A curva de indiferença representa todas as combinações possíveis de dois bens que geram a mesma utilidade para o consumidor.
Assim, a sua inclinação se dá pela razão entre as utilidades marginais dos dois bens.
Ela mede, o quanto deve ser a variação da quantidade de um bem em relação à do outro para manter a utilidade constante, ou seja, manter-se na mesma curva de indiferença.
Essa razão é conhecida como TAXA MARGINAL DE SUBSTITUIÇÃO.
Resposta: C
Assertiva sobre curvas de indiferença, tema da teoria do consumidor dentro da microeconomia.
Vamos verificar as alternativas:
A) ERRADA. Restrição orçamentária evidencia as combinações de consumo que esgotam a renda do consumidor, não se trata de curva de indiferença, embora se relacionem.
B) ERRADA. O custo marginal é o custo adicional na produção de uma unidade adicional de determinado produto, é um conceito da teoria da firma e não do consumidor.
C) CERTA. A taxa marginal de substituição é a taxa pela qual o consumidor troca o consumo de um bem por outro, ela se modifica ao longo da curva de indiferença e representa, justamente, a inclinação dessa curva.
D) ERRADA. Mapa de indiferença é a representação das diferentes curvas de indiferença do consumidor, cada uma delas gerando um nível de utilidade específico, é o conjunto das curvas de indiferença portanto.
Gabarito do Professor: Letra C.