Economia criativa, ações colaborativas, construção de um “todo” diferente a partir de uma parte pequena e comum. Existem cada vez mais formas de mudar o que pode ser mudado e entender que isso é importante.
O primeiro passo é ter vontade. O segundo é entender o que você pode oferecer. O terceiro é encontrar ou mesmo inventar um projeto, uma iniciativa que realmente faça a diferença na vida de 100, 20, uma pessoa.
Não basta a ideia, embora sem ela nada aconteça. É preciso o gesto, o convite, o primeiro passo. Depois surgem as conversas, as costuras, os olhares estrangeiros que trazem frescor e caminhos. Quando você percebe, descobriu uma nova forma de valorizar mães da periferia, de construir uma nova identidade para crianças em situação de risco social, de aproveitar o espaço urbano de uma maneira mais humana.
O importante é se movimentar e abrir portas e braços. Porque a gente tem a sensação que o mundo muda, mas nem sempre se lembra que tem alguém fazendo essa mudança, pequeno passo a pequeno passo.
Mude um pixel do mundo você também. Vale a pena.
MAURILO. O pastelzinho. UAI. Disponível em: <http://zip.net/
brsWP6>. Acesso em: 24 fev. 2016 (Adaptação).
São objetivos do texto, EXCETO: