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Prova IDECAN - 2017 - Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo - MG - Assistente Social


ID
3328531
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O que é, mesmo, respeito?

      Um processo judicial chamou a atenção do país, provocando boa dose de polêmica. Um juiz de Niterói, Rio de Janeiro, descontente com a forma pela qual era tratado pelos empregados do seu condomínio, entrou na Justiça com uma ação em que exigia ser chamado de “senhor” ou “doutor”. E, de fato, obteve uma liminar que reconhecia sua queixa como procedente.

      Não se trata de caso único. Muitas pessoas têm queixas similares: não gostam do “você” ou do “meu bem”, formas de tratamento de uso cada vez mais disseminado no Brasil. O que, aliás, corresponde a uma mudança cultural. Num país que, durante a maior parte de sua história, admitiu a escravidão como fato normal e considerou indígenas criaturas inferiores (no período colonial discutia-se se os índios tinham alma), o servilismo era a regra. Escravos, empregados e até os filhos tinham de se dirigir aos donos da casa chamando-os de “senhor” ou “de senhora”. Aliás, e como a gente vê nas novelas de época, era este também o tratamento entre marido e mulher. “Doutor” era um título honorífico, sobretudo porque poucos concluíam a universidade: o analfabetismo era a regra. Até mesmo o coloquial “você” tem origem reverente: é a forma simplificada de vossa mercê – e quando se diz que uma pessoa está à mercê de alguém, estamos, inevitavelmente, falando de submissão. Quanto ao “tu”, só podia ser usado em relações íntimas; “tutear”, tratar alguém por tu, sempre foi sinônimo de grosseria. Notem que o inglês simplifica tudo isso com o “you”, que pode ser usado para qualquer um, desde o amigo até o presidente.

     As formas de tratamento mudaram no Brasil. E mudaram por razões práticas, mudaram porque se alterou a conjuntura social e cultural: doutores não nos faltam, e aqueles que têm doutorado já começam a questionar o uso do título por simples graduados em universidades. Mas as coisas mudaram, sobretudo, porque o país ficou mais democrático, mais igualitário. O juiz de Niterói tem direito a um tratamento respeitoso; aliás, qualquer pessoa tem direito a isso. A pergunta é se “doutor”, por exemplo, significa respeito. Talvez respeito seja uma coisa mais profunda, um tipo de relacionamento em que os direitos do outro, não importando a posição social desse outro, sejam reconhecidos. A melhor forma de respeito não é aquela imposta de cima para baixo, de dentro para fora, aquela que implica uma postura reverente, servil; a melhor forma de respeito é aquela que nasce de uma convicção interna, de uma forma madura de consciência: respeitamos o conhecimento, a competência, a dedicação, o valor pessoal de alguém. Quando essa motivação não existe, o tratamento pode ser até reverente, mas ocultará revolta ou deboche. “Sim, senhor” pode traduzir humildade, mas pode também ser a expressão de uma latente hostilidade.

     O verdadeiro respeito nasce da democracia, nasce da igualdade. No verdadeiro respeito o clássico “Você sabe com quem está falando?” deixa de existir, como deixa de existir o carteiraço. Quando chegamos a um clima de verdadeiro respeito, a questão das formas de tratamento torna-se secundária e tão antiga como a expressão vossa mercê.

(SCLIAR, Moacyr. Do jeito que nós vivemos – Belo Horizonte: Editora Leitura, 2007.)

Para que o tema do texto seja introduzido, o autor utiliza um recurso que demonstra

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    ? Um processo judicial chamou a atenção do país, provocando boa dose de polêmica. Um juiz de Niterói, Rio de Janeiro, descontente com a forma pela qual era tratado pelos empregados do seu condomínio, entrou na Justiça com uma ação em que exigia ser chamado de ?senhor? ou ?doutor?. E, de fato, obteve uma liminar que reconhecia sua queixa como procedente.

    ? Observa-se que o autor utiliza de um exemplo para dar fluidez a seu texto, ele o explicita (=torna explícito, revela um fato ocorrido), através dessa base, o autor constrói toda a sua linha de raciocínio.

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    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • A última que eu achei que fosse verdadeira era a alternativa A

    Por que choras, FGV?


ID
3328534
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O que é, mesmo, respeito?

      Um processo judicial chamou a atenção do país, provocando boa dose de polêmica. Um juiz de Niterói, Rio de Janeiro, descontente com a forma pela qual era tratado pelos empregados do seu condomínio, entrou na Justiça com uma ação em que exigia ser chamado de “senhor” ou “doutor”. E, de fato, obteve uma liminar que reconhecia sua queixa como procedente.

      Não se trata de caso único. Muitas pessoas têm queixas similares: não gostam do “você” ou do “meu bem”, formas de tratamento de uso cada vez mais disseminado no Brasil. O que, aliás, corresponde a uma mudança cultural. Num país que, durante a maior parte de sua história, admitiu a escravidão como fato normal e considerou indígenas criaturas inferiores (no período colonial discutia-se se os índios tinham alma), o servilismo era a regra. Escravos, empregados e até os filhos tinham de se dirigir aos donos da casa chamando-os de “senhor” ou “de senhora”. Aliás, e como a gente vê nas novelas de época, era este também o tratamento entre marido e mulher. “Doutor” era um título honorífico, sobretudo porque poucos concluíam a universidade: o analfabetismo era a regra. Até mesmo o coloquial “você” tem origem reverente: é a forma simplificada de vossa mercê – e quando se diz que uma pessoa está à mercê de alguém, estamos, inevitavelmente, falando de submissão. Quanto ao “tu”, só podia ser usado em relações íntimas; “tutear”, tratar alguém por tu, sempre foi sinônimo de grosseria. Notem que o inglês simplifica tudo isso com o “you”, que pode ser usado para qualquer um, desde o amigo até o presidente.

     As formas de tratamento mudaram no Brasil. E mudaram por razões práticas, mudaram porque se alterou a conjuntura social e cultural: doutores não nos faltam, e aqueles que têm doutorado já começam a questionar o uso do título por simples graduados em universidades. Mas as coisas mudaram, sobretudo, porque o país ficou mais democrático, mais igualitário. O juiz de Niterói tem direito a um tratamento respeitoso; aliás, qualquer pessoa tem direito a isso. A pergunta é se “doutor”, por exemplo, significa respeito. Talvez respeito seja uma coisa mais profunda, um tipo de relacionamento em que os direitos do outro, não importando a posição social desse outro, sejam reconhecidos. A melhor forma de respeito não é aquela imposta de cima para baixo, de dentro para fora, aquela que implica uma postura reverente, servil; a melhor forma de respeito é aquela que nasce de uma convicção interna, de uma forma madura de consciência: respeitamos o conhecimento, a competência, a dedicação, o valor pessoal de alguém. Quando essa motivação não existe, o tratamento pode ser até reverente, mas ocultará revolta ou deboche. “Sim, senhor” pode traduzir humildade, mas pode também ser a expressão de uma latente hostilidade.

     O verdadeiro respeito nasce da democracia, nasce da igualdade. No verdadeiro respeito o clássico “Você sabe com quem está falando?” deixa de existir, como deixa de existir o carteiraço. Quando chegamos a um clima de verdadeiro respeito, a questão das formas de tratamento torna-se secundária e tão antiga como a expressão vossa mercê.

(SCLIAR, Moacyr. Do jeito que nós vivemos – Belo Horizonte: Editora Leitura, 2007.)

Considerando os conhecimentos acerca da estruturação e tipologia textual em análise através do texto “O que é, mesmo, respeito?”, pode-se afirmar que sua principal finalidade é

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    ? Temos um texto argumentativo em que o autor defende sua posição, ela consiste em dizer que o respeito não advém de formas de tratamento, mas sim de uma condição que deveria ser natural a todo ser humano, independentemente da posição social ocupada por ele (=essa é a reflexão proposta pelo autor).

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    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 


ID
3328537
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O que é, mesmo, respeito?

      Um processo judicial chamou a atenção do país, provocando boa dose de polêmica. Um juiz de Niterói, Rio de Janeiro, descontente com a forma pela qual era tratado pelos empregados do seu condomínio, entrou na Justiça com uma ação em que exigia ser chamado de “senhor” ou “doutor”. E, de fato, obteve uma liminar que reconhecia sua queixa como procedente.

      Não se trata de caso único. Muitas pessoas têm queixas similares: não gostam do “você” ou do “meu bem”, formas de tratamento de uso cada vez mais disseminado no Brasil. O que, aliás, corresponde a uma mudança cultural. Num país que, durante a maior parte de sua história, admitiu a escravidão como fato normal e considerou indígenas criaturas inferiores (no período colonial discutia-se se os índios tinham alma), o servilismo era a regra. Escravos, empregados e até os filhos tinham de se dirigir aos donos da casa chamando-os de “senhor” ou “de senhora”. Aliás, e como a gente vê nas novelas de época, era este também o tratamento entre marido e mulher. “Doutor” era um título honorífico, sobretudo porque poucos concluíam a universidade: o analfabetismo era a regra. Até mesmo o coloquial “você” tem origem reverente: é a forma simplificada de vossa mercê – e quando se diz que uma pessoa está à mercê de alguém, estamos, inevitavelmente, falando de submissão. Quanto ao “tu”, só podia ser usado em relações íntimas; “tutear”, tratar alguém por tu, sempre foi sinônimo de grosseria. Notem que o inglês simplifica tudo isso com o “you”, que pode ser usado para qualquer um, desde o amigo até o presidente.

     As formas de tratamento mudaram no Brasil. E mudaram por razões práticas, mudaram porque se alterou a conjuntura social e cultural: doutores não nos faltam, e aqueles que têm doutorado já começam a questionar o uso do título por simples graduados em universidades. Mas as coisas mudaram, sobretudo, porque o país ficou mais democrático, mais igualitário. O juiz de Niterói tem direito a um tratamento respeitoso; aliás, qualquer pessoa tem direito a isso. A pergunta é se “doutor”, por exemplo, significa respeito. Talvez respeito seja uma coisa mais profunda, um tipo de relacionamento em que os direitos do outro, não importando a posição social desse outro, sejam reconhecidos. A melhor forma de respeito não é aquela imposta de cima para baixo, de dentro para fora, aquela que implica uma postura reverente, servil; a melhor forma de respeito é aquela que nasce de uma convicção interna, de uma forma madura de consciência: respeitamos o conhecimento, a competência, a dedicação, o valor pessoal de alguém. Quando essa motivação não existe, o tratamento pode ser até reverente, mas ocultará revolta ou deboche. “Sim, senhor” pode traduzir humildade, mas pode também ser a expressão de uma latente hostilidade.

     O verdadeiro respeito nasce da democracia, nasce da igualdade. No verdadeiro respeito o clássico “Você sabe com quem está falando?” deixa de existir, como deixa de existir o carteiraço. Quando chegamos a um clima de verdadeiro respeito, a questão das formas de tratamento torna-se secundária e tão antiga como a expressão vossa mercê.

(SCLIAR, Moacyr. Do jeito que nós vivemos – Belo Horizonte: Editora Leitura, 2007.)

E, de fato, obteve uma liminar que reconhecia sua queixa como procedente.” (1º§) No trecho transcrito anteriormente, as formas verbais destacadas dizem respeito aos mesmos tempos, pessoas e modos verbais, na sequência em que são apresentados, expressos pelo par:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    ? ?E, de fato, obteve uma liminar que reconhecia sua queixa como procedente.? (1º§) ? respectivamente, 3ª pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo e 3ª pessoa do singular do pretérito imperfeito do indicativo.

    A) Proveja / quereria ? 3ª pessoa do singular do presente do subjuntivo (=já eliminamos).

    B) Precaveste / havia. ? 2ª pessoa do plural do pretérito perfeito do indicativo (=já eliminamos).

    C) Impetrou / ignorava.

    D) Requerera / reaveria ? 3ª pessoa do singular do pretérito Mais-que-perfeito (=já eliminamos).

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  • Assertiva C

    Impetrou / ignorava.

  • Terminações do pretérito imperfeito - ava,inha,ia e unha


ID
3328540
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O que é, mesmo, respeito?

      Um processo judicial chamou a atenção do país, provocando boa dose de polêmica. Um juiz de Niterói, Rio de Janeiro, descontente com a forma pela qual era tratado pelos empregados do seu condomínio, entrou na Justiça com uma ação em que exigia ser chamado de “senhor” ou “doutor”. E, de fato, obteve uma liminar que reconhecia sua queixa como procedente.

      Não se trata de caso único. Muitas pessoas têm queixas similares: não gostam do “você” ou do “meu bem”, formas de tratamento de uso cada vez mais disseminado no Brasil. O que, aliás, corresponde a uma mudança cultural. Num país que, durante a maior parte de sua história, admitiu a escravidão como fato normal e considerou indígenas criaturas inferiores (no período colonial discutia-se se os índios tinham alma), o servilismo era a regra. Escravos, empregados e até os filhos tinham de se dirigir aos donos da casa chamando-os de “senhor” ou “de senhora”. Aliás, e como a gente vê nas novelas de época, era este também o tratamento entre marido e mulher. “Doutor” era um título honorífico, sobretudo porque poucos concluíam a universidade: o analfabetismo era a regra. Até mesmo o coloquial “você” tem origem reverente: é a forma simplificada de vossa mercê – e quando se diz que uma pessoa está à mercê de alguém, estamos, inevitavelmente, falando de submissão. Quanto ao “tu”, só podia ser usado em relações íntimas; “tutear”, tratar alguém por tu, sempre foi sinônimo de grosseria. Notem que o inglês simplifica tudo isso com o “you”, que pode ser usado para qualquer um, desde o amigo até o presidente.

     As formas de tratamento mudaram no Brasil. E mudaram por razões práticas, mudaram porque se alterou a conjuntura social e cultural: doutores não nos faltam, e aqueles que têm doutorado já começam a questionar o uso do título por simples graduados em universidades. Mas as coisas mudaram, sobretudo, porque o país ficou mais democrático, mais igualitário. O juiz de Niterói tem direito a um tratamento respeitoso; aliás, qualquer pessoa tem direito a isso. A pergunta é se “doutor”, por exemplo, significa respeito. Talvez respeito seja uma coisa mais profunda, um tipo de relacionamento em que os direitos do outro, não importando a posição social desse outro, sejam reconhecidos. A melhor forma de respeito não é aquela imposta de cima para baixo, de dentro para fora, aquela que implica uma postura reverente, servil; a melhor forma de respeito é aquela que nasce de uma convicção interna, de uma forma madura de consciência: respeitamos o conhecimento, a competência, a dedicação, o valor pessoal de alguém. Quando essa motivação não existe, o tratamento pode ser até reverente, mas ocultará revolta ou deboche. “Sim, senhor” pode traduzir humildade, mas pode também ser a expressão de uma latente hostilidade.

     O verdadeiro respeito nasce da democracia, nasce da igualdade. No verdadeiro respeito o clássico “Você sabe com quem está falando?” deixa de existir, como deixa de existir o carteiraço. Quando chegamos a um clima de verdadeiro respeito, a questão das formas de tratamento torna-se secundária e tão antiga como a expressão vossa mercê.

(SCLIAR, Moacyr. Do jeito que nós vivemos – Belo Horizonte: Editora Leitura, 2007.)

De acordo com as relações sintáticas indicadas pelos termos ou expressões destacados nos trechos transcritos do texto, estabeleça a correspondência correta entre as colunas a seguir.

1.Num país que, durante a maior parte de sua história, (...)” (2º§)

2.Muitas pessoas têm queixas similares: (...)” (2º§)

3. “(...) era este também o tratamento entre marido e mulher.” (2º§)

4. “(...) doutores não nos faltam, (...)” (3º§)

( ) Objeto indireto.

( ) Predicativo do sujeito.

( ) Sujeito.

( ) Objeto direto.

A sequência está correta em

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    1. ?Num país que, durante a maior parte de sua história, admitiu a escravidão como fato normal e considerou (...)? (2º§) ? pronome relativo retomando o substantivo "país" e exercendo a função sintática de sujeito do verbo "admitiu".

    2. ?Muitas pessoas têm queixas similares: (...)? (2º§) ? tem alguma coisa (=verbo transitivo direto), o termo em destaque é objeto direto (=complemento sem preposição).

    3. ?(...) era este também o tratamento entre marido e mulher.? (2º§) ? este era alguma coisa (=verbo de ligação "ser ? era" ligando o sujeito ao predicativo do sujeito).

    4. ?(...) doutores não nos faltam, (...)? (3º§) ? faltam a alguém (=pronome oblíquo átono "nos" exercendo a função sintática de objeto indireto).

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ID
3328543
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O que é, mesmo, respeito?

      Um processo judicial chamou a atenção do país, provocando boa dose de polêmica. Um juiz de Niterói, Rio de Janeiro, descontente com a forma pela qual era tratado pelos empregados do seu condomínio, entrou na Justiça com uma ação em que exigia ser chamado de “senhor” ou “doutor”. E, de fato, obteve uma liminar que reconhecia sua queixa como procedente.

      Não se trata de caso único. Muitas pessoas têm queixas similares: não gostam do “você” ou do “meu bem”, formas de tratamento de uso cada vez mais disseminado no Brasil. O que, aliás, corresponde a uma mudança cultural. Num país que, durante a maior parte de sua história, admitiu a escravidão como fato normal e considerou indígenas criaturas inferiores (no período colonial discutia-se se os índios tinham alma), o servilismo era a regra. Escravos, empregados e até os filhos tinham de se dirigir aos donos da casa chamando-os de “senhor” ou “de senhora”. Aliás, e como a gente vê nas novelas de época, era este também o tratamento entre marido e mulher. “Doutor” era um título honorífico, sobretudo porque poucos concluíam a universidade: o analfabetismo era a regra. Até mesmo o coloquial “você” tem origem reverente: é a forma simplificada de vossa mercê – e quando se diz que uma pessoa está à mercê de alguém, estamos, inevitavelmente, falando de submissão. Quanto ao “tu”, só podia ser usado em relações íntimas; “tutear”, tratar alguém por tu, sempre foi sinônimo de grosseria. Notem que o inglês simplifica tudo isso com o “you”, que pode ser usado para qualquer um, desde o amigo até o presidente.

     As formas de tratamento mudaram no Brasil. E mudaram por razões práticas, mudaram porque se alterou a conjuntura social e cultural: doutores não nos faltam, e aqueles que têm doutorado já começam a questionar o uso do título por simples graduados em universidades. Mas as coisas mudaram, sobretudo, porque o país ficou mais democrático, mais igualitário. O juiz de Niterói tem direito a um tratamento respeitoso; aliás, qualquer pessoa tem direito a isso. A pergunta é se “doutor”, por exemplo, significa respeito. Talvez respeito seja uma coisa mais profunda, um tipo de relacionamento em que os direitos do outro, não importando a posição social desse outro, sejam reconhecidos. A melhor forma de respeito não é aquela imposta de cima para baixo, de dentro para fora, aquela que implica uma postura reverente, servil; a melhor forma de respeito é aquela que nasce de uma convicção interna, de uma forma madura de consciência: respeitamos o conhecimento, a competência, a dedicação, o valor pessoal de alguém. Quando essa motivação não existe, o tratamento pode ser até reverente, mas ocultará revolta ou deboche. “Sim, senhor” pode traduzir humildade, mas pode também ser a expressão de uma latente hostilidade.

