedor.


ID
1238650
Banca
FCC
Órgão
DPE-RS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

É uma medida que visa contornar os problemas decorrentes da relação principal-agente:

Alternativas
Comentários
  • O risco principal-agente, é também relacionado informação assimétrica. Basicamente se trata da relação empregado e empregador. Quando o empregador contrata, ele não tem como ficar o tempo todo avaliando seu empregado, e desta forma, o empregado pode estar fazendo besteiras sem ele saber. As únicas opções que tratam de relações de trabalho são a C) e D). A alternativa D) resolve o problema de seleção adversa, mas o problema do agente principal se mantém. A alternativa C) reduz o risco referente a este problema, visto que dá aos executivos opções de compra das ações. Uma vez que eles batam as metas as ações se valorizarão, tornando interessante o exercício das opções.

    Obs adicional: todas as outras alternativas se referem a seleção adversa.
  • A  alternativa correta é a letra C, pois é a única que trata do problema da relação agente-principal, que ocorre quando o agente passa a agir de acordo com suas próprias preferências e não as do principal. É um problema típico das relações empregado-empregador e  executivos-acionistas, e também nas agências burocráticas em relação à população (quando as agências são capturadas por interesses particulares).

    A e D são problemas pré-contratuais: seleção adversa

    B e E são problemas pós-contratuais: risco moral


ID
1284238
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANCINE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Observa-se, na cadeia do audiovisual, um processo de internacionalização e tendências à concentração. Com relação a esse assunto, julgue o  item. 


A expansão das empresas de mídia é caracterizada pela diversificação das atividades, o que implica na atuação de uma mesma empresa ou de um conglomerado de empresas em atividades de cadeias de valor distintas, mas, em geral, complementares. Essa estratégia de integração diagonal foi intensificada pelo processo de globalização e pela convergência tecnológica.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito da questão: Certo


ID
1342882
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Acerca das estruturas de mercado, julgue o item.

As mudanças tecnológicas e institucionais exigem maior especialização e formas mais estruturadas de cooperação empresarial. Nesse contexto, observa-se uma gradativa substituição nas empresas do modelo horizontal pelo modelo de verticalização, com intuito de atingir maior competitividade.

Alternativas
Comentários
  • *  Verticalização: é a estratégia que prevê que a empresa produzirá internamente tudo o que puder, ou pelo menos tentará produzir. Foi predominante no início do século, quando as grandes empresas praticamente produziam tudo o que usavam nos produtos finais. É definida como uma estratégia em que a empresa “faz tudo”. A verticalização era decorrente da preocupação em manter o controle sobre as tecnologias de processo, de produtos e negócios (segredos industriais), entre outras. Porém, o elevado número de atividades realizado internamente acarretou problemas gerenciais devido ao aumento do porte da empresa, e atividades não ligadas diretamente ao negócio principal, com conseqüências para a perda da eficiência e o aumento do custo de produção. A horizontalização passou a ser uma opção para a manutenção da competitividade das empresas.

     

     

    Horizontalização: consiste na estratégia de comprar de terceiros o máximo possível dos itens que compõem o produto final ou os serviços de que necessita. É tão grande a preferência da empresa moderna por ela que, hoje em dia, um dos setores de maior expansão foi o de terceirização e parcerias. De um modo geral não se terceiriza os processos fundamentais (core process), por questões de detenção tecnológica, qualidade do produto e responsabilidade final sobre ele. Pode ser definida como uma estratégia em que a empresa “faz bem algumas coisas”.

    Gabarito: ERRADO

    Fonte: fem.unicamp.br/~sergio1/graduacao/EM335/Temas/HORIZONTALIZA%C7%C3O%20E%20VERTICALIZA%C7%C3O.htm


ID
1342885
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Acerca das estruturas de mercado, julgue o item.

A fusão tecnológica, a globalização de mercados e as tecnologias da informação são fatores que estimulam a criação de redes produtivas. No ramo de estudo das redes produtivas, existem ao menos duas correntes: a técnico-econômica, que está associada à busca de competitividade pela concentração de recursos produtivos e minimização de custos; e a corrente fenomenológica de tradição interdisciplinar, que está relacionada aos fatores políticos, culturais e sociais como pontos chaves para explicar as redes de empresas.

Alternativas

ID
1344946
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2014
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Acerca da hipótese de mercado eficiente, julgue o  item  subsecutivo.

É possível que apenas um indivíduo influencie e altere os preços de negociações segundo as suas expectativas, podendo obter uma taxa anormal de retorno.

Alternativas
Comentários
  • Para quem não é assinante: gabarito: ERRADO.

    Olha, eu errei, marquei que estava correto. Não está, o gabarito está errado, mas penso que dependendo do ponto de vista essa questão pode estar correta ou errada.

    Se considerarmos um MONOPÓLIO (apenas um vendedor para muitos compradores) ou ainda em um MONOPSÔNIO ( um comprador, muitos vendedores), tanto aquele vendedor, quanto este comprador poderiam influenciar sozinhos o sistema de preços de uma economia, assim, a questão estaria correta.

    Por outro lado, em um mercado de concorrência perfeita, onde nenhum agente (comprador ou vendedor) consegue influenciar sozinho o mercado, a questão estaria errada. Bastaria também, para que ficasse mais claro, que a questão informasse que se deveria considerar sob o ponto de vista microeconômico.

    Dito assim, a questão poderia ter duas respostas.

  • Para quem não é assinante: gabarito: ERRADO.

    Olha, eu errei, marquei que estava correto. Não está, o gabarito está errado, mas penso que dependendo do ponto de vista essa questão pode estar correta ou errada.

    Se considerarmos um MONOPÓLIO (apenas um vendedor para muitos compradores) ou ainda em um MONOPSÔNIO ( um comprador, muitos vendedores), tanto aquele vendedor, quanto este comprador poderiam influenciar sozinhos o sistema de preços de uma economia, assim, a questão estaria correta.

    Por outro lado, em um mercado de concorrência perfeita, onde nenhum agente (comprador ou vendedor) consegue influenciar sozinho o mercado, a questão estaria errada. Bastaria também, para que ficasse mais claro, que a questão informasse que se deveria considerar sob o ponto de vista microeconômico.

    Dito assim, a questão poderia ter duas respostas.

  • Essa questão não é de microeconomia, muito menos de estruturas de mercado. É sobre mercado de capitais (Economia Financeira).

    Hipótese dos Mercados Eficientes (HME): sob essa hipótese, os valores de mercado nas bolsas de valores são totalmente aleatórios, variam conforme um modelo estocástico tipo random walk, pois as informações são públicas e os agentes racionais. Assim, ninguém tem condições de tirar vantagem perante os demais, ou seja, não é possível prever as cotações no curto prazo.

    Assim, um único agente não tem condições de alterar a estrutura das ações nem de vencer o mercado (obter taxas anormais de retorno do capital investido).

    GABARITO: certo

    Bons estudos!


ID
1385671
Banca
FDC
Órgão
AGERIO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

O Teorema de Coase afirma que:

Alternativas
Comentários
  • Teorema de Coase: externalidades podem ser resolvidas sem a intervenção do governo e independentemente de delimitações de direitos de propriedade, desde que os agente possam negociar entre si sem custos de transações.

    Em relação a "preferências lineares", se alguém puder explicar,,,,
  • "(...) caso as preferências dos agentes sejam quase lineares em relação aos outros bens, de tal sorte que a taxa marginal de substituição dependa exclusivamente do consumo do fator gerador de externalidades e se não houver custos de transação, então podemos concluir que a distribuição completa dos direitos de propriedade sobre essa fator garante que um equilíbrio eficiente será obtido e que o volume gerado de externalidades nesse equilíbrio será independente de como os direitos de propriedades foram distribuídos entre os agentes".

    Fonte: http://robguena.fearp.usp.br/anpec/Solucao2008.pdf

  • Gabarito: C


ID
1458490
Banca
FCC
Órgão
INFRAERO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A existência de informações assimétricas entre os agentes econômicos pode provocar uma falha de mercado denominada seleção adversa. Um mecanismo que pode ser utilizado para eliminar tal falha é

Alternativas
Comentários
  • GABARITO A


    A seleção adversa é um fenômeno da falha de mercado de assimetria de informação e acontece quando certo comprador seleciona determinado produto incorretamente por não possuir todas as informações a respeito do mesmo. Um exemplo que se pode citar é a venda e compra de carros usados - o vendedor conhece todas as informações do carro, sabe se o mesmo tem algum problema preexistente, se foi batido, etc. Em contrapartida, o comprador não detém de todas essas informações e pode acabar comprando "gato por lebre".

    Como forma de intervenção governamental para diminuir esta falha de mercado, é a regulação, neste caso, por exemplo, pode ser a obrigatoriedade de fornecimento de certificados de qualidade e garantia para venda de bens usados.
  • A existência de informações assimétricas entre os agentes econômicos pode provocar uma falha de mercado denominada seleção adversa. Um mecanismo que pode ser utilizado para eliminar tal falha é

    a) o fornecimento de certificados de qualidade e garantia para venda de bens usados.

    Assimetria de informação: seleção adversa (pré-contrato) (mitigação) (GABARITO)

    b) a adoção do pagamento de franquias para o acionamento de apólices de seguro.

    Assimetria de informação: risco moral (pós-contrato) (mitigação)

    c) a imposição de regulamentos e taxas que visem a diminuição de poluentes a serem lançados na rede de coleta de esgotos.

    Externalidade negativa (mitigação)

    d) a adoção de contratos de seguro-saúde com cláusula de coparticipação no pagamento de consultas e exames.

    Assimetria de informação: risco moral (pós-contrato) (mitigação)

    e) o pagamento de bônus para administradores de empresas caso se cumpram metas fixadas pelos acionistas.

    Assimetria de informação: risco moral (pós-contrato) (mitigação)

    GABARITO: A

    Bons estudos!


ID
1627525
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
CORECON - MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

De acordo com a Consolidação da Legislação disponível no sítio do COFECON, é CORRETO afirmar que terão precedência hierárquica dentro do sistema normativo da profissão de economista, dentre as citadas a seguir, sucessivamente:

Alternativas
Comentários
  • CONSELHO FEDERAL DE ECONOMIA – REGULAMENTAÇÃO PROFISSIONAL
    1 - Estrutura do sistema normativo da profissão
    1.1 – Hierarquia e interpretação das normas da profissão

    3.2 – Terão precedência hierárquica dentro do sistema normativo da profissão,
    sucessivamente:
    I) a Lei 1411/51;
    II) as demais normas legais federais;
    III) o Decreto 31794/52;
    IV) a presente consolidação (que abrange todas as normas do Sistema
    COFECON/CORECONs com conteúdo normativo geral);
    V) as demais Resoluções do COFECON que versem sobre casos individuais
    e eventuais, para os casos a que sejam destinadas;
    VI) as Resoluções dos CORECONS, na aplicação e adaptação das normas
    desta consolidação em sua jurisdição e no que regulamentem matéria que
    lhes seja privativa;
    VII) os demais atos administrativos do COFECON e dos CORECONs, nas
    respectivas jurisdições e segundo as destinações .
    VIII) os precedentes recolhidos na jurisprudência judicial e administrativa.


ID
1627528
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
CORECON - MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Analise as afirmativas sobre as atividades desempenhadas pelo economista na área de auditoria e fiscalização de natureza econômico-financeira e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( )A atividade de Auditoria Interna representa um serviço destinado a avaliação, por um profissional técnico, de uma determinada matéria ou informação, que é responsabilidade de outra parte, mediante o uso de critérios adequados e identificáveis, com o fim de expressar uma conclusão que transmita a um terceiro destinatário um certo nível de confiança compatível com os dados disponíveis.

( )A auditoria de natureza econômico-financeira, integrante do campo profissional dos economistas, regularmente inscritos nos CORECONs exclui outros ramos especializados, tais como Auditorias de Gestão, de Programas, Operacional e de Informática.

( )Ao economista, devidamente registrado no Conselho Regional de Economia, é assegurado a oportunidade e o direito de inscrever-se e participar em concurso público para cargos de auditor.

( )No campo profissional do economista, estão incluídos outros encargos de auditoria que digam respeito unicamente à avaliação da regularidade de uma determinada escrituração frente às normas contábeis.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • CONSELHO FEDERAL DE ECONOMIA – REGULAMENTAÇÃO PROFISSIONAL

    2 – A profissão de economista – o acesso à profissão e o campo profissional
    2.3 – O campo profissional do economista
    2.3.1 – As atividades desempenhadas pelo economista

    3.3 – Auditoria:

    a) a auditoria de natureza econômico-financeira, integrante do campo profissional do economista, abrange as atividades de Auditoria Interna e Externa, em especial as Auditorias de Gestão, de Programas, Operacional, de Informática, Gestional e ainda aquelas que envolvam aspectos econômicos, financeiros e patrimoniais, nos setores público e privado.
    b) A atividade de Auditoria Externa representa um serviço destinado a que um profissional técnico avalie uma determinada matéria ou informação, que é responsabilidade de outra parte, mediante o uso de critérios adequados e identificáveis, com o fim de expressar uma conclusão que transmita a um terceiro destinatário um certo nível de confiança compatível com os dados disponíveis, com a técnica das Ciências Econômicas e com as circunstâncias do encargo.
    c) A atividade de Auditoria Interna é uma atividade de avaliação independente, dentro da organização da qual faz parte, tendo por objetivo o exame e avaliação da adequação, efici6encia e eficácia dessa organização; de seus sistemas de controle, registro, análise e informação e do desempenho das áreas em relação aos planos, metas e objetivos organizacionais.
    d) Não se incluem no campo profissional do economista a atividade a que se refere o art. 177 da Lei 6404/74, bem como outros encargos de auditoria que digam respeito unicamente à avaliação da regularidade de uma determinada escrituração frente às normas contábeis.
    e) A direção ou chefia das unidades de auditoria de órgãos, entidades públicas ou privadas, bem como os cargos comissionados e funções de confiança em que se desenvolvam as atividades de auditoria retro mencionadas, poderão ser exercidas por Economista, devidamente registrado no Conselho Regional de Economia.
    2.3.1 – As atividades desempenhadas pelo economista Página 4 (de 18)
    f) Ao Economista, devidamente registrado no Conselho Regional de Economia, é assegurada a oportunidade e o direito de inscrever-se e participar em concurso público para cargos de auditor.
    g) os fundamentos conceituais desta regulamentação da atividade de auditoria pelos economistas, assim como os procedimentos específicos de comprovação de aptidão perante terceiros, encontram-se na Nota Técnica 4 desta consolidação.

     


ID
1627531
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
CORECON - MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

As instituições financeiras listadas a seguir que explorem, sob qualquer forma, atividades técnicas de economia e finanças estão sujeitas a registro no CORECON sob cuja jurisdição se achar o local de sua atividade, EXCETO:

Alternativas

ID
1627534
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
CORECON - MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Sobre as razões para anulação da Anotação de Responsabilidade Técnica – ART, conforme previsto na Resolução/COFECON n. 1.852/2011, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Art. 24. A ART será anulada quando:
    I – for verificado rasura, erro ou inexatidão insanável de qualquer dado da ART;
    II – for verificado que o profissional emprestou seu nome à pessoa física ou jurídica sem sua real participação nas atividades técnicas descritas na ART, após decisão transitada em julgado;
    III – for caracterizada outra forma de exercício ilegal da profissão;
    IV – for caracterizada a apropriação indevida de atividade técnica desenvolvida por outro profissional habilitado;


ID
1627537
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
CORECON - MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Analise as seguintes afirmativas sobre os valores dos serviços realizados pelos profissionais economistas e pelas empresas que exploram atividades de economia e finanças, consoante dispositivos da Resolução COFECON n. 1.868/2012 e suas atualizações.

I. Atualmente, o Valor da Hora de Trabalho de Economia – VHTE é de R$ 250,00 (duzentos e cinquenta reais), sendo atualizado pelo Conselho Federal de Economia a partir de 1º de janeiro de cada ano, à vista de estudo prévio que expresse os critérios ou razões para atualização.

II. Os honorários decorrentes da elaboração de projetos de financiamento poderão ser incluídos, no todo ou em parte, como parcela financiável e pagos diretamente pela instituição de crédito.

III. São, dentre outras, alternativas para definição dos valores dos serviços realizados pelos profissionais economistas e pelas empresas que exploram atividades de economia e finanças: valor fixo somente exigível quando da conclusão exitosa do trabalho; e valor variável calculado com base em percentual incidente sobre metas valoráveis a serem alcançadas.

A partir dessa análise, estão CORRETAS as afirmativas:

Alternativas

ID
1627540
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
CORECON - MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

São deveres fundamentais do economista, EXCETO:

Alternativas

ID
1627543
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
CORECON - MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Sobre as normas relativas à execução da perícia econômico-financeira, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Caso o quesito contenha indagação que escape ao campo profissional da perícia econômico-financeira, ou cuja resposta represente questão eminentemente jurídica, ou, que em processos judiciais, exija para sua resposta o julgamento de questões do mérito dos pedidos em jogo, o perito deverá abster-se de responder, justificando na resposta ao quesito as razões para sua abstenção. RESPOSTA: ALTERNATIVA A

ID
1627546
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
CORECON - MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Analise as afirmativas sobre as disposições que, em caráter geral, aplicam-se aos Conselheiros Federais e Regionais, sem prejuízo do disposto nos Regimentos Internos dos respectivos Conselhos, assinalando com V as verdadeiras e com F as falsas.

( )A participação dos conselheiros nas sessões e nos demais encargos da função será feita em caráter honorífico, sem remuneração ou gratificação.

( )Em qualquer dos Conselhos, o mandato dos conselheiros, efetivos e suplentes, será de 3 (três) anos, renovando-se, anualmente, 1/3 (um terço) de sua composição.

( )Salvo na hipótese de licenciamento prevista no art. 27 do Decreto n. 31.794/52 e nos respectivos Regimentos Internos, o conselheiro tem todas as prerrogativas que a lei, o regulamento e o regimento interno lhe confere, asseguradas as imunidades ao cargo.

( )Só poderão integrar, como membros efetivos ou suplentes, do Conselho Federal de Economia e dos Conselhos Regionais de Economia os economistas devidamente registrados e quites com as suas anuidades.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

Alternativas

ID
1627549
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
CORECON - MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Segundo disposto no art. 15 da Resolução n. 1.832/2010, que aprova o Regimento Interno do Conselho Federal de Economia, quando arguida a suspeição de conselheiro na apreciação de determinado processo ou matéria, cumprirá ao arguente a comprovação de suas razões, as quais serão julgadas pelo Plenário.

Assinale a alternativa CORRETA no contexto do procedimento adotado pelo Plenário.

Alternativas
Comentários
  • Art. 15. Quando arguida a suspeição de Conselheiro na apreciação de determinado processo ou matéria, cumprirá ao arguente a comprovação de suas razões, as quais serão julgadas pelo Plenário. § 1.º A suspeição poderá ser arguida até o momento imediatamente anterior à leitura do relatório em sessão Plenária. § 2.º Antes da apreciação da suspeição pelo Plenário, será concedido ao Conselheiro arguido o prazo de 15 (quinze) minutos para apresentar a sua defesa. § 3.º Caso o arguido manifeste a intenção de apresentar algum documento que comprove a inexistência da suspeição, o processo será retirado de pauta, sendo concedido o prazo de 01 (um) dia útil para a entrega do documento. § 4.º Acolhida a suspeição, o processo ou matéria terá nova distribuição se o Conselheiro arguido for o relator, sendo consignada em Ata sua desobrigação de manifestar-se na respectiva apreciação se o caso for de participação nos debates ou na ALTERNATIVA B

ID
1627552
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
CORECON - MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

O planejamento, promoção e organização operacional do Congresso Brasileiro de Economia - CBE serão de responsabilidade da Comissão Organizadora, estruturada nos seguintes Comitês: Executivo; Operacional; Científico; Divulgação e Recepção; e Financeiro. Analise as seguintes afirmativas sobre a organização desses comitês.

I. A comissão organizadora do CBE será coordenada pelo presidente do CORECON do local do evento, dela fazendo parte, na condição de membros, o presidente do órgão federal e outros funcionários e conselheiros indicados.

II. Os integrantes do Comitê Científico, mestres, doutores e especialistas de notório saber, não podem submeter trabalhos ao CBE.

III. Os integrantes dos Comitês Operacional, Científico, Divulgação e Recepção, e Financeiro serão indicados pelo Comitê Executivo e ratificados pela Plenária do COFECON.

A partir dessa análise, estão CORRETAS as afirmativas:

Alternativas

ID
1627555
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
CORECON - MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

O Conselho Federal de Economia poderá conceder aos CORECONs apoio técnico / financeiro às iniciativas dos Conselhos Regionais, respaldado em um ou mais projetos técnicos suficientemente discriminados, que compõem um único programa integrado, para

Alternativas

ID
1627558
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
CORECON - MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

O Plano de Contas dos órgãos que integram o Sistema COFECON/CORECONs, como os das entidades fiscalizadoras das profissões liberais, no geral, são elaborados com fundamento nas normas vigentes, apresentando os três sistemas de escrituração, orçamentário, financeiro e patrimonial.

