-
Tipos de ataques de Phishing Scam
Ataque ao Servidor DNS
Ataque baseado na técnica "DNS cache poisoning", ou envenenamento de cache DNS, que consiste em corromper o DNS (Sistema de nomes de domínio) em uma rede de computadores, fazendo com que a URL (localizador uniforme de recursos ou endereço www) de um site passe a apontar para um servidor diferente do original. Ao digitar a URL(endereço) do site que deseja acessar, um banco por exemplo, o servidor DNS converte o endereço em um número IP, correspondente ao do servidor do banco. Se o servidor DNS estiver vulnerável a um ataque de Pharming, o endereço poderá apontar para uma página falsa hospedada em outro servidor com outro endereço IP, que esteja sob controle de um golpista.
URLs Falsas
Uma outra maneira é a criação de URLs extensas que dificultam a identificação por parte do usuário. Um exemplo simples pode ser: secure.nomedoseubanco.com.br/internetbanking/eud=651656JFYDHJJUHGRedirectto:maisalgumacoisa.dominiofalso.com Onde o usuário pode diretamente olhar o início da URL e acreditar que está na região segura do site do seu banco, enquanto que na verdade está em um subdomínio do website dominiofalso.com.
Formulários HTML Falsos em E-mails
Outra técnica menos frequente é a utilização de formulários em emails com formatação HTML. Com isso, um usuário incauto pode diretamente no seu email incluir as informações requeridas pelo atacante, e com isso, o mesmo nem precisa se preocupar com a clonagem da interface do banco.
fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Phishing
-
Na verdade envenenamento de DNS é Pharming
http://en.wikipedia.org/wiki/Pharming
-
Para não confundir, o termo "pharming" é um neologismo baseado na palavras "farming" e "phishing". Portanto é uma forma de phishing.
Bons estudos.
-
Na realidade as URLs são VERDADEIRAS e a RESOLUÇÃO de NOME para IP que traz um IP FALSO.
O usuário digita a URL VERDADEIRA, por exemplo: www.uol.com.br e na hora de fazer a conversão do NOME para IP do servidor web do uol, o endereço IP será informado diferente do verdadeiro.
Assim o Cespe nos quebra...
E sim, PHARMING é um tipo de PHISHING
-
Além do pharming, há outras variantes do phishing:
Spear phishing: phishing direcionado.
Whaling: phishing para funcionários da alta direção de uma organização.
-
Gabarito Certo
Referrals: Atacante usa escuta de rede para capturar requisições de um servidor para o seu servidor raiz e se passa por ele. Dessa forma, ele mesmo (atacante) responde com informações falsas.
Pharming: Atacante se passa pelo servidor DNS raiz e envia pacotes ao servidor DNS mudando endereços de sites conhecidos. A mudança fica no cache do servidor DNS.
"Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
Força e Fé !
Fortuna Audaces Sequitur !
-
A rigor, Pharming é um tipo específico de Phishing.
-
A cespe já considerou o Phishing e o Pharming com a mesma finalidade.
Ano: 2018 Banca: Órgão: Prova:
Julgue o item que se segue, a respeito de DNS (domain name service).
Um tipo de ataque contra o serviço DNS é o pharming, que envolve o redirecionamento do navegador do usuário para sítios falsos por meio da técnica conhecida como envenenamento de cache DNS.
gab : Certo
-
Os dez tipos mais comuns de Phishing
6 - O Pharming é um tipo bem perigoso de phishing, pois ele ataca o servidor DNS, principalmente de empresas. O ataque pode ser ou com a instalação de um cavalo de troia em algum computador host ou diretamente na rede. A partir daí, qualquer endereço de site, mesmo que pareça confiável, pode levar a páginas fraudulentas sem que o usuário desconfie. Assim, os hackers conseguem coletar informações de várias pessoas ao mesmo tempo. Os programas de antivírus são muito importantes para evitar esse tipo de contaminação.
Fonte: techtudo
-
GAB: C
errei, mas fui pesquisar...
Pharming é um tipo específico de phishing que envolve a redireção da navegação do usuário para sites falsos, por meio de alterações no serviço de DNS (Domain Name System). Neste caso, quando você tenta acessar um site legítimo, o seu navegador Web é redirecionado, de forma transparente, para uma página falsa. Esta redireção pode ocorrer:
- por meio do comprometimento do servidor de DNS do provedor que você utiliza;
- pela ação de códigos maliciosos projetados para alterar o comportamento do serviço de DNS do seu computador;
- pela ação direta de um invasor, que venha a ter acesso às configurações do serviço de DNS do seu computador ou modem de banda larga.
Fonte: Cartilha
Ano: 2018 Banca: CESPE Órgão: Polícia Federal
Um tipo de ataque contra o serviço DNS é o pharming, que envolve o redirecionamento do navegador do usuário para sítios falsos por meio da técnica conhecida como envenenamento de cache DNS. Certo
-
Correto, pharming é um tipo específico de phishing
-
Gabarito "CERTO"
Comentário: pharming é uma espécie de phishing.
Diferentes tipos de phishing:
- Spear Phishing.
- Whaling.
- Vishing.
- Phishing de e-mail.