     O verdadeiro respeito nasce da democracia, nasce da igualdade. No verdadeiro respeito o clássico “Você sabe com quem está falando?” deixa de existir, como deixa de existir o carteiraço. Quando chegamos a um clima de verdadeiro respeito, a questão das formas de tratamento torna-se secundária e tão antiga como a expressão vossa mercê.

(SCLIAR, Moacyr. Do jeito que nós vivemos – Belo Horizonte: Editora Leitura, 2007.)

No 2º§ do texto, o autor faz algumas referências a partir do trecho “Num país que, durante a maior parte de sua história, admitiu a escravidão como fato normal e considerou indígenas criaturas inferiores (no período colonial discutia-se se os índios tinham alma), o servilismo era a regra. (...)” que, no contexto de produção textual configura como

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    ?  Não se trata de caso único. Muitas pessoas têm queixas similares: não gostam do ?você? ou do ?meu bem?, formas de tratamento de uso cada vez mais disseminado no Brasil. O que, aliás, corresponde a uma mudança cultural. Num país que, durante a maior parte de sua história, admitiu a escravidão como fato normal e considerou indígenas criaturas inferiores (no período colonial discutia-se se os índios tinham alma), o servilismo era a regra. Escravos, empregados e até os filhos tinham de se dirigir aos donos da casa chamando-os de ?senhor? ou ?de senhora?. 

    ? As referências temporais são argumentos utilizados pelo autor para dar consistência à sua posição, fazendo alusão histórica e mostrando que as formas de tratamento são utilizadas há tempos.

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ID
3328546
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O que é, mesmo, respeito?

      Um processo judicial chamou a atenção do país, provocando boa dose de polêmica. Um juiz de Niterói, Rio de Janeiro, descontente com a forma pela qual era tratado pelos empregados do seu condomínio, entrou na Justiça com uma ação em que exigia ser chamado de “senhor” ou “doutor”. E, de fato, obteve uma liminar que reconhecia sua queixa como procedente.

      Não se trata de caso único. Muitas pessoas têm queixas similares: não gostam do “você” ou do “meu bem”, formas de tratamento de uso cada vez mais disseminado no Brasil. O que, aliás, corresponde a uma mudança cultural. Num país que, durante a maior parte de sua história, admitiu a escravidão como fato normal e considerou indígenas criaturas inferiores (no período colonial discutia-se se os índios tinham alma), o servilismo era a regra. Escravos, empregados e até os filhos tinham de se dirigir aos donos da casa chamando-os de “senhor” ou “de senhora”. Aliás, e como a gente vê nas novelas de época, era este também o tratamento entre marido e mulher. “Doutor” era um título honorífico, sobretudo porque poucos concluíam a universidade: o analfabetismo era a regra. Até mesmo o coloquial “você” tem origem reverente: é a forma simplificada de vossa mercê – e quando se diz que uma pessoa está à mercê de alguém, estamos, inevitavelmente, falando de submissão. Quanto ao “tu”, só podia ser usado em relações íntimas; “tutear”, tratar alguém por tu, sempre foi sinônimo de grosseria. Notem que o inglês simplifica tudo isso com o “you”, que pode ser usado para qualquer um, desde o amigo até o presidente.

     As formas de tratamento mudaram no Brasil. E mudaram por razões práticas, mudaram porque se alterou a conjuntura social e cultural: doutores não nos faltam, e aqueles que têm doutorado já começam a questionar o uso do título por simples graduados em universidades. Mas as coisas mudaram, sobretudo, porque o país ficou mais democrático, mais igualitário. O juiz de Niterói tem direito a um tratamento respeitoso; aliás, qualquer pessoa tem direito a isso. A pergunta é se “doutor”, por exemplo, significa respeito. Talvez respeito seja uma coisa mais profunda, um tipo de relacionamento em que os direitos do outro, não importando a posição social desse outro, sejam reconhecidos. A melhor forma de respeito não é aquela imposta de cima para baixo, de dentro para fora, aquela que implica uma postura reverente, servil; a melhor forma de respeito é aquela que nasce de uma convicção interna, de uma forma madura de consciência: respeitamos o conhecimento, a competência, a dedicação, o valor pessoal de alguém. Quando essa motivação não existe, o tratamento pode ser até reverente, mas ocultará revolta ou deboche. “Sim, senhor” pode traduzir humildade, mas pode também ser a expressão de uma latente hostilidade.

     O verdadeiro respeito nasce da democracia, nasce da igualdade. No verdadeiro respeito o clássico “Você sabe com quem está falando?” deixa de existir, como deixa de existir o carteiraço. Quando chegamos a um clima de verdadeiro respeito, a questão das formas de tratamento torna-se secundária e tão antiga como a expressão vossa mercê.

(SCLIAR, Moacyr. Do jeito que nós vivemos – Belo Horizonte: Editora Leitura, 2007.)

Em “Um processo judicial chamou a atenção do país, provocando boa dose de polêmica.” (1º§) o emprego do termo “país” demonstra, no contexto inserido,

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    ?  ?Um processo judicial chamou a atenção do país, provocando boa dose de polêmica.? (1º§) 

    ? Temos o emprego da figura de linguagem chamada metonímia, usou-se o todo para se referir à parte (=países para se referir às pessoas).

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ID
3328549
Banca
IDECAN
Órgão
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Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O que é, mesmo, respeito?

      Um processo judicial chamou a atenção do país, provocando boa dose de polêmica. Um juiz de Niterói, Rio de Janeiro, descontente com a forma pela qual era tratado pelos empregados do seu condomínio, entrou na Justiça com uma ação em que exigia ser chamado de “senhor” ou “doutor”. E, de fato, obteve uma liminar que reconhecia sua queixa como procedente.

      Não se trata de caso único. Muitas pessoas têm queixas similares: não gostam do “você” ou do “meu bem”, formas de tratamento de uso cada vez mais disseminado no Brasil. O que, aliás, corresponde a uma mudança cultural. Num país que, durante a maior parte de sua história, admitiu a escravidão como fato normal e considerou indígenas criaturas inferiores (no período colonial discutia-se se os índios tinham alma), o servilismo era a regra. Escravos, empregados e até os filhos tinham de se dirigir aos donos da casa chamando-os de “senhor” ou “de senhora”. Aliás, e como a gente vê nas novelas de época, era este também o tratamento entre marido e mulher. “Doutor” era um título honorífico, sobretudo porque poucos concluíam a universidade: o analfabetismo era a regra. Até mesmo o coloquial “você” tem origem reverente: é a forma simplificada de vossa mercê – e quando se diz que uma pessoa está à mercê de alguém, estamos, inevitavelmente, falando de submissão. Quanto ao “tu”, só podia ser usado em relações íntimas; “tutear”, tratar alguém por tu, sempre foi sinônimo de grosseria. Notem que o inglês simplifica tudo isso com o “you”, que pode ser usado para qualquer um, desde o amigo até o presidente.

     As formas de tratamento mudaram no Brasil. E mudaram por razões práticas, mudaram porque se alterou a conjuntura social e cultural: doutores não nos faltam, e aqueles que têm doutorado já começam a questionar o uso do título por simples graduados em universidades. Mas as coisas mudaram, sobretudo, porque o país ficou mais democrático, mais igualitário. O juiz de Niterói tem direito a um tratamento respeitoso; aliás, qualquer pessoa tem direito a isso. A pergunta é se “doutor”, por exemplo, significa respeito. Talvez respeito seja uma coisa mais profunda, um tipo de relacionamento em que os direitos do outro, não importando a posição social desse outro, sejam reconhecidos. A melhor forma de respeito não é aquela imposta de cima para baixo, de dentro para fora, aquela que implica uma postura reverente, servil; a melhor forma de respeito é aquela que nasce de uma convicção interna, de uma forma madura de consciência: respeitamos o conhecimento, a competência, a dedicação, o valor pessoal de alguém. Quando essa motivação não existe, o tratamento pode ser até reverente, mas ocultará revolta ou deboche. “Sim, senhor” pode traduzir humildade, mas pode também ser a expressão de uma latente hostilidade.

     O verdadeiro respeito nasce da democracia, nasce da igualdade. No verdadeiro respeito o clássico “Você sabe com quem está falando?” deixa de existir, como deixa de existir o carteiraço. Quando chegamos a um clima de verdadeiro respeito, a questão das formas de tratamento torna-se secundária e tão antiga como a expressão vossa mercê.

(SCLIAR, Moacyr. Do jeito que nós vivemos – Belo Horizonte: Editora Leitura, 2007.)

Analise as afirmativas a seguir.

I. A constatação de que o juiz de Niterói não é o único a questionar formas de tratamento funciona como justificativa para o posicionamento assumido pelo autor em relação ao assunto abordado.

II. Questões sociais e culturais são vistas como fator determinante de transformação em relação à prática abordada no texto como assunto principal.

III. A posição social está diretamente atrelada ao tratamento devido a cada indivíduo assim como os direitos do mesmo são dela provenientes.

Está(ão) de acordo com o texto a(s) afirmativa(s)

Alternativas
Comentários
  • Como assim "a constatação de que o juiz de Niterói não é o único a questionar formas de tratamento funciona como justificativa para o posicionamento assumido pelo autor em relação ao assunto abordado" não está certo? O autor menciona isso logo no início do segundo parágrafo, faz uma explanação histórica... para então se posicionar no 3º parágrafo.

  • erros: I- a posição do autor é totalmente contra ao que o juiz se posiciona. Para o autor, o tratamento independe de como você o chama e sim como você sente em relação ao íntimo. II- CORRETA III- a posição social não está atrelada a nada, pois qualquer indivíduo passou a requerer se chamado disso ou daquilo.
  • Também pensei do mesmo jeito do colega Raul. Errei a questão, mas analisando à questão profundamente o nobre colega Tiago está correto na sua afirmação...


ID
3328552
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O que é, mesmo, respeito?

      Um processo judicial chamou a atenção do país, provocando boa dose de polêmica. Um juiz de Niterói, Rio de Janeiro, descontente com a forma pela qual era tratado pelos empregados do seu condomínio, entrou na Justiça com uma ação em que exigia ser chamado de “senhor” ou “doutor”. E, de fato, obteve uma liminar que reconhecia sua queixa como procedente.

      Não se trata de caso único. Muitas pessoas têm queixas similares: não gostam do “você” ou do “meu bem”, formas de tratamento de uso cada vez mais disseminado no Brasil. O que, aliás, corresponde a uma mudança cultural. Num país que, durante a maior parte de sua história, admitiu a escravidão como fato normal e considerou indígenas criaturas inferiores (no período colonial discutia-se se os índios tinham alma), o servilismo era a regra. Escravos, empregados e até os filhos tinham de se dirigir aos donos da casa chamando-os de “senhor” ou “de senhora”. Aliás, e como a gente vê nas novelas de época, era este também o tratamento entre marido e mulher. “Doutor” era um título honorífico, sobretudo porque poucos concluíam a universidade: o analfabetismo era a regra. Até mesmo o coloquial “você” tem origem reverente: é a forma simplificada de vossa mercê – e quando se diz que uma pessoa está à mercê de alguém, estamos, inevitavelmente, falando de submissão. Quanto ao “tu”, só podia ser usado em relações íntimas; “tutear”, tratar alguém por tu, sempre foi sinônimo de grosseria. Notem que o inglês simplifica tudo isso com o “you”, que pode ser usado para qualquer um, desde o amigo até o presidente.

     As formas de tratamento mudaram no Brasil. E mudaram por razões práticas, mudaram porque se alterou a conjuntura social e cultural: doutores não nos faltam, e aqueles que têm doutorado já começam a questionar o uso do título por simples graduados em universidades. Mas as coisas mudaram, sobretudo, porque o país ficou mais democrático, mais igualitário. O juiz de Niterói tem direito a um tratamento respeitoso; aliás, qualquer pessoa tem direito a isso. A pergunta é se “doutor”, por exemplo, significa respeito. Talvez respeito seja uma coisa mais profunda, um tipo de relacionamento em que os direitos do outro, não importando a posição social desse outro, sejam reconhecidos. A melhor forma de respeito não é aquela imposta de cima para baixo, de dentro para fora, aquela que implica uma postura reverente, servil; a melhor forma de respeito é aquela que nasce de uma convicção interna, de uma forma madura de consciência: respeitamos o conhecimento, a competência, a dedicação, o valor pessoal de alguém. Quando essa motivação não existe, o tratamento pode ser até reverente, mas ocultará revolta ou deboche. “Sim, senhor” pode traduzir humildade, mas pode também ser a expressão de uma latente hostilidade.

     O verdadeiro respeito nasce da democracia, nasce da igualdade. No verdadeiro respeito o clássico “Você sabe com quem está falando?” deixa de existir, como deixa de existir o carteiraço. Quando chegamos a um clima de verdadeiro respeito, a questão das formas de tratamento torna-se secundária e tão antiga como a expressão vossa mercê.

(SCLIAR, Moacyr. Do jeito que nós vivemos – Belo Horizonte: Editora Leitura, 2007.)

A necessidade de emprego do acento grave indicativo de crase em “(...) uma pessoa está à mercê de alguém, (...)” (2º§) possui como justificativa a mesma constatada nos exemplos a seguir, com EXCEÇÃO de:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    ? ?(...) uma pessoa está à mercê de alguém, (...) ? temos uma locução adverbial de modo com núcleo feminino, queremos uma alternativa em que não ocorra por esse motivo:

    Não é recomendável ir à festa em tais condições ? crase devido à regência verbal (=ir a algum lugar, preposição "a" + artigo definido "a" que acompanha o substantivo feminino "festa"= crase).

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  • GABARITO - C

    à mercê de = Locução prepositiva

    A única que não possui uma locução com este valor é a letra c)

     ir à festa

    Voltar da Festa

    Fruto de regência.

    Bons estudos!

  • GABARITO - C

    Questão: Está à mercê de alguém

    A) à disposição da

    B) à espera de

    C) ir à festa (quem vai, vai a + a festa)

    D) à proporção que


ID
3328555
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O que é, mesmo, respeito?

      Um processo judicial chamou a atenção do país, provocando boa dose de polêmica. Um juiz de Niterói, Rio de Janeiro, descontente com a forma pela qual era tratado pelos empregados do seu condomínio, entrou na Justiça com uma ação em que exigia ser chamado de “senhor” ou “doutor”. E, de fato, obteve uma liminar que reconhecia sua queixa como procedente.

      Não se trata de caso único. Muitas pessoas têm queixas similares: não gostam do “você” ou do “meu bem”, formas de tratamento de uso cada vez mais disseminado no Brasil. O que, aliás, corresponde a uma mudança cultural. Num país que, durante a maior parte de sua história, admitiu a escravidão como fato normal e considerou indígenas criaturas inferiores (no período colonial discutia-se se os índios tinham alma), o servilismo era a regra. Escravos, empregados e até os filhos tinham de se dirigir aos donos da casa chamando-os de “senhor” ou “de senhora”. Aliás, e como a gente vê nas novelas de época, era este também o tratamento entre marido e mulher. “Doutor” era um título honorífico, sobretudo porque poucos concluíam a universidade: o analfabetismo era a regra. Até mesmo o coloquial “você” tem origem reverente: é a forma simplificada de vossa mercê – e quando se diz que uma pessoa está à mercê de alguém, estamos, inevitavelmente, falando de submissão. Quanto ao “tu”, só podia ser usado em relações íntimas; “tutear”, tratar alguém por tu, sempre foi sinônimo de grosseria. Notem que o inglês simplifica tudo isso com o “you”, que pode ser usado para qualquer um, desde o amigo até o presidente.

     As formas de tratamento mudaram no Brasil. E mudaram por razões práticas, mudaram porque se alterou a conjuntura social e cultural: doutores não nos faltam, e aqueles que têm doutorado já começam a questionar o uso do título por simples graduados em universidades. Mas as coisas mudaram, sobretudo, porque o país ficou mais democrático, mais igualitário. O juiz de Niterói tem direito a um tratamento respeitoso; aliás, qualquer pessoa tem direito a isso. A pergunta é se “doutor”, por exemplo, significa respeito. Talvez respeito seja uma coisa mais profunda, um tipo de relacionamento em que os direitos do outro, não importando a posição social desse outro, sejam reconhecidos. A melhor forma de respeito não é aquela imposta de cima para baixo, de dentro para fora, aquela que implica uma postura reverente, servil; a melhor forma de respeito é aquela que nasce de uma convicção interna, de uma forma madura de consciência: respeitamos o conhecimento, a competência, a dedicação, o valor pessoal de alguém. Quando essa motivação não existe, o tratamento pode ser até reverente, mas ocultará revolta ou deboche. “Sim, senhor” pode traduzir humildade, mas pode também ser a expressão de uma latente hostilidade.

     O verdadeiro respeito nasce da democracia, nasce da igualdade. No verdadeiro respeito o clássico “Você sabe com quem está falando?” deixa de existir, como deixa de existir o carteiraço. Quando chegamos a um clima de verdadeiro respeito, a questão das formas de tratamento torna-se secundária e tão antiga como a expressão vossa mercê.

(SCLIAR, Moacyr. Do jeito que nós vivemos – Belo Horizonte: Editora Leitura, 2007.)

De acordo com a construção de sentido estabelecida no contexto apresentado, é possível identificar como INCORRETO o significado atribuído ao termo destacado em:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    ? Queremos o sentido indicado incorretamente:

    ? ??Doutor? era um título honorífico, (...)? (2º§) / equivalente à realeza ? incorreto, refere-se àquele que é honroso, nobre independentemente de algum título de realeza.

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  • Na verdade, na LETRA D, reverente é mais em relação à subordinação do que ao respeito em si. E o honorífico da letra B pode ser, sim, relacionado à realeza.

    Vejo a D "mais resposta" que a B.


ID
3328558
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O que é, mesmo, respeito?

      Um processo judicial chamou a atenção do país, provocando boa dose de polêmica. Um juiz de Niterói, Rio de Janeiro, descontente com a forma pela qual era tratado pelos empregados do seu condomínio, entrou na Justiça com uma ação em que exigia ser chamado de “senhor” ou “doutor”. E, de fato, obteve uma liminar que reconhecia sua queixa como procedente.

      Não se trata de caso único. Muitas pessoas têm queixas similares: não gostam do “você” ou do “meu bem”, formas de tratamento de uso cada vez mais disseminado no Brasil. O que, aliás, corresponde a uma mudança cultural. Num país que, durante a maior parte de sua história, admitiu a escravidão como fato normal e considerou indígenas criaturas inferiores (no período colonial discutia-se se os índios tinham alma), o servilismo era a regra. Escravos, empregados e até os filhos tinham de se dirigir aos donos da casa chamando-os de “senhor” ou “de senhora”. Aliás, e como a gente vê nas novelas de época, era este também o tratamento entre marido e mulher. “Doutor” era um título honorífico, sobretudo porque poucos concluíam a universidade: o analfabetismo era a regra. Até mesmo o coloquial “você” tem origem reverente: é a forma simplificada de vossa mercê – e quando se diz que uma pessoa está à mercê de alguém, estamos, inevitavelmente, falando de submissão. Quanto ao “tu”, só podia ser usado em relações íntimas; “tutear”, tratar alguém por tu, sempre foi sinônimo de grosseria. Notem que o inglês simplifica tudo isso com o “you”, que pode ser usado para qualquer um, desde o amigo até o presidente.

     As formas de tratamento mudaram no Brasil. E mudaram por razões práticas, mudaram porque se alterou a conjuntura social e cultural: doutores não nos faltam, e aqueles que têm doutorado já começam a questionar o uso do título por simples graduados em universidades. Mas as coisas mudaram, sobretudo, porque o país ficou mais democrático, mais igualitário. O juiz de Niterói tem direito a um tratamento respeitoso; aliás, qualquer pessoa tem direito a isso. A pergunta é se “doutor”, por exemplo, significa respeito. Talvez respeito seja uma coisa mais profunda, um tipo de relacionamento em que os direitos do outro, não importando a posição social desse outro, sejam reconhecidos. A melhor forma de respeito não é aquela imposta de cima para baixo, de dentro para fora, aquela que implica uma postura reverente, servil; a melhor forma de respeito é aquela que nasce de uma convicção interna, de uma forma madura de consciência: respeitamos o conhecimento, a competência, a dedicação, o valor pessoal de alguém. Quando essa motivação não existe, o tratamento pode ser até reverente, mas ocultará revolta ou deboche. “Sim, senhor” pode traduzir humildade, mas pode também ser a expressão de uma latente hostilidade.

     O verdadeiro respeito nasce da democracia, nasce da igualdade. No verdadeiro respeito o clássico “Você sabe com quem está falando?” deixa de existir, como deixa de existir o carteiraço. Quando chegamos a um clima de verdadeiro respeito, a questão das formas de tratamento torna-se secundária e tão antiga como a expressão vossa mercê.

(SCLIAR, Moacyr. Do jeito que nós vivemos – Belo Horizonte: Editora Leitura, 2007.)

Considere o trecho: “Quando chegamos a um clima de verdadeiro respeito, a questão das formas de tratamento torna-se secundária e tão antiga como a expressão vossa mercê.” (4º§). É correto o que se afirma acerca da palavra “se” em:

Alternativas
Comentários
  • Tornar-se não é verbo pronominal?

  • Também caí nessa de verbo pronominal, entretanto, segundo o DIcio, esse verbo é :

    verbo pronominal, transitivo direto predicativo e bitransitivo

    Alterar, modificar ou passar a possuir uma nova condição, estado: ele se tornou médico; a mãe tornou a filha escritora.

    Retornar ao local de onde se estava; regressar: ele tornou a chegar; os tripulantes tornaram-se para o avião.

    verbo bitransitivo

    Retornar algo a alguém; devolver: tornou o cão ao dono.

    Fazer a tradução de um idioma para outro: tornou o texto inglês em português.

    Guiar novamente; reconduzir: o guarda tornou o motorista à igreja.

    verbo transitivo indireto

    Voltar, regressar a um estado anterior: preferia tornar à minha juventude.

    Analisar novamente; falar sobre o mesmo assunto outra vez: o médico tornou ao tratamento.

    verbo intransitivo

    Expressar-se ou transmitir novamente: a felicidade nunca mais tornou.

    Dar como resposta; responder: -- Não vou à festa, tornou a namorada.

    verbo pronominal

    Pedir ajuda; apelar: sozinho, não tinha a quem se tornar.

  • Essa Idecan é maluca.

  • Pra mim continua sendo verbo pronominal, mas vida que segue!

  • NÃO ADIANTA, CADA BANCA TEM UM ENTENDIMENTO PRÓPRIO DO QUE É PRONOME REFLEXIVO E PARTE INTEGRANTE DO VERBO. JÁ FIZ INÚMERAS QUESTÕES DE VÁRIAS BANCAS QUE DÃO MARGEM PROS DOIS SENTIDOS... VOCÊ TEM QUE ESTAR ILUMINADO NO DIA PRA ACERTAR O ENTENDIMENTO DA BANCA SOBRE O ASSUNTO!

    PRA MIM, GAB ALTERNATIVA (A), VERBO "TORNAR-SE" É ESSENCIALMENTE PRONOMINAL.

  • É complicado essa delimitação do que é verbo pronominal e o que é pronome reflexivo, nessas situações não tem jeito! cada banca adota o seu próprio critério. O melhor a se fazer é estudar tais cobranças em questões anteriores da banca que você vai prestar o concurso.

  • É complicado essa delimitação do que é verbo pronominal e o que é pronome reflexivo, nessas situações não tem jeito! cada banca adota o seu próprio critério. O melhor a se fazer é estudar tais cobranças em questões anteriores da banca que você vai prestar o concurso.

  • O Tornar nesse caso seria Verbo de Ligação, e o que eu Sei de VL+SE é que é Índice de Indeterminação do Sujeito.

    O Tornar-se é Ocasionalmente Pronominal..

  • Verbos pronominais: 

    - Os chamados verbos pronominais são aqueles que, necessariamente, são acompanhados de um pronome oblíquo (adequado à respectiva pessoa gramatical), pelo fato de denotarem ações próprias do sujeito, ou seja, são verbos conjugados junto com pronomes oblíquo átonos (me, te, se, nos, vos) e esta sempre se referindo a mesma pessoal do sujeito, ou seja, está relacionado com o pronome reto. Como é o caso dos verbos: 

    arrepender-se 

    sentar-se

    queixar-se

    zangar-se

    pentear-se

    enganar-se,

    arrepender-se;

    queixar-se;

    zangar-se;

    suicidar-se;

    abster-se;

    dignar-se;

    apiedar-se;

    condoer-se;

    DIFERENÇAS ENTRE OS VERBOS REFLEXIVOS E PRONOMINAIS:

    Considera-se como verbo reflexivo aquele cujo pronome pessoal oblíquo apenas o acompanha, haja vista que a ação do sujeito ocorre nele próprio (no sujeito).

    Já os verbos considerados pronominais, como a própria classificação nos indica, são aqueles que, necessariamente, trazem para junto de si esse pronome. 

    Dessa forma, alguns exemplos podem nos esclarecer acerca de alguns detalhes que farão a diferença.

    O funcionário feriu-se com um objeto pontiagudo durante a 

    execução de um serviço.

    Podemos perceber que o funcionário executou a ação, ou seja, teve contato com o objeto pontiagudo e, ao mesmo tempo, recebeu a ação de se ferir com ele. Assim, podemos afirmar que essa ação voltou para quem a praticou. Dessa forma, trata-se de um verbo reflexivo.

    Agora observemos outro exemplo:

    A garota queixou-se de dor durante a aula.

    Ele formou-se em Medicina.

    Em ambos os casos, podemos afirmar que o uso do pronome oblíquo se materializa em virtude de uma exigência, digamos assim, dos próprios pressupostos gramaticais, por isso, equivale dizer que se trata de um verbo pronominal.

  • Se você acertou essa questão, então vc precisa estudar mais.

  • pra mim continua sendo pronominal, é como ´Gedean sá falou vc precisa estar iluminado no dia da prova. só jesus ...

  • VERBO TORNAR

    Gerúndio: tornando

    Particípio passado: tornado

    Infinitivo: tornar

    Tipo de verbo: regular

    Transitividade: intransitivo, pronominal e transitivo

    Separação silábica: tor-nar.

    Fonte: https://www.conjugacao.com.br/verbo-tornar/

    Agora temos que aprender o português das bancas, nada de anormal.

    Elas já tinham seus próprios doutrinadores para matéria do direito porque não ter seus próprios gramáticos?!

  • IDECÃO

  • O verbo tornar pode até nem ser pronominal, mas isso NUNCA é voz reflexiva. Até porque, referindo-se ao sentido do contexto, fala-se em formas de tratamento, e tratamento ocorre com outras pessoas. Até poderia ser recíproco, mas jamais reflexivo, ninguém se trata a si mesmo com formas de tratamento. Loucura.


ID
3328561
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

A participação popular junto ao SUS é parte de seus propósitos organizacionais. Caberá, assim, à população o controle social exercido via:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    ? Segundo a Lei 8142/90:

    ? Art. 1° O Sistema Único de Saúde (SUS), de que trata a Lei n° 8.080, de 19 de setembro de 1990, contará, em cada esfera de governo, sem prejuízo das funções do Poder Legislativo, com as seguintes instâncias colegiadas:

    I - a Conferência de Saúde; e II - o Conselho de Saúde.

    § 1° A Conferência de Saúde reunir-se-á a cada quatro anos com a representação dos vários segmentos sociais, para avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis correspondentes, convocada pelo Poder Executivo ou, extraordinariamente, por esta ou pelo Conselho de Saúde.

    § 2° O Conselho de Saúde, em caráter permanente e deliberativo, órgão colegiado composto por representantes do governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários, atua na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde na instância correspondente, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, cujas decisões serão homologadas pelo chefe do poder legalmente constituído em cada esfera do governo.