Nesse contexto, o sistema em que os saldos são encerrados por reversão ou com outras contas do próprio sistema, no final do exercício, para atender ao princípio da anualidade, denomina-se

Alternativas

ID
1627561
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
CORECON - MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Em conformidade com o Manual de Procedimentos Administrativos do Sistema COFECON/CORECONs, tais conselhos obedecerão em sua administração interna aos princípios constitucionais de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência, sem prejuízo de outros princípios de direito aplicáveis.

Analise as afirmativas sobre os citados procedimentos administrativos e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( )O COFECON e os Conselhos Regionais de Economia estão subordinados às limitações contidas na Lei Complementar 101/2000, em especial as relativas aos limites de gastos com pessoal, incluindo terceirizações.

( )O COFECON e os Conselhos Regionais de Economia manterão constituídas Comissões de Licitação, na forma dos seus respectivos Regimentos Internos, com competência para examinar os processos de aquisição de bens e de contratação de serviços, de acordo com os parâmetros definidos pela Lei n. 8.666/1993.

( )O COFECON e os Conselhos Regionais observarão as normas estabelecidas na Lei n. 9.784/1999, que regula o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal.

( )Para o equilíbrio de suas contas, caberá aos Conselhos, em qualquer circunstância, observar com rigor o princípio do equilíbrio orçamentário, buscando ajustar a realização da despesa dentro do estrito limite da arrecadação proporcionada por suas receitas, de forma a evitar déficits nas suas demonstrações contábeis, conforme dispositivos da Lei n. 4.320/1964.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA

Alternativas

ID
1627567
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
CORECON - MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Analise as afirmativas sobre os procedimentos de registro de documentos técnicos e emissão de certidões solicitados aos Conselhos Regionais de Economia, e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( )Cada Conselho Regional de Economia expedirá às pessoas físicas e jurídicas nele registradas, a seus pedidos, as certidões exigidas para a participação em licitações.

( )Não se incluem entre os documentos passíveis de registro os certificados de cursos, eventos e treinamentos em que o economista tenha participado, quer como treinando, quer como docente.

( )Os economistas poderão registrar documentos referentes às respectivas ações profissionais somente nos CORECONs em que se encontrarem filiados.

( )Serão expedidos pelos CORECONs os Certificados de Comprovação de Aptidão, comprovando que o economista é detentor de atestado de responsabilidade técnica pela execução dos serviços ali relacionados.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Cada Conselho Regional de Economia expedirá às pessoas físicas e jurídicas nele registradas, a seu pedido, as certidões exigidas para a participação em licitações. ALTERNATIVA VERDADEIRA Incluem-se entre os documentos passíveis de registro nos termos deste item 2 os certificados de cursos, eventos e treinamentos em que o economista tenha participado, quer como treinando, quer como docente. ALTERNATIVA FALSA Os economistas poderão registrar documentos em qualquer CORECON, segundo sua conveniência. Nestes casos, o CORECON que o registrar enviará cópia do processo para arquivo junto ao CORECON de registro do economista responsável técnico pelo documento. ALTERNATIVA FALSA Serão expedidos ainda os Certificados de Comprovação de Aptidão, comprovando que o economista é detentor de atestado de responsabilidade técnica pela execução dos serviços ali relacionados. ALTERNATIVA VERDADEIRA ALTERNATIVA D

ID
1627570
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
CORECON - MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Após o atendimento de determinados requisitos, os Conselhos Regionais de Economia concederão aos economistas regularmente inscritos e quites com as anuidades a condição do registro remido, com a consequente inexigibilidade do pagamento das anuidades posteriores à concessão.

Assinale a alternativa INCORRETA sobre os requisitos a serem atendidos para aprovação do registro remido pelo Plenário do CORECON, mediante requerimento.

Alternativas
Comentários
  • Art. 7, § 1º da resolução 1945/15 - O tratamento especial em função da idade será aprovado pelo Plenário do Corecon, mediante requerimento, que atenda a condição prevista no caput deste artigo e mais os seguintes requisitos: I - ser, ou ter sido, detentor de registro profissional em um ou mais Conselhos Regionais de Economia, por no mínimo 15 (quinze) anos, consecutivos ou alternados; II - não ter tido as suas contas desaprovadas no exercício de administração sindical profissional ou de entidade de fiscalização do exercício da profissão; III - não estar cumprindo sanção disciplinar imposta pelo órgão fiscalizador do exercício profissional, ou tê-la cumprido há mais de 1 (um) ano, condição que poderá ser atendida mediante declaração do requerente, no próprio pedido, da qual se responsabilizará; IV - estar em condição de regularidade no que diz respeito ao pagamento das anuidades. § 2º - A condição de regularidade com as anuidades considerar-se-á atendida, para efeitos da concessão do tratamento especial em função da idade, se o economista mantiver acordo para parcelamento de dívida junto ao Corecon em dia. ALTERNATIVA D

ID
1627573
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
CORECON - MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Em conformidade com a Lei Federal n. 1.411/1951 e suas respectivas atualizações, são atribuições do Conselho Federal de Economia, EXCETO:

Alternativas

ID
1627576
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
CORECON - MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir sobre a realização do processo eleitoral extraordinário nos Conselhos Regionais de Economia.

I. Compete ao COFECON a constituição da Comissão Eleitoral para realização do processo eleitoral extraordinário, a ser composta de 3 (três) membros efetivos e 1 (um) suplente, a ser presidida, necessariamente, por conselheiro federal.

II. Compete ao Plenário do CORECON a anulação administrativa do processo eleitoral ordinário, à luz de exame formal de relator previamente designado e de parecer da Procuradoria Jurídica.

III. Quando efetivamente demonstrada a falta de condições financeiras do CORECON para a realização do novo pleito, o COFECON poderá arcar com as despesas necessárias para tal fim.

A partir dessa análise, estão CORRETAS as afirmativas:

Alternativas

ID
1627579
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
CORECON - MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Sobre os Conselhos Federal de Economia – COFECON e Regionais de Economia – CORECONs e de acordo com dispositivos da Lei Federal n. 6.537/1978, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas

ID
1627582
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
CORECON - MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

São atribuições do presidente do CORECON-MG, EXCETO:

Alternativas

ID
1633450
Banca
FUNCEFET
Órgão
Prefeitura de Vila Velha - ES
Ano
2014
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

São técnicas para captura de informações para realizar o trabalho de mapeamento de processos, exceto:

Alternativas

ID
1633453
Banca
FUNCEFET
Órgão
Prefeitura de Vila Velha - ES
Ano
2014
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Sobre gerenciamento de projetos, assinale a opção correta:

Alternativas
Comentários
  • A) ERRADO. É na reunião de "Kick-off" onde tudo começa. Podemos dizer que é o "pontapé" inicial.


    B) ERRADO. Evidente que a alocação dos recursos está naturalmente associada ao cronograma.


