SóProvas


ID
332797
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sistemas de Informação
Assuntos

Com relação aos fundamentos de software livre, julgue os itens seguintes.

Um software é denominado freeware se o autor optar por oferecê-lo gratuitamente a todos, mas mantiver a sua propriedade legal, do que se conclui que ele pode impor restrições de uso a esse software.

Alternativas
Comentários
  • No caso de um freeware, o código fonte não está disponível; ele é distribuído na sua forma binária (programa executável) e não pode ser modificado. Entretanto, pode ser copiado e distribuído gratuitamente.

    Exemplos: plugins e leitores como Adobe Acrobat Reader e Real Player.

  • Software gratuito ou freeware é qualquer programa de computador cuja utilização não implica o pagamento de licenças de uso ou royalties. É importante não confundir o free defreeware com o free de free software, pois no primeiro uso o significado é de gratuito, e no segundo de livre. Um programa licenciado como freeware não é necessariamente umsoftware livre, pode não ter código aberto e pode acompanhar licenças restritivas, limitando o uso comercial, a redistribuição não autorizada, a modificação não autorizada ou outros tipos de restrições. O freeware diferencia-se do shareware, no qual o usuário deve pagar para acessar a funcionalidade completa ou tem um tempo limitado de uso gratuito.
  • Gabarito Certo

    Software gratuito ou freeware é qualquer programa de computador cuja utilização não implica o pagamento de licenças de uso ou royalties. É importante não confundir o free de freeware com o free de free software, pois no primeiro uso o significado é de gratuito, e no segundo de livre. Um programa licenciado como freeware não é necessariamente um software livre, pode não ter código aberto e pode acompanhar licenças restritivas, limitando o uso comercial, a redistribuição não autorizada, a modificação não autorizada ou outros tipos de restrições. O freeware diferencia-se do shareware, no qual o usuário deve pagar para acessar a funcionalidade completa ou tem um tempo limitado de uso gratuito.

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Freeware: é o mesmo que gratuito. Sua utilização não necessita de cobrança e todas as funções do programa podem ser acessada pelo usuário

    Shareware: O software possui algumas limitações de relação ao acesso de funcionalidades ou limite de tempo de sua utilização, geralmente contado em em dias ou quantidade de execuçõe, a partir do momento em que o software é instalado. Para ter acesso a essa ferramentas bloqueadas ou usar por tempo indetermidado o usuário terá qeu pagar pelo produto

    Adware: O formato de comercialização adware consistem em inserir uma publicidade no programa, de forma que o usuário é obrigado a ter contato com aquele anúncio todas as vezes que utiliza o software, a propaganta só é retirada mediante a um pagamento por parte do cliente. Softawares de conversão de formatos para serem instalados no computador do usuário, é ume exemplo.

    Open Source: os programas open source, alem de serem totalmente gratuitos e sem nenhum tipo de restrição aos usuários, possuem código fonte de programação acoplados a eles. Isso significa que qualquer pessoa pode modificar as funções do software sem a necessidade de nenhum tipo de pagamento aos desenvolvedores. E se além dessas características, ainda ele permitir modificações, teremos os software livre.

  • Gabarito: Certo

    No caso de um freeware, o código fonte não está disponível; ele é distribuído na sua forma binária (programa executável) e não pode ser modificado. Entretanto, pode ser copiado e distribuído gratuitamente.

    Exemplos: plugins e leitores como Adobe Acrobat Reader e Real Player.

  • Gab: certo

    código fechado+gratuito+avaliação = shareware

    código fechado e gratuito = freeware

    código fechado+pago = proprietário

    código aberto e gratuito = open source

    Autor: Fernando Nishimura

  • CERTO

    Licença freeware pode restringir o tipo de uso, como para uso não comercial, não lucrativo ou somente para uso acadêmico.

  • Só lembrar dos aplicativos de celular gratuitos, que permitem o uso de diversas funcionalidades, mas que ao se aprofundar oferece opções que só podem ser compradas.