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ID
3328564
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

A leishmaniose é uma doença parasitária, endêmica em boa parte do Brasil. De acordo com os critérios de notificação compulsória, em relação a essa doença, analise as afirmativas a seguir.

I. Notifica-se somente a forma tegumentar da doença.

II. Notifica-se somente a forma visceral da doença.

III. As formas tegumentar e visceral devem ser notificadas obrigatoriamente.

IV. Essa doença é isenta de notificação, com exceção das causadas pela espécie braziliensis causadora de formas tegumentares.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

Alternativas

ID
3328567
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

“Criado pelo Ministério da Saúde, em 2008, com o objetivo de apoiar a consolidação da Atenção Básica no Brasil, ampliando as ofertas de saúde na rede de serviços, assim como a resolutividade, a abrangência e o alvo das ações. Configuram-se como equipes multiprofissionais que atuam de forma integrada com as Equipes de Saúde da Família.” A afirmativa anterior trata-se de:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    Os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) foram criados pelo Ministério da Saúde, em 2008, com o objetivo de apoiar a consolidação da Atenção Primária no Brasil, ampliando as ofertas de saúde na rede de serviços, assim como a resolutividade, a abrangência e o alvo das ações.

    Atualmente, regulamentados pela Portaria nº 2.488, de 21 de outubro de 2011, os núcleos são compostos por equipes multiprofissionais que atuam de forma integrada com as equipes de Saúde da Família (eSF), as equipes de atenção primária para populações específicas (consultórios na rua, equipes ribeirinhas e fluviais) e com o Programa Academia da Saúde.

    Esta atuação integrada permite realizar discussões de casos clínicos, possibilita o atendimento compartilhado entre profissionais, tanto na Unidade de Saúde, como nas visitas domiciliares; permite a construção conjunta de projetos terapêuticos de forma que amplia e qualifica as intervenções no território e na saúde de grupos populacionais. Essas ações de saúde também podem ser intersetoriais, com foco prioritário nas ações de prevenção e promoção da saúde.

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ID
3328570
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

“No âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), existe a garantia de acesso a qualquer pessoa em igualdade de condições.” A afirmativa refere-se a qual princípio doutrinário do SUS?

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    ? Equidade pressupõe a garantia de acesso de qualquer pessoa em igualdade de condições aos diferentes níveis de complexidade do sistema, de acordo com a necessidade de cada situação fica assegurado que as ações coletivas desenvolvidas pelo Estado em parceria com os profissionais de saúde serão dirigidas por prioridades ampla e publicamente reconhecidas. Alcançar este estágio de desenvolvimento se configura um dos grandes desafios do Brasil.

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ID
3328573
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

O Brasil vive um quadro de reemergência da sífilis, a qual deve ser notificada junto aos serviços de vigilância epidemiológica:

Alternativas

ID
3328576
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

Muitas epidemias têm como base de controle e redução de incidência a eliminação de seus vetores. “Em determinado município está ocorrendo casos de toxoplasmose e dengue.” Para essas doenças, é correto afirmar que o controle dos vetores biológicos

Alternativas

ID
3328579
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

“Para minimizar os problemas associados à hepatite B, ao município são propostas algumas medidas de prevenção primária (proteção específica) em relação a essa doença”, sendo considerada como medida correta:

Alternativas

ID
3328582
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

“Um certo estudo entre portadores do vírus do HIV verificou que entre 100 casos associados à tuberculose, cerca de 20 foram a óbito em dois anos.” De acordo com esses dados, calcula-se:

Alternativas
Comentários
  • Acredito que o gabarito está incorreto. A partir dos dados pode-se calcular taxa de letalidade por tuberculose (20) dentre os coinfectados por TB/HIV (100).


ID
3328585
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

“Em uma cidade com 200 mil habitantes, no ano de 2014, foram notificados 30 casos de hanseníase. Havia outros 10 casos em tratamento e, nesse período, houve também duas curas.” De acordo com esses dados:

Alternativas

ID
3328588
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

São diretrizes prioritárias em relação à Política Nacional de Medicamentos no Brasil:

I. Regulamentação sanitária de medicamentos.

II. Promoção do uso racional de medicamentos.

III. Reorientação da assistência farmacêutica.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

Alternativas
Comentários
  • Colega vc já é servidor?

  • ele estuda desde 2012. foco dele é PF. não so dele como de muitos. todavia DEUS abençoa!

  • Ele é o cara do PROJETO MISSÃO!

  • DEUS ABENÇOE A TODOS, E RENOVE-OS TODOS OS DIAS. IRMÃOS DE GUERRA!


ID
3328591
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

“No último dia 4 de novembro, entrou formalmente em vigor o Acordo de Paris, aprovado na 21ª Conferência da ONU sobre o Clima, há cerca de um ano. O texto, ratificado pelo Brasil em 12 de setembro, estabelece como uma de suas bases a métrica ‘carbono’ como unidade de medida para a economia internacional.”

(Disponível em: http://infoamazonia.blogosfera.uol.com.br/2016/11/11/especialista-ve-com-preocupacao-insercao-do-brasil-no-mercado-de-carbono.)

Essa “métrica carbono” se refere:

Alternativas

ID
3328594
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

“O que antes era apenas uma necessidade, agora é realidade. A busca por conexões mais rápidas está tendo grandes avanços, principalmente no Brasil. Isso significa, sim, que estamos perto de ter liberdade com a IoT (Internet das Coisas) e veículos autônomos etc. Graças a um chip desenvolvido pela empresa brasileira BR Photonics, com parcerias com o CPqD (Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações) e a empresa norte-americana GigOptix. A tecnologia é sim de origem brasileira, o chip fotônico tem um tamanho muito menor e, além de ser muito barato e rápido, o chip tem chamado a atenção de outros mercados, cuja demanda também tem crescido, como Israel e Alemanha.”

(Disponível em: http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/meta.php?meta=Fot%F4nica.)

A novidade vem para auxiliar no desenvolvimento de tecnologias sustentáveis, que produzam mais com menor gasto, isso porque o chip fotônico:

Alternativas
Comentários
  • Gab. "C"

    O chip fotônico funciona com luz, em vez eletricidade.

  • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk


ID
3328597
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

“Um arco gigante de aço, construído para impedir vazamento de material radioativo, começou a ser colocado nesta segunda-feira (14/11) sobre o reator de Chernobyl, na Ucrânia. A instalação da proteção, chamada de sarcófago, deve ser concluída no fim deste mês. A estrutura de 275 metros de largura, 165 metros de comprimento e 108 metros de altura, que pesa mais de 36 mil toneladas, está sendo posicionada sobre o reator da antiga usina nuclear com ajuda de um sistema hidráulico. (Disponível em: http://www.dw.com/pt-br/reator-de-chernobyl-recebe-nova-cobertura/a-36394172.)

No dia 26 de abril de 1986, um teste malfeito na usina nuclear de Chernobyl desencadeou uma explosão que resultou num incêndio, numa série de explosões adicionais e num derretimento nuclear. As nuvens expelidas de material radioativo forçaram milhares de pessoas a abandonarem suas casas. O material radioativo expelido era formado basicamente de:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: C

    ACIDENTE NUCLEAR EM CHERNOBYL

    O ACIDENTE DE CHERNOBYL ACONTECEU EM 26 DE ABRIL DE 1986, QUANDO O REATOR 4 DA USINA NUCLEAR DE CHERNOBYL EXPLODIU E LANÇOU MATERIAL RADIOATIVO NA ATMOSFERA. O ACIDENTE DE CHERNOBYL, QUE ACONTECEU EM 26 DE ABRIL DE 1986, FOI O MAIOR ACIDENTE NUCLEAR DA HISTÓRIA.

     ESSA TRAGÉDIA OCORREU NA USINA V. I. LENIN, LOCALIZADA NA CIDADE DE PRIPYAT, A CERCA DE 20 KM DA CIDADE DE CHERNOBYL, NA EXTINTA UNIÃO SOVIÉTICA (ATUAL TERRITÓRIO UCRANIANO). MATOU MILHARES DE PESSOAS E CONTRIBUIU PARA APRESSAR O .

    COMO FUNCIONAVA A USINA DE CHERNOBYL?

    O PRINCÍPIO BÁSICO DE FUNCIONAMENTO DA USINA DE CHERNOBYL ERA SIMILAR AO DAS DEMAIS : O REATOR, LOCAL ONDE SÃO ARMAZENADOS OS COMBUSTÍVEIS FÍSSEIS, FAZ COM QUE A ENERGIA EMITIDA PELA FISSÃO DE ELEMENTOS INSTÁVEIS, COMO URÂNIO OU PLUTÔNIO, AQUEÇA E EVAPORE ÁGUA PURA A CERCA DE 270 ºC. ESSA ÁGUA É MANTIDA SOB ALTAS PRESSÕES E, POR ISSO, QUANDO LIBERADA, TEM FORÇA SUFICIENTE PARA MOVIMENTAR UM CONJUNTO DE TURBINAS CONECTADAS A UM GERADOR. OS GERADORES, POR SUA VEZ, SÃO COMO GRANDES ÍMÃS E FICAM ENVOLVIDOS EM UMA ENORME QUANTIDADE DE BOBINAS CONDUTORAS. A PRODUÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA ACONTECE DE ACORDO COM O FENÔMENO CHAMADO DE : ENQUANTO O GERADOR ESTIVER EM ROTAÇÃO, HAVERÁ GERAÇÃO DE CORRENTE ELÉTRICA.