    C) ERRADO. Ruídos e falhas de comunicação são preocupações fundamentais de GP. Ainda, segundo o PMI (Project Management Institute), um Gerente de Projetos deve ocupar 90% do seu tempo com comunicações.


    D) ERRADO. Não necessariamente cabem ao Gestor/Gerente decidir sobre aspectos de mudanças em escopo. Outras partes(stakeholders) podem estar envolvidos.


    E) CERTO. Óbvio.


    Fonte: Nobre Nobre

  • Uma reunião de Kick-off marca o início da fase de EXECUÇÃO do projeto e consiste em um evento importante que promove a integração entre as partes interessadas.


ID
1787452
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Assimetria de informação é um tipo de falha de mercado relacionada ao não fornecimento ou conhecimento de informações para que os consumidores decidam de modo racional. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Questão linda e gostosa!

    A) Correta.

    B) Errada, segundo a Teoria dos Dois Fatores de Herzberg, esse é um fator higiênico (extrínseco) que influencia a insatisfação. Se não tem a sua falta, gera a não insatisfação, mas não gera motivação.

    C) Errada, a assimetria de informação provoca desvios de eficiência.

    D) Errada, esse é um exemplo de evitar a Seleção Adversa.

    E) Errada, a seguradora, por extrema sacanagem, pode aumentar ainda mais o preço dos seguros.

  • Complementando


    A alternativa E é errada porque “se as companhias seguradoras de veículos retirassem a franquia de seus produtos...estaria suscetível ao aumento do Risco Moral, que é o comportamento menos cuidado de quem tem a percepção de que não terá prejuízo.


    Desta forma a seguradora teria de aumentar os valores cobrados dos clientes, para cobrir o aumento das despesas causadas por mais veículos danificados devido à redução dos cuidados dos proprietários.


  • letra A está certa, descreve adequadamente um caso de seleção adversa; a letra B está errada, o exposto no item gera desmotivação; a letra C está errada, a assimetria de informação provoca sim desvios de eficiência em relação à mercados competitivos; a letra D está errada, o item expõe um exemplo clássico de seleção adversa; a letra E  está errada, no caso descrito, é provável que a seguradora não consiga reduzir seu preço, porque teria os custos elevados para cobrir quaisquer defeitos dos carros, inclusive os mais baratos.

  • Seleção Adversa – problema pré-contratual, ocorre quando uma parte, antes de fechar o negócio, possui mais informações que outras. Ex: Mercado de carros usados

    Risco Moral – Problema pós-contratual. Ocorre quando o fechamento do negócio modifica o comportamento dos indivíduos. Exe: Mercado de seguro de carros

     

    Gabarito: Letra A

     

    “Quem quiser ser o primeiro  aprenda,  primeiro, a servir o seu irmão” Mateus 20:26


ID
1817272
Banca
CS-UFG
Órgão
Prefeitura de Goiânia - GO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A política de governo eletrônico no Brasil, nomeadamente o Grupo de Trabalho Interministerial, informalmente denominado de Grupo de Trabalho em Tecnologia da Informação (GTTI), tem como orientação três das sete linhas de ação do Programa Sociedade da Informação, a saber:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C

     

    Programa Sociedade da Informação - Programa instituído em 1999 pelo governo federal, concebido a partir de um estudo conduzido pelo Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT).

     

    O objetivo do Programa SocInfo é integrar, coordenar e fomentar ações para a utilização de tecnologias de informação e comunicação, de forma a contribuir para a inclusão social de todos os brasileiros na nova sociedade e, ao mesmo tempo, contribuir para que a economia do País tenha condições de competir no mercado global.

    A execução do Programa pressupõe o compartilhamento de responsabilidades entre os três setores: governo, iniciativa privada e sociedade civil. Para tanto, se desdobra em sete grandes linhas de ação: “mercado, trabalho e oportunidades”, “universalização de serviços e formação para a cidadania”, “educação na sociedade da informação”, “conteúdos e identidade cultural”, “governo ao alcance de todos”, “P&D, tecnologias-chave e aplicações”, e “infra-estrutura avançada e novos serviços”.

  • Acredito que pouquíssimos candidatos acertaram essa questão com convicção.

    O Programa Sociedade da Informação não é explorado em provas de concurso de modo que exigir o conhecimento da literalidade das linhas da ação desse programa fugiu muito ao que é abordado em provas.

    Vamos relembrar as 7 linhas de ação desse programa:

     Mercado, trabalho e oportunidades:

     Universalização de serviços para a cidadania:

     Educação na sociedade da informação

     Conteúdos e identidade cultural

     Governo ao alcance de todos

     P&D, tecnologias-chave e aplicações:

     Infraestrutura avançada e novos serviços:

    A única alternativa que descreve corretamente 3 desses princípios é a alternativa C.

    Gabarito: C


ID
1870489
Banca
ESAF
Órgão
ANAC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Sobre as teorias da captura e do agente principal, assinale a opção incorreta.

Alternativas
Comentários
  • E

    Bem tranquila a questão, a relação agente-principal é aplicada na relação entre os órgãos reguladores (principal) e as empresas reguladas (agente), onde as empresas tem mais informações à disposição do que os reguladores.

  • Teoria da agência (agente-principal)

    É um tipo de problema de informação assimétrica no qual o agente ("empregado") busca objetivo distinto do principal ("patrão").

    Isso acontece porque o agente tem mais informação (ou o domínio da mesma) do que o principal.

    Nem sempre os esforços e a produtividade são observáveis ou mensuráveis pelo principal.

     

    Teoria da captura

    É a tendência de a agência ser "capturada" pelo regulado.

    Pela necessidade de melhor conhecimento do mercado, a agência "entra" no mercado e acaba se misturando com o regulado. Com o tempo, a agência passa a trabalhar para a regulada ao invés de defender o interesse principal do povo.

     


ID
2030263
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Preencha a lacuna abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.

Âmbitos de convivência entre os militares da mesma categoria, o(s) / a(s) _________, têm a finalidade de desenvolver o espírito de camaradagem, em ambiente de estima e confiança, sem prejuízo do respeito mútuo.

Alternativas

ID
2171134
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Normalmente o Estado intervém na economia quando os mercados são imperfeitos, quando existem externalidades ou quando é preciso oferecer bens públicos à população. Julgue o próximo item, que versam sobre o Estado regulador e suas políticas econômicas.

Uma empresa competitiva precisa de intervenção do Estado caso os preços de mercado em curto prazo sejam menores que os seus custos totais médios.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito ERRADO
     

    Curva de oferta da firma no curto prazo

    A curva de oferta de curto prazo de uma firma em concorrência perfeita é a curva de custo marginal (Cmg) para os níveis de produção iguais ou maiores que o custo variável médio (CVme). Para os preços de mercado menores que o custo variável médio mínimo, a quantidade ofertada de equilíbrio é zero.

     

    P < CVme

    A firma não produz (não há oferta), uma vez que a receita total não cobre nem os custos variáveis.

    P > CVme

    A firma produz (há oferta), mesmo que o nível de custos fixos faça com que o custo total supere a receita total. Neste caso, a empresa deve produzir, pois a receita total pagará os custos variáveis e uma parte dos custos fixos, reduzindo o prejuízo.

    P = CVme

    A firma é indiferente entre produzir ou não produzir. Em qualquer uma destas duas situações, o prejuízo será igual ao valor dos custos fixos.

    P > Cme

    A firma produz (há oferta), pois paga tanto os custos vairáveis como o custo fixo.

    É no longo prazo que se leva em conta RT e CT.

    bons estudos

  • Gabarito ERRADO

    Art. 173. Ressalvados os casos previstos nesta COnstituição, a exploração direta de atividade econômica pelo Estado só será permitida quando necessária aos imperativos da segurança nacional ou a relevante interesse coletivo, conforme definidos em lei.

  • Gabarito ERRADO

    Art. 173. Ressalvados os casos previstos nesta COnstituição, a exploração direta de atividade econômica pelo Estado só será permitida quando necessária aos imperativos da segurança nacional ou a relevante interesse coletivo, conforme definidos em lei.

  • Gabarito ERRADO

    Art. 173. Ressalvados os casos previstos nesta COnstituição, a exploração direta de atividade econômica pelo Estado só será permitida quando necessária aos imperativos da segurança nacional ou a relevante interesse coletivo, conforme definidos em lei.

  • Não mesmo!

    Se estamos falando em mercado competitivo, não há que se falar em intervenção do governo se não houver falhas de mercado (a questão nem aborda essa possibilidade).

    Se os preços de mercado estão inferiores aos custos médios no curto prazo é porque este mercado possui muita oferta ou a firma é ineficiente para operar nele.

    Qualquer que seja o fato, a firma deve se retirar do mercado no long0 prazo.

    Resposta: E

  • Não mesmo!

       Se estamos falando em mercado competitivo, não há que se falar em intervenção do governo se não houver falhas de mercado (a questão nem aborda essa possibilidade).

       Se os preços de mercado estão inferiores aos custos médios no curto prazo é porque este mercado possui muita oferta ou a firma é ineficiente para operar nele.

       Qualquer que seja o fato, a firma deve se retirar do mercado no long0 prazo.

    Resposta: E

  • p < custo total médio

    p x q < custo total médio x q

    RT < CT

    Essa condição, por si só, não justifica intervenção estatal, já que, se RT > CV, então a empresa cobrirá o CV e, com a sobra, pagará parte do CF. Aumentando a produção, continuará cobrindo o CV e poderá cobrir o CF inteiro, vindo a ter lucro.

  • Comentário objetivo:

    Uma empresa competitiva precisa de intervenção do Estado caso os preços de mercado em curto prazo sejam menores que os seus custos totais médios. (ERRADO)

    O preço definido no mercado deve ser superior ao Cvme para que a empresa continue operando. Não há necessidade de intervenção estatal no preço caso ele seja inferior ao Cme, pois na concorrência perfeita essa é uma situação corriqueira no curto prazo (lucro econômico zero).

    Fundamentação:

    P > Cvme

    P . Q > Cvme . Q

    Rt > Cv

    Ou seja, se P > Cvme, as receitas totais (Rt) serão superiores aos custos variáveis (Cv), restando quitados salários, luz, locação, etc.

    GABARITO: errado.

    Bons estudos!

  • Errada.

    Não há intervenção estatal que seja eficiente neste caso.

    A teoria econômica apresenta uma explicação simples e bastante intuitiva para esta situação.

    Como em concorrência perfeita há livre entrada e saída de firmas no mercado, o fato de uma firma estar produzindo com custos totais médios superiores ao preço fará com que esta feche no longo prazo.

    No curto prazo, a firma deixará de produzir apenas se a receita for insuficiente até mesmo para pagar os custos variáveis.

    Caso os prejuízos se mantenham no longo prazo, a firma simplesmente saíra do mercado.

    Se os custos totais médios forem superiores ao preço apenas para a firma, então temos um caso de ineficiência particular e a firma simplesmente sairá do mercado como já fora exposto.

    No caso de isso acontecer de maneira recorrente entre diversas firmas no setor, o que ocorrerá é que haverá uma saída expressiva de firmas do mercado, o que reduzirá a oferta total no setor e o preço de equilíbrio subirá.

    De qualquer forma, um mercado de concorrência perfeita se caracterizada exatamente pelo auto ajuste, de maneira que a intervenção do governo não é necessária, tampouco benéfica.

    https://dbconcurseiro.blogspot.com/

  • José Humberto | Direção Concursos

    01/04/2020 às 21:44

    Não mesmo!

    Se estamos falando em mercado competitivo, não há que se falar em intervenção do governo se não houver falhas de mercado (a questão nem aborda essa possibilidade).

    Se os preços de mercado estão inferiores aos custos médios no curto prazo é porque este mercado possui muita oferta ou a firma é ineficiente para operar nele.

    Qualquer que seja o fato, a firma deve se retirar do mercado no long0 prazo.

    Resposta: E


ID
2188828
Banca
OBJETIVA
Órgão
EPTC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Com relação a mercados em que há assimetrias de informação, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • A letra A está incorreta porque trata do problema do risco moral e não da seleção adversa. 

    Segue questão (para melhor elucidar) do CESPE considerada correta:

    O risco moral, relacionado à presença de informação assimétrica, engloba o denominado problema agente-principal, que ocorre no caso em que o agente, devendo agir no interesse do principal, é incentivado a agir de forma contrária ao que espera o principal. Isso ocorre porque o agente tem mais informações sobre suas ações do que o principal e, também, porque o principal não pode monitorar perfeitamente o agente.


ID
2231512
Banca
IBADE
Órgão
SEDUC-RO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Nas teorias que tratam de políticas de dividendos, tem sido empiricamente determinado que o preço da ação de uma empresa geralmente se eleva quando o seu dividendo corrente é aumentado. Nesse caso, é a expectativa de bom desempenho, e não a afinidade do investidor por rendimento corrente, que eleva o preço da ação. Este aumento da cotação da ação em seguida ao sinal dado pelo dividendo é denominado:

Alternativas

ID
2420191
Banca
IBADE
Órgão
PM-AC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Leia o fragmento a seguir.


“A globalização não é um fenômeno recente. Ela se inicia com a expansão marítima europeia durante o mercantilismo, ampliando não somente o mercado europeu com produtos vindos de colônias distantes, como também a visão de mundo, já que, só a partir desse momento, toma-se consciência das dimensões de nosso planeta com a descoberta dos novos territórios ao redor do globo. Entretanto, costuma-se denominar de globalização esse período mais recente, em que o planeta passa a estar integrado de maneira mais ágil, através de processos produtivos espalhados em vários países, e também pelas comunicações instantâneas, possibilitadas por inovações tecnológicas, como a criação de satélites e o surgimento da internet.


Extraído de: <http://www.universiaenem.com.br/ sistema/faces/pagina/publica/conteudo/texto- html.xhtml?redirect=41327698229854738902529735230>


Com base no texto, assinale a alternativa que melhor expressa a ideia de globalização na atualidade.

Alternativas
Comentários
  • QUE QUESTAO RIDICULA


ID
2703520
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

De forma específica, a estratégia organizacional de gestão de riscos que visa a minimizar os riscos relacionados à volatilidade dos ativos e passivos financeiros é conhecida como

Alternativas
Comentários
  • Letra E



    De acordo com Fortuna (2010, p.779), Um derivativo é um ativo ou instrumento financeiro, cujo preço deriva de um ativo ou instrumento financeiro de referência ou subjacente, e que justifica a sua existência, seja com a finalidade de obtenção de um ganho especulativo específico em si próprio, ou, e principalmente como proteção – hedge – contra eventuais perdas no ativo ou instrumento financeiro de referência.



    Os instrumentos derivativos são utilizados para diferentes finalidades. As principais delas são: hedge e especulação.

     

    A operação de hedge significa proteção. A Lei 8.981/95 define hedge como sendo uma operação que pode ser realizada em bolsa de valores, de mercadorias e futuros ou no mercado de balcão, destinadas à proteção contra riscos inerentes às oscilações de preços ou de taxas, contratadas para proteger direitos (ativos) ou obrigações (passivos) de uma empresa, desde que os contratos protegidos estejam relacionados às suas atividades operacionais. (FORTUNA, 2010).


    Assim por exemplo uma empresa exportadora que tem suas despesas vinculadas ao real, mas que tendo seus produtos precificados e negociados em moeda estrangeira tem seus recebíveis sujeitos à variação da taxa de câmbio de reais por dólar. Se o dólar se desvalorizar perante o real, o seu ativo se desvaloriza em relação ao seu passivo, lhe trazendo problemas. Para se proteger contra essa possibilidade a empresa pode negociar uma operação de derivativo de câmbio, prefixando os preços de seus ativos em relação do dólar e eliminando o risco de queda em sua receita. Ou seja, o que ela pode vir a perder com seus recebíveis em dólar, ela poderá compensar com os ganhos na operação com o derivativo de câmbio. Agindo assim, a empresa que busca eliminar riscos financeiros relacionados à oscilação de índices ou moedas, estará fazendo um hedge.

     

    Fonte: https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/handle/1884/39536/R%20-%20E%20-%20GABRIEL%20MEDINA%20XAVIER.pdf?sequence=1&isAllowed=y



    Bons estudos !!!


ID
2905855
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
ITEP - RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.


No desempenho da função de Perito Contador, o profissional deve ter zelo. O termo “zelo”, refere-se ao cuidado que ele deve dispensar na execução de suas tarefas, em relação à sua conduta, documentos, tratamento dispensado às autoridades, de forma que seu trabalho levado a bom termo e, consequentemente, o laudo pericial contábil e o parecer técnico-contábil dignos de fé pública. O zelo profissional do perito na realização dos trabalhos periciais compreende:


( ) cumprir os prazos fixados pelo juiz em perícia judicial e nos termos contratados em perícia extrajudicial, inclusive arbitral.

( ) prestar os esclarecimentos determinados pela autoridade competente, respeitados os prazos legais ou contratuais.

( ) ser receptivo aos argumentos e críticas, mas mantendo firme seu posicionamento anterior, sem ratificar ou retificar.

( ) ser prudente, no limite dos aspectos técnico-científicos, e atento às consequências advindas dos seus atos.

Alternativas
Comentários
  • NORMA BRASILEIRA DE CONTABILIDADE – NBC PP 01, DE 27 DE FEVEREIRO DE 2015 

    Zelo profissional

    25.        O termo “zelo”, para o perito, refere-se ao cuidado que ele deve dispensar na execução de suas tarefas, em relação à sua conduta, documentos, prazos, tratamento dispensado às autoridades, aos integrantes da lide e aos demais profissionais, de forma que sua pessoa seja respeitada, seu trabalho levado a bom termo e, consequentemente, o laudo pericial contábil e o parecer técnico-contábil dignos de fé pública. 

    26.        O zelo profissional do perito na realização dos trabalhos periciais compreende:

    (a)      cumprir os prazos fixados pelo juiz em perícia judicial e nos termos contratados em perícia extrajudicial, inclusive arbitral;

    (b)     assumir a responsabilidade pessoal por todas as informações prestadas, quesitos respondidos, procedimentos adotados, diligências realizadas, valores apurados e conclusões apresentadas no laudo pericial contábil e no parecer técnico-contábil;

    (c)      prestar os esclarecimentos determinados pela autoridade competente, respeitados os prazos legais ou contratuais;

    (d)     propugnar pela celeridade processual, valendo-se dos meios que garantam eficiência, segurança, publicidade dos atos periciais, economicidade, o contraditório e a ampla defesa;

    (e)      ser prudente, no limite dos aspectos técnico-científicos, e atento às consequências advindas dos seus atos;

    (f)      ser receptivo aos argumentos e críticas, podendo ratificar ou retificar o posicionamento anterior.

    ALTERNATIVA C

  • qconcursos, essa questão não é de economia. Ela se enquadra como perícia ou auditoria ou contabilidade geral.
  • Fala pessoal! Tudo beleza com vocês? Professor Jetro Coutinho aqui, para comentar esta questão sobre Perícia Contábil. 

    Bom, quem regulamenta a perícia contábil no Brasil é o Conselho Federal de Contabilidade, por meio da norma NBC PP 01. 

    O item 23 da norma estabelece disposições acerca do zelo profissional do Perito Contábil:

    "23. O zelo profissional do perito na realização dos trabalhos periciais compreende:

    (a) cumprir os prazos fixados pelo juiz em perícia judicial e nos termos contratados em perícia extrajudicial, inclusive arbitral;

    (b) comunicar ao juízo, antes do início da perícia, caso o prazo estipulado no despacho judicial para entrega do laudo pericial seja incompatível com a extensão do trabalho, sugerindo o prazo que entenda adequado;

    (c) assumir a responsabilidade pessoal por todas as informações prestadas em matéria objeto da perícia, os quesitos respondidos, os procedimentos adotados, as diligências realizadas, os valores apurados e as conclusões apresentadas no laudo pericial contábil e no parecer pericial contábil;

    (d) prestar os esclarecimentos determinados pela autoridade competente, respeitados os prazos legais ou contratuais;

    (e) propugnar pela celeridade processual, valendo-se dos meios que garantam eficiência, segurança, publicidade dos atos periciais, economicidade, o contraditório e a ampla defesa;

    (f) ser prudente, no limite dos aspectos técnico-científicos, e atento às consequências advindas dos seus atos;

    (g) ser receptivo aos argumentos e críticas, podendo ratificar ou retificar o posicionamento anterior."

    Dito isso, vamos aos itens!

    I - Verdadeiro. Conforme o item 23, (a), da NBC PP 01.

    II - Verdadeiro. Conforme o item 23, (d), da NBC PP 01.

    III - Falso. Segundo o item 23, (g) da Norma, o Perito deve ser receptivo aos argumentos e críticas. Essa receptividade implica que o Perito pode alterar ou manter sua opinião anterior, ratificando ou retificando a sua posição. 

    IV - Verdadeiro. Conforme o item 23, (f), da NBC PP 01.

