SóProvas


ID
332587
Banca
FUNCAB
Órgão
SESAP-RN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Pela primeira vez na história da humanidade, a porção de população que vive em áreas urbanas ultrapassou, entre 2007 e 2008, a daquela que vive emzonas rurais.

Projeções da ONU apontam para um aumento significativo da taxa de urbanização nas próximas décadas, que deve atingir 59,7%em2030 e 69,6%em2050.

Essa transformação não vai ocorrer com a mesma intensidade no espaço mundial. As regiões onde o processo de urbanização deve ocorrer de formamais expressiva são:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: letra B.

    Saturação das metrópoles

    Pela primeira vez na história da humanidade, a porção da população mundial que vive em áreas urbanas ultrapassou, entre 2007 e 2008, a daquela que vive em zonas rurais. Agora, mais de 3,3 mil milhões de pessoas moram em cidades. Por Philip S. GolubLe Monde diplomatique Brasil

    A urbanização extensiva de regiões pobres e emergentes revolucionou os modos de ser e agir de grande parte da humanidade. Ao mesmo tempo origem e consequência das migrações que intensifica, ela cria novas estratificações sociais e acentua o movimento de transformação do ecossistema global pelo ser humano

    Pela primeira vez na história da humanidade, a porção da população mundial que vive em áreas urbanas ultrapassou, entre 2007 e 2008, a daquela que vive em zonas rurais. Agora, mais de 3,3 mil milhões de pessoas moram em cidades. Destas, mais de 500 milhões estão em megalópoles com mais de 10 milhões de habitantes ou em grandes cidades com mais de 5 milhões de habitantes. Daqui para frente, projecções da Organização das Nações Unidas (ONU) apontam para um aumento significativo da taxa de urbanização nas próximas décadas, que deve atingir 59,7% em 2030 e 69,6%, em 2050. Os novos e antigos centros urbanos vão absorver a maior parte do crescimento que está por vir.1

    Tal transformação em larga escala vai afectar, sobretudo, as regiões pobres e emergentes mais populosas. Já fortemente urbanizados, os países mais desenvolvidos devem experimentar um aumento relativamente pequeno do índice de população urbana: dos 74% actuais para cerca de 85% em meados deste século, impelindo as possibilidades de expansão ao limite. O mesmo vale para a América Latina, em razão de sua urbanização precoce, ocorrida desde o início do século XX, e diferente daquela dos países ricos.

    Fonte: http://www.esquerda.net/node/6530

  • Não pode ser a C porque o Brasil se tornou em 1970 majoritariamente urbano, hoje essa população representa 85% contra 15% do campo. Se o Brasil que é um país emergente já apresenta esse nível, imagine os países desenvolvidos citados.

    Única alternativa restante é a letra B.