ID
3328600
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

“Uma recém-descoberta carta de John Lennon e Yoko Ono para o casal Paul e Linda McCartney, que vai a leilão nesta quinta-feira, (17/11/16), mostra como o clima entre a dupla de compositores mais famosa do mundo estava tenso mesmo após a separação do grupo que lhes projetou para a fama. Sem data, a carta datilografada – com trechos escritos à mão pelo próprio John – deve ter sido escrita no início de 1971, à época em que o casal, John e Yoko, mudou-se de Londres para Nova York e é uma resposta pesada à outra correspondência, não especificada, de Paul para John, que Lennon rebate mirando em quem ele acredita ser a autora de parte das acusações: Linda McCartney.”

(Disponível em: http://matias.blogosfera.uol.com.br/2016/11/16/carta-pesada-de-lennon-para-mccartney-apos-o-fim-do-grupo.)

O grupo emblemático ao qual pertenciam os dois cantores era:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    Uma recém-descoberta carta de John Lennon e Yoko Ono para o casal Paul e Linda McCartney, que vai a leilão nesta quinta-feira, dia 17, mostra como o clima entre a dupla de compositores mais famosa do mundo estava tenso mesmo após a separação dos Beatles, grupo que lhes projetou para a fama. Sem data, a carta datilografada ? com trechos escritos à mão pelo próprio John ? deve ter sido escrita no início de 1971, à época em que o casal John e Yoko mudou-se de Londres para Nova York e é uma resposta pesada à outra correspondência, não especificada, de Paul para John, que Lennon rebate mirando em quem ele acredita ser a autora de parte das acusações: Linda McCartney.

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    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 


ID
3328603
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

“A Organização Mundial da Saúde declarou que o surto da Zika já não é mais uma emergência de saúde internacional. A entidade garantiu, entretanto, que vai manter um ‘programa robusto’ contra o vírus e as complicações neurológicas relacionadas a ele. Apesar do anúncio, o ministro da Saúde, Ricardo Barros, já tinha dito que a situação de emergência vai ser mantida no Brasil por tempo indeterminado. Ele também anunciou novos critérios e exames na rede de saúde para gestantes e bebês com suspeita de Zika.

(Disponível em: http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/redacao/2016/11/18/giro-uol-traz-os-destaques-da-noite-desta-sexta-1811-paravoce-ouca.htm.)

A doença provocada pelo Zika vírus pode, entre outros fatores, provocar danos permanentes nas pessoas infectadas.

Dentre os danos permanentes, possíveis de ocorrer, podemos identificar:


Alternativas

ID
3328606
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

“Em Pesqueira, no Agreste de Pernambuco, água é uma raridade. Diariamente, famílias lutam para obter o mínimo para que possam viver com dignidade. Na área rural, o Rio Ipojuca é só uma lembrança e o açude municipal também secou. Mas onde só devia haver aridez, existe um oásis que tingiu a terra seca. Esse terreno, onde nada brota ao redor, é irrigado por uma fonte inesperada. A água que coloriu este pedaço da terra seca não vem da chuva, mas do esgoto doméstico.”
(Disponível em: http://g1.globo.com/pernambuco/noticia/2016/10/agua-de-esgoto-e-reutilizada-para-irrigacao-no-sertao-de-pernambuco.html.)
Tendo em vista a reutilização da água de esgotos, analise as afirmativas a seguir.

I. A água de reúso, em termos globais, por enquanto, só serve para a irrigação de plantações de milho, sorgo e capim para alimentação animal. Não pode ser utilizada para fins humanos.

II. O tratamento e reúso do esgoto para fins potáveis já é uma realidade em alguns países, mas no Brasil ainda há uma resistência da população quanto ao assunto.

III. No Brasil, esse tipo de água não é própria para o consumo humano, mas tem qualidade suficiente para ser usada na indústria e na lavagem de ruas, praças, calçadas, automóveis, entre outros.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

Alternativas
Comentários
  • Lavar o carro com água do esgoto! Essa é boa.


ID
3328609
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

“Mais de 216 mil estudantes estão inscritos para fazer o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) neste domingo (20/11/16), de acordo com o Ministério da Educação (MEC). As provas serão aplicadas a partir das 13h, no horário de Brasília. Serão dez questões de conhecimentos gerais, sendo duas discursivas e oito de múltipla escolha. Já as provas específicas terão 30 questões, três discursivas e 27 de múltipla escolha. Este ano, o Enade avaliará bacharelandos de agronomia, biomedicina, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, serviço social e zootecnia, entre outros.
(Disponível em: http://cidadeverde.com/noticias/234827/mais-de-216-mil-estudantes-farao-o-enade-neste-domingo.)

Sobre o Enade é correto afirmar que:

Alternativas

ID
3328612
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

"Um atentado suicida contra edifícios da segurança curda na cidade de Qamichli, no norte da Síria, deixou ao menos 44 mortos e 140 feridos nesta quarta-feira (27/07/2016). Segundo um balanço divulgado por meios de comunicação oficiais sírios, o Estado Islâmico reivindicou a autoria do ataque, segundo a CNN. Qamichli é controlada principalmente por curdos, mas as forças governamentais sírias cuidam do aeroporto e de alguns bairros da cidade, afirma a AP.”

(Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/mundo/2016/07/1795833-pelo-menos-44-morrem-e-dezenas-sao-feridos-em-explosoes-nonorte-da-siria.shtml.)

Os curdos, a que se refere a reportagem,

Alternativas

ID
3328615
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

“Um filme sobre a luta antimanicomial começou a ser gravado em 2013, durante as manifestações do dia 18 de maio, quando é celebrado o Dia Nacional da Luta Antimanicomial. Nos dois anos seguintes, o diretor santista e sua equipe trabalharam com recursos próprios e colheram entrevistas de lideranças, usuários do Caps e autoridades. O filme ainda está em andamento. E a luta antimanicomial também.”

(Disponível em: http://www.atribuna.com.br/noticias/noticias-detalhe/cultura/luta-antimanicomial-vai-para-atela/?cHash=35de72d53dcb46fd94c15b64d01c970d.)

O movimento antimanicomial brasileiro trabalha, entre outros fatores:

Alternativas

ID
3328618
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

“O Banco do Brasil anunciou ontem, (21/11/16), um plano de reestruturação que pretende fechar 781 agências no país. Em comunicado, a instituição informou que as mudanças vão ser feitas ao longo de 2017 e têm como objetivo se adequar ao novo perfil e comportamento dos clientes. Com a reformulação, o banco espera economizar R$ 750 milhões. Além disso, um programa de incentivo à aposentadoria vai ser aberto para diminuir em cerca de 10 mil o número de funcionários, que hoje são 190 mil.”

(Disponível em: http://mail.uol.com.br/?xc=8e72e51952ede8cd11ae19b43960891d#/webmail/0//INBOX/page:1/NTg1NTQ.)

O Banco do Brasil é a maior instituição financeira do país, contando com, aproximadamente, 26 milhões de clientes. Sobre o Banco do Brasil, é correto afirmar que:

Alternativas

ID
3328621
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A expressão questão social não é semanticamente unívoca. Registram-se em torno dela compreensões diferenciadas e atribuições de sentido diversas. Sobre a expressão questão social, analise as afirmativas a seguir.

I. Foi a partir de uma eversão da ordem burguesa que o pauperismo designou-se como questão social.

II. A questão social no âmbito do pensamento conservador é convertida em objeto de ação moralizadora.

III. A expressão surge para dar conta do fenômeno do pauperismo na Europa Ocidental no início do século XX.

IV. Para os pensadores laicos, as manifestações imediatas da questão social são vistas como desdobramentos da sociedade moderna, de características elimináveis na ordem burguesa.

Estão corretas apenas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    I. Foi a partir de uma eversão da ordem burguesa que o pauperismo designou-se como questão social.

    II. A questão social no âmbito do pensamento conservador é convertida em objeto de ação moralizadora.

    III. A expressão surge para dar conta do fenômeno do pauperismo na Europa Ocidental no início do século XX ? correção: A expressão surge para dar  conta do fenômeno mais evidente da história de uma  Europa Ocidental que experimentava os impactos da primeira onda industrializante, iniciada na Inglaterra no último quartel do século XVIII: trata-se do fenômeno do pauperismo. Com efeito, a pauperização massiva da população trabalhadora constituiu o aspecto mais imediato da instauração do capitalismo em seu estágio industrial-concorrencial. (NETTO, 2010)

    IV. Para os pensadores laicos, as manifestações imediatas da questão social são vistas como desdobramentos da sociedade moderna, de características elimináveis na ordem burguesa ? correção: Netto (2005), explica que, entre os pensadores laicos, as manifestações imediatas da ?questão social? (forte desigualdade, desemprego, fome, doenças, penúria, desamparo ante conjunturas econômicas adversas, etc.) são vistas como o desdobramento, na sociedade moderna (leia-se: burguesa), de características inelimináveis de toda e qualquer ordem social.

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ID
3328624
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Conforme a Resolução do Conselho Nacional de Assistência Social nº 109, de 11 de novembro de 2009, que aprova a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF):

I. É serviço baseado no respeito à heterogeneidade dos arranjos familiares, aos valores, crenças e identidades das famílias.

II. Este serviço deve articular-se com os serviços de enfrentamento à pobreza; com as instituições de ensino e pesquisa; com as redes sociais locais: associações de moradores, ONG’S, entre outros.

III. As formas de acesso ao PAIF ocorrem por meio da procura espontânea, da busca ativa, do encaminhamento da rede socioassistencial, do encaminhamento das demais políticas públicas, da indicação das autoridades dos poderes executivo e judiciário.

