SóProvas


ID
332695
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Com relação às características e funções básicas de um sistema operacional, julgue os itens seguintes.

Região crítica é o termo utilizado para denominar a parte do código do programa na qual é realizado o acesso a um recurso compartilhado.

Alternativas
Comentários
  • Região crítica: parte do código onde é feito o acesso ao recurso compartilhado.

    Em programação concorrente, uma região crítica - também conhecida por seção crítica  - é uma área de código de um algoritmo que acede um recurso compartilhado que não pode ser acedido concorrentemente por mais de uma linha de execução. O objetivo é tornar a operação sobre o recurso compartilhado atômica. Uma região crítica geralmente termina num tempo específico, e uma linha de execução ou processo só precisa esperar um tempo específico para entrá-la. Algum mecanismo de sincronização é necessário para implementar a entrada e a saída duma região crítica para assegurar o uso exclusivo, como por exemplo um semáforo.

    O acesso concorrente pode ser evitado ao controlar cuidadosamente quais variáveis são modificadas dentro e fora a região crítica. Uma região crítica é geralmente usada quando um programa multitarefa deve atualizar diversas variáveis relacionadas sem que outra linha de execução faça modificações conflitantes nos dados. Numa situação relacionada, uma região crítica também pode ser usada para assegurar que um recurso compartilhado como uma impressora seja acedido por somente um processo a cada vez.

    A definição da região crítica é importante para a implementação de exclusão mútua, usada para evitar condições de corrida.

  • "Considere um sistema composto por n processos {P0, P1, ..., Pn-1}. Cada processo tem um segmento de código, chamado seção crítica, em que o processo pode estar alterando variáveis comuns, atualizando uma tabelam gravando em um arquivo e assim por diante."

    Silberschatz. Fundamentos de SO. 8º edição, página 122.

  • "A solução mais simples para evitar os problemas de compartilhamento apresentados no item an- terior é impedir que dois ou mais processos acessem um mesmo recurso simultaneamente. Para isso, enquanto um processo estiver acessando determinado recurso, todos os demais processos que queiram acessá-lo deverão esperar pelo término da utilização do recurso. Essa ideia de ex- clusividade de acesso é chamada exclusão mútua (mutual exclusion).

    A exclusão mútua deve afetar apenas os processos concorrentes somente quando um deles estiver fazendo acesso ao recurso compartilhado. A parte do código do programa onde é feito o acesso ao recurso compartilhado é denominada região crítica (critical region). Se for possível evitar que dois processos entrem em suas regiões críticas ao mesmo tempo, ou seja, se for garantida a execução mutuamente exclusiva das regiões críticas, os problemas decorrentes do compartilha- mento serão evitados."

     (B. 97)

    B., MACHADO, F., MAIA, Paulo. Arquitetura de Sistemas Operacionais, 5ª edição. LTC Editora, 03/2013. VitalBook file.

    A citação fornecida é uma diretriz. Verifique a exatidão de cada citação antes de usar.

  • Para evitar problemas de compartilhamento, temos que achar uma maneira de garantir que os recursos só possam ser acessados por um processo de cada vez, ou seja, quando um processo estiver em uma Região Crítica( parte do programa que leva à condição de corrida), nenhum outro processo poderá entrar nesta mesma região. Em outras palavras, precisamos implementar a Exclusão Mútua de execução.

    http://fubica.lsd.ufcg.edu.br/hp/cursos/so/LabSO/comunicacao.html
  • Gabarito Certo

    Em programação concorrente, uma região crítica - também conhecida por seção crítica (português brasileiro) ou secção crítica (português europeu) - é uma área de código de um algoritmo que acessa um recurso compartilhado que não pode ser acedido concorrentementepor mais de uma linha de execução. O objetivo é tornar a operação sobre o recurso compartilhado atômica. Uma região crítica geralmente termina num tempo específico, e uma linha de execução ou processo só precisa esperar um tempo específico para entrá-la. Algums mecanismos de sincronização são necessários para implementar a entrada e a saída de uma região crítica para assegurar o uso exclusivo, como por exemplo um semáforo.

    O acesso concorrente pode ser evitado ao controlar cuidadosamente quais variáveis são modificadas dentro e fora a região crítica. Uma região crítica é geralmente usada quando um programa multitarefa deve atualizar diversas variáveis relacionadas sem que outra linha de execução faça modificações conflitantes nos dados. Numa situação relacionada, uma região crítica também pode ser usada para assegurar que um recurso compartilhado como uma impressora seja acessado por somente um processo a cada vez.

    A definição da região crítica é importante para a implementação de exclusão mútua, usada para evitar condições de corrida.

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !