SóProvas


ID
3328303
Banca
IDECAN
Órgão
UNIVASF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

José é servidor público federal ocupante de função comissionada, lotado e em exercício em uma Universidade Federal, e por diversas vezes se apresentou embriagado ao serviço. Foi instaurado procedimento perante a Comissão de Ética para apurar a conduta de José. Ao final, concluiu-se que houve violação ao Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal.

Em relação à essa situação, assinale a alternativa que indica corretamente a penalidade que poderá ser aplicada pela Comissão de Ética.

Alternativas
Comentários
  • Comissão de ética não pode aplicar pena de Advertência, Suspensão ou demissão/exoneração;

    É proibido aplicação de remoção como pena!

  • Resumão: Ética aplica somente censura, nada mais!

    Fontes legais:

    Decreto 1.171

    XXII - A pena aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é a de censura e sua fundamentação constará do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com ciência do faltoso.

    No máximo ela pode encaminhar a autoridade competente uma sugestão de se instaurar de exoneração / instauração de PAD.

    Decreto 6.029

    § 5  Se a conclusão for pela existência de falta ética, além das providências previstas no Código de Conduta da Alta Administração Federal e no Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, as Comissões de Ética tomarão as seguintes providências, no que couber:

    I - encaminhamento de sugestão de exoneração de cargo ou função de confiança à autoridade hierarquicamente superior ou devolução ao órgão de origem, conforme o caso;

    II -- encaminhamento, conforme o caso, para a Controladoria-Geral da União ou unidade específica do Sistema de Correição do Poder Executivo Federal de que trata o, para exame de eventuais transgressões disciplinares; e

    III - recomendação de abertura de procedimento administrativo, se a gravidade da conduta assim o exigir. 

  • A única punição aplicada pela Comissão de Ética é a Censura.

  • Isso não é 8.112.

  • GABARITO: LETRA A

    DAS COMISSÕES DE ÉTICA

    ☛ XXII - A pena aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é a de censura e sua fundamentação constará do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com ciência do faltoso.

    DECRETO Nº 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994.

  • GABARITO: LETRA A

    CAPÍTULO II

    DAS COMISSÕES DE ÉTICA

    XXII - A pena aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é a de censura e sua fundamentação constará do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com ciência do faltoso.

    FONTE:  DECRETO No 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994.  

  • As Comissões de Ética NÃO aplicam advertência, suspensão, demissão e muito menos multa. Apenas censura.

  • Comissão de Ética aplica CENSURA somente.

  • Melhor questão para se cair em concurso, pois exige conhecimento do Decreto e não apenas o bom senso!

  • Gabarito''A''.

    A questão trata do Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal (Lei Federal nª 1.171/94)

    Analisando a situação trazida no texto do enunciado da questão, temo que José, servidor público federal ocupante de função comissionada, lotado e em exercício em uma Universidade Federal, apresentou-se embriagado ao serviço por diversas vezes, incorrendo, portanto, na vedação contida no inciso XV, n da Lei Federal nª 1.171/94, qual seja: CENSURA. 

    Não desista em dias ruins. Lute pelos seus sonhos!

  • Censura! ^_^

    Ah! Se sempre fosse fácil assim.

  • Somente a CENSURA é considerada penalidade dentro do código de ética.

  • XXII - A pena aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é a de censura e sua fundamentação constará do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com ciência do faltoso.