GABARITO: LETRA A
? Para Teixeira e Braz (2009) esses princípios e valores, associados a outros três componentes imprimiriam uma perspectiva concreta e aplicável do projeto ético político no exercício profissional. Os componentes estariam compostos pela:
? Produção do conhecimento de Serviço Social ? onde estão sistematizadas as diversas modalidades práticas da profissão além de apresentarem os processos reflexivos do fazer profissional, especulativos, prospectivos e combativos. Estão representados pelos trabalhos de conclusão de curso, artigos científicos, dissertações, teses, livros, grupos de discussão e pesquisa, etc.
? Instâncias político-organizativas da profissão ? constituídas pelas organizações profissionais, organizações sindicais e estudantis onde podem ser conformadas, reformuladas e reafirmadas, as características gerais do projeto. Estão aqui inseridos o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Serviço Social, os sindicatos dos Assistentes Sociais, a ABEPSS Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social e as diversas outras associações.
? Dimensão jurídico-política ? onde se encontra disposto o conjunto de leis, resoluções, documentos políticos e normativos aprovados e recomendados para aplicação, sejam estes exclusivos da profissão a exemplo da Lei de Regulamentação Profissional (Lei 8742/1993) e Código de Ética Profissional ? 1996) ou ainda as legislações gerais que subsidiam sobremaneira a intervenção profissional: Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei Orgânica da Assistência Social, Lei Orgânica da Saúde, Estatuto do Idoso dentre outros.
Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3
? FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
Num exercício de sistematização, podemos identificar os elementos constitutivos do projeto éticopolítico do Serviço Social e os componentes que o materializam no processo sóciohistórico da profissão. São eles:
a)o primeiro se relaciona com a explicitação de princípios e valores ético‐políticos;
b) o segundo se refere à matriz teórico‐metodológica em que se ancora;
c)o terceiro emana da crítica radical à ordem social vigente a da sociedade do capital que produz e reproduz a miséria ao mesmo tempo em que exibe uma produção monumental de riquezas;
d)o quarto se manifesta nas lutas e posicionamentos políticos acumulados pela categoria através de suas formas coletivas de organização política em aliança com os setores mais progressistas da sociedade brasileira.
Teixeira e Braz (2009).