SóProvas


ID
3325903
Banca
IADES
Órgão
SES-DF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

De acordo com o artigo 35-II da Lei nº 4.320/1964, pertencem ao exercício financeiro as despesas nele legalmente empenhadas. Acerca das despesas empenhadas, mas não pagas até 31 de dezembro, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Lei nº 4.320/1964

    Art. 103 [...]

    Parágrafo único. Os Restos a Pagar do exercício serão computados na receita extraorçamentária para compensar sua inclusão na despesa orçamentária.

  • Comentários das alternativas incorretas

    A) Temos dois tipos de Restos a Pagar: Processados (passou pelo empenho e liquidação) e Não Processados (apenas empenho). Assim, é errado afirmar que apenas ficou pendente a fase de pagamento pois neste caso estão apenas os Restos a Pagar processados.

    C) Se houver a entrega pelo fornecedor do objeto do empenho, a Administração Pública NÃO está obrigada efetuar o pagamento da despesa. Pois, precisa respeitar as fases de execução da despesa (1°empenho, 2°liquidação e 3° pagamento). E se for o caso poderá inscrevê-la em restos a pagar processados ou não processados.

    D) Pagamento de Restos a Pagar é despesa extraorçamentária

    E) As obrigações contraídas pelo titular do Poder, no último quadrimestre do mandato, que não possam ser cumpridas integralmente dentro do exercício por insuficiência de disponibilidade de caixa NÃO serão inscritas em restos a pagar.

  • Os valores inscritos como restos a pagar no exercício serão computados como receita extraorçamentária no balanço financeiro para compensar sua inclusão como despesa orçamentária executada.

    Gabarito B

  • Letra B

    RESTOS À PAGAR

    Na Inscrição:

    Despesa Orçamentária

    Receita Extraorçamentária

     

    No Pagamento:

    Despesa Extraorçamentária

    Receita Orçamentária