SóProvas


ID
3328402
Banca
IDECAN
Órgão
UNIVASF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

O arquivamento de documentos segue a teoria das três fases como princípio arquivístico, que identifica o ciclo de vida dos documentos e envolve

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra b

  • Gabarito: B

    Arquivo de primeira idade ou Corrente “Constituído de documentos em curso ou consultados frequentemente, conservados nos escritórios ou em repartições que os receberam e os produziram ou em dependências próximas de fácil acesso”.

    Arquivo de segunda idade ou Intermediário “Constituído de documentos que deixaram de ser frequentemente consultados, mas cujos órgãos que os receberam e os produziram podem ainda solicitá-los, para tratar de assuntos idênticos ou retomar um problema novamente focalizado. Não há necessidade de serem conservados próximos aos escritórios”.

    Arquivo de terceira idade ou Permanente “Constituído de documentos que perderam todo valor de natureza administrativa e que se conservam em razão de seu valor histórico ou documental e que constituem os meios de conhecer o passado e a sua evolução”.

  • tres fases

    1 idade : corrente

    2 idade: intermediario:

    3 idade : permanente

  • Questão de Grátis!

  • GAB B

    Classificação dos arquivos quanto aos estágios de evolução:

    1. Arquivos correntes (1°idade): são arquivos que guardam documentos mais novos e que estão sendo resolvidos. O uso desses arquivos são frequentes. Valor administrativo, fiscal, jurídico...
    2. Arquivos intermediários (2° idade): são arquivos que guardam documentos que já foram resolvidos, mas ainda podem ser questionados. Aguardam eliminação ou recolhimento, valor primário ou administrativo.
    3. Arquivos permanentes (3° idade): são arquivos que guardam documentos que já prescreveram e são guardados pelo seu valor histórico, cultural, probatório, informativo. Seu valor é secundário ou histórico.

     Na Teoria das 3 idades temos:

    • Arquivo de primeira idade ou corrente.
    • Arquivo de segunda idade ou intermediário. 
    • Arquivo de terceira idade ou permanente.
    1. Valor Primário (imediato): administrativo, legal, jurídico ou fiscal.
    2. Valor Secundário (mediato): histórico, probatório, informativo ou cultural.

    FONTE: MEUS RESUMOS

  • Resolução: a teoria das três idades é sistematizada a partir dos arquivos correntes, intermediários e permanentes.

    Os arquivos correntes são os setores de trabalho e guardam os documentos que estão sendo utilizados.

    Os arquivo intermediários armazenam os documentos que já cumpriram suas funções, mas podem vir a serem consultados. Além disso, aguardam a sua destinação final, que pode ser a eliminação ou a guarda permanente.

    Os arquivos permanentes armazenam os documentos que cumpriram suas funções e passaram a servir a administração a partir de seu valor secundário, ou seja, a partir de suas características históricas, culturais, probatórias ou informativas.

    Resposta: B

  • Corrente -----> 1ª idade -----> (ativa) -----> Primário

    Intermediário -----> 2ª idade -----> (semi-ativa) -----> Primário

    Permanente -----> 3ª idade -----> (inativa) -----> Secundário

    Letra B