    Assim, encontramos a sequência V - V - F - V.


    Gabarito do Professor: Letra C.

  • Alternativa correta "D"

    .

    (D) é o cuidado que ele deve dispensar na execução de suas tarefas, em relação à sua conduta, documentos, prazos e tratamento dispensado às autoridades, a fim de que seja respeitado.

    .

    Zelo profissional

    25. O termo “zelo”para o perito, refere-se ao cuidado que ele deve dispensar na execução de suas tarefas, em relação à sua conduta, documentos, prazos, tratamento dispensado às autoridades, aos integrantes da lide e aos demais profissionais, de forma que sua pessoa seja respeitada, seu trabalho levado a bom termo e, consequentemente, o laudo pericial contábil e o parecer técnico-contábil dignos de fé pública.

    .

    (A) recomenda que o perito .

    .

    26. O zelo profissional

    (e)  ser prudente, no limite dos aspectos técnico-científicos, e atento às consequências advindas dos seus atos;

    .

    (B)  por todas as informações prestadas no laudo pericial contábil.

    .

     26. O zelo profissional

    (b) O perito deve assumir a responsabilidade pessoal por todas as informações prestadas, quesitos respondidos, procedimentos adotados, diligências realizadas, valores apurados e conclusões apresentadas no laudo pericial contábil e no parecer técnico-contábil;

    .

    (C)  nos termos contratados em perícia extrajudicial.

    .

    26. O zelo profissional 

    (a) cumprir os prazos fixados pelo juiz em perícia judicial e nos termos contratados em perícia extrajudicial, inclusive arbitral;

    .

    (E)  seu posicionamento após críticas ou argumentos contrários.

    .

    26. O zelo profissional 

    (f) ser receptivo aos argumentos e críticas, podendo ratificar ou retificar o posicionamento anterior.


ID
2985388
Banca
FCC
Órgão
SEFAZ-BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Um exemplo de problema ambiental é o resultado do lançamento de poluentes nos rios. Embora a mensuração do problema apresente desafios, segundo a teoria microeconômica

Alternativas
Comentários
  • A) O Custo Marginal Social é maior que o Custo Marginal do Proprietário

    B) O CMg externo (social) é crescente (quanto mais polui, maior aumenta o custo social). A tecnologia de proporções fixas não inverte a situação.

    C) A aplicação de taxas estimula a instalação de novas tecnologias para reduzir o custo do proprietário.

    D) Gabarito

    E) Quando há informações incompletas, a fixação de limites pode ser utilizada para reduzir o custo externo

  • Fala pessoal! Tudo beleza com vocês?

    Professor Jetro Coutinho na área, para comentar esta questão sobre falhas de mercado, especificamente as externalidades. 

    Externalidades são efeitos que a ação de pessoas e empresas tem sobre terceiros. Elas são consideradas falhas de mercado, justamente porque o sistema de preços não consideram os efeitos positivos ou negativos que essa ação causa sobre terceiros.

    O problema ambiental é um caso clássico de externalidades.

    Vamos às alternativas:

    A) Incorreta. A externalidade ocorre quando há diferença entre o custo social e o custo privado. No caso da poluição, o custo privado (da empresa) é MENOR que o custo social (da sociedade). É por isso que a empresa polui: o custo dela é menor do que o custo de toda a sociedade. 

    B) Incorreta. Para produzir, uma empresa precisa de fatores de produção, como capital e trabalho. Ao usar uma tecnologia de proporções fixas, ela vai usar uma proporção fixa de capital e trabalho. Essa situação gera um Custo Marginal Externo CRESCENTE (e não decrescente, como afirma a questão), já que os fatores fixos serão cada vez menos produtivos, pois se exaurem mais.

    C) Incorreta. Este seria o imposto de Pigou. A ideia desse imposto é taxar a empresa com base no tanto que ela polui, para que aumentar o custo da empresa poluente. Ao poluir mais, a empresa paga mais imposto. Ao poluir menos, a empresa paga menos imposto. Assim, se a empresa poluente desenvolver uma tecnologia que polua menos para pagar menos imposto, todos na sociedade serão beneficiados. Ou seja, neste exemplo, o imposto incentivaria a empresa a investir em novas tecnologias, pois a empresa só investiria para fugir da tributação.  Caso não houvesse a tributação, a empresa não investiria.

    D) Correta. Essa alternativa se baseia na ideia de Ronald Coase, segundo a qual, a questão do meio ambiente é uma externalidade que poderia ser resolvida caso tivéssemos direitos de propriedade bem definidos. No entanto, essa alternativa também traz algumas desvantagens, pois mesmo que haja negociação, a  empresa pode se sentir legitimada a poluir e, quanto mais proprietários envolvidos houver, mais difícil será essa negociação. 

    E) Incorreta. É claro que se não tivermos informações completas sobre os custos de redução da poluição  isso vai evitar com que seja atingido o máximo de eficiência. No entanto, se pararmos para pensar, não temos informações completas sobre tudo e, mesmo assim, ações públicas e privadas continuam sendo realizadas no dia-a-dia. Portanto, limites de poluição são possíveis mesmo que haja informações incompletas. Só será necessário ajustar esses limites de vez em quando, sempre que houver novas informações disponíveis. 


    Gabarito do Professor: Letra D.

ID
3325825
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Uberlândia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Sobre a elaboração de cenários estratégicos, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Tema de gestão estratégica dentro de administração pública, mais especificamente sobre elaboração de cenários.

    Vamos verificar as alternativas, lembrando que se deve assinalar a INCORRETA:

    A) CORRETA. De fato, ambientes políticos instáveis, por exemplo, geram imprevisibilidade e, justamente por isso, a percepção de diferentes cenários torna-se fundamental na tomada de decisão já que se pode adotar o melhor posicionamento a partir do desenrolar de diferentes situações.

    B) CORRETA. Mais uma vez está certo, ao se elaborar cenários possíveis, permite-se estar melhor preparado para agir de uma forma ou de outra no futuro (dar a melhor resposta), independente se esse resultado futuro está ligado ao presente ou passado, mas também pode estar.

    C) CORRETA. Essa é a descrição mais detalhada da elaboração de cenários, isto é, dos processos mais minuciosos dentro dessa elaboração estratégica. Nada de errado na assertiva.

    D) INCORRETA. Primeiro, como vimos no item B, elaboração de cenários não está, necessariamente, ligada ao passado, aqui já está incorreto. Ademais, os cenários não explicam o passado, mas permitem a melhor reação para possibilidades futuras. Ainda, não se restringem, de forma alguma, a aspectos quantitativos, a análise QUALITATIVA é tão importante quanto a quantitativa. Alternativa totalmente incorreta portanto.


    Gabarito do Professor: Letra D.

ID
3687244
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Petrobras
Ano
2004
Disciplina
Economia
Assuntos

A verificação da confiabilidade dos resultados da simulação de um sistema real envolve a análise de sensibilidade. Julgue o item a seguir a repeito desse assunto. 

Em programação linear, usam-se derivadas para se estudar o impacto das variações das variáveis na função objetivo do modelo. 

Alternativas