IV. Dentre outros são objetivos do PAIF: fortalecer a função protetiva da família, contribuindo na melhoria sua qualidade de vida e promover a autonomia e a melhoria da qualidade de vida de pessoas com deficiência e idosos com dependência, seus cuidadores e suas famílias.

Estão corretas apenas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    I. É serviço baseado no respeito à heterogeneidade dos arranjos familiares, aos valores, crenças e identidades das famílias ? CORRETO: O serviço é baseado no respeito à heterogeneidade dos arranjos familiares, aos valores, crenças e identidades das famílias No fortalecimento da cultura do diálogo, no combate a todas as formas de violência, de preconceito, de discriminação e de estigmatização nas relações familiares. Na importância do apoio do Estado no sentido de ampliar a capacidade protetiva das famílias.

    II. Este serviço deve articular-se com os serviços de enfrentamento à pobreza; com as instituições de ensino e pesquisa; com as redes sociais locais: associações de moradores, ONG?S, entre outros ? CORRETO; deve se articular com:

    ? Serviços socioassistenciais de proteção social básica e proteção social especial;

    ? Serviços públicos locais de educação, saúde, trabalho, cultura, esporte, segurança pública e outros conforme necessidades;

    ? Conselhos de políticas públicas e de defesa de direitos de segmentos específicos;

    ? Instituições de ensino e pesquisa;

    ? Serviços de enfrentamento à pobreza;

    ? Programas e projetos de preparação para o trabalho e de inclusão produtiva; e

    ? Redes sociais locais: associações de moradores, ONG?s, entre outras.

    III. As formas de acesso ao PAIF ocorrem por meio da procura espontânea, da busca ativa, do encaminhamento da rede socioassistencial, do encaminhamento das demais políticas públicas, da indicação das autoridades dos poderes executivo e judiciário ? esse último item está incorreto.

    IV. Dentre outros são objetivos do PAIF: fortalecer a função protetiva da família, contribuindo na melhoria sua qualidade de vida e promover a autonomia e a melhoria da qualidade de vida de pessoas com deficiência e idosos com dependência, seus cuidadores e suas famílias ? o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) como responsável por realizar o trabalho social com famílias, de caráter continuado, com a finalidade de fortalecer a função protetiva das famílias, prevenir a ruptura de seus vínculos, promover seu acesso e usufruto de direitos e contribuir na melhoria de sua qualidade de vida. 

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  • LEMBRETE:->São quatro as formas de acesso ao PAIF descritas pela Tipificação.

    Destaca-se dentre tais formas de acesso à busca ativa, pois é por meio dela que o PAIF consegue operacionalizar de modo mais efetivo a sua função protetiva e preventiva nos territórios, visto que é capaz de antecipar a ocorrência de situações de vulnerabilidade e risco social e não somente reagir passivamente às demandas apresentadas pelas famílias. (Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais).

    •Por procura espontânea;

    •Por busca ativa;

    •Por encaminhamento da rede socioassistencial;

    •Por encaminhamento das demais políticas públicas.


ID
3328627
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O Código de Ética de 1986 se apõe ao neotomismo e busca superar a concepção universal abstrata dada aos conceitos de pessoa humana e bem comum contida nos códigos anteriores. Sobre o Código de Ética de 1986, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Explicita a dimensão política da profissão.

( ) Expressa uma apreensão da especificidade da ética ao comprometer-se com a classe trabalhadora.

( ) Está além dos avanços teórico-metodológicos e políticos efetuados pelo Serviço Social brasileiro na década de 1980.

( ) Expressa uma concepção mecanicista ao derivar, imediatamente, a moral da produção econômica e dos interesses de classe.

A sequência está correta em

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    (V) Explicita a dimensão política da profissão ? correto, O Código expressa uma concepção ética mecanicista; ao derivar, imediatamente, a moral da produção econômica e dos interesses de classe, não apreende as mediações, particularidades e dinâmicas da ética. Ao vincular, mecanicamente, o compromisso profissional com a classe trabalhadora sem estabelecer a mediação dos valores próprios à ética, reproduz uma visão tão abstrata quanto a que pretende negar. (Barroco, 2001, p. 176-177)

    (F) Expressa uma apreensão da especificidade da ética ao comprometer-se com a classe trabalhadora ? incorreto, essa é uma especificidade do Código de Ética de 1993.

    (F) Está além dos avanços teórico-metodológicos e políticos efetuados pelo Serviço Social brasileiro na década de 1980 ? incorreto, marca os avanços da década de 1980.

    (V) Expressa uma concepção mecanicista ao derivar, imediatamente, a moral da produção econômica e dos interesses de classe ? correto, o Código expressa uma concepção ética mecanicista; ao derivar, imediatamente, a moral da produção econômica e dos interesses de classe, não apreende as mediações, particularidades e dinâmicas da ética. Ao vincular, mecanicamente, o compromisso profissional com a classe trabalhadora sem estabelecer a mediação dos valores próprios à ética, reproduz uma visão tão abstrata quanto a que pretende negar. (Barroco, 2001, p. 176-177)

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  • Vamos passar item a item.

     Explicita a dimensão política da profissão.

    Esse código foi o primeiro a romper com a perspectiva conservadora e assim, dar um novo norte ao ideal teórico político do agir profissional. Primeiro código a ser norteado pelo marxismo, ainda que não plenamente desenvolvido. Item correto.

    Expressa uma apreensão da especificidade da ética ao comprometer-se com a classe trabalhadora.

    Embora tenha rompido com o conservadorismo, essa ainda não é uma característica desse código, mas sim do Código de Ética de 1993. Lembra que nós estudamos que ao código de 1986 ainda faltava a “mediação”, bem como o desenvolvimento de outras categorias da teoria marxista? 

    “Expressa uma concepção ética mecanicista; ao derivar, imediatamente, a moral da produção econômica e dos interesses de classe, não apreende as mediações, particularidades e dinâmicas da ética. Ao vincular, mecanicamente, o compromisso profissional com a classe trabalhadora sem estabelecer a mediação dos valores próprios à ética, reproduz uma visão tão abstrata quanto a que pretende negar” (Barroco, 2001, p. 176-177).

    Logo, item “errado”.

    Está além dos avanços teórico-metodológicos e políticos efetuados pelo Serviço Social brasileiro na década de 1980.

    Lembra que no começo dessa aula estudamos que o Serviço Social é uma profissão historicamente determinada? Isto é, ela também é um reflexo das relações sociais daquele período histórico. Assim, é impossível que o código de 1986 tenha características da efervescência teórica e política da década de 90, por exemplo. Logo, item errado.

    Expressa uma concepção mecanicista ao derivar, imediatamente, a moral da produção econômica e dos interesses de classe.

    Exatamente isso. De acordo com o que estudamos, “esse código expressa uma concepção ética mecanicista; ao derivar, imediatamente, a moral da produção econômica e dos interesses de classe, não apreende as mediações, particularidades e dinâmicas da ética. Ao vincular, mecanicamente, o compromisso profissional com a classe trabalhadora sem estabelecer a mediação dos valores próprios à ética, reproduz uma visão tão abstrata quanto a que pretende negar” (Barroco, 2001, p. 176-177). Item correto.

    RESPOSTA: LETRA D

  • Essa questão caberia recurso, por quê não há gabarito para mesma, pois a assertiva correta seria: V F V V.

    ( V) Explicita a dimensão política da profissão. A explicitação do compromisso político visa garantir uma prática voltada as necessidades dos usuários, tratados historicamente em sua inserção de classe, o que esta de acordo com a politização que marca a intervenção da vertente de ruptura da profissão.

    ( F) Expressa uma apreensão da especificidade da ética ao comprometer-se com a classe trabalhadora. Na medida em que o compromisso e as classes não são tratados em suas mediações, em face da ética profissional, o código NÃO expressa uma apreensão da especificidade da ética profissional, em vez de se comprometer com valores se compromete com uma classe [...]

    ( V) Está além dos avanços teórico-metodológicos e políticos efetuados pelo Serviço Social brasileiro na década de 1980. No entanto revela uma defasagem a teorização ética, ou seja, forneceu as bases para uma reflexão crítica do significado da profissão, mas explicitou os fundamentos do conservadorismo.

    ( V) Expressa uma concepção mecanicista ao derivar, imediatamente, a moral da produção econômica e dos interesses de classe. Nesse sentido não apreende as mediações peculiares e dinâmicas da ética.

    Fonte: (BARROCO, 2005. p.1776-177)

  • (V) -> "A reflexão teórica marxista forneceu as bases para uma compreensão crítica do significado da profissão, desvelando sua dimensão político-ideológica..."

    (F) -> "Na medida em que o compromisso e as classes não são tratados em suas mediações em face da ética profissional, o Código não expressa uma apreensão da especificidade da ética; em vez de se comprometer com valores, se compromete com uma classe..."

    (F) -> "Sem negar a importância do Código de 1986, podemos afirmar que está aquém dos avanços teórico-metodológicos e políticos efetuados na década de 80."

    (V) -> O Código expressa uma concepção mecanicista; ao derivar, imediatamente, a moral da produção econômica e dos interesses de classe, não apreende as mediações, peculiaridades e dinâmicas da ética."

    Fonte: Ética e Serviço Social: fundamentos ontológicos - Maria Lucia Silva Barroco


ID
3328630
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Nas relações que estabelece com os usuários, segundo o Código de Ética em vigência, é vedado ao assistente social:

I. Prevalecer-se de cargo de chefia para atos discriminatórios e de abuso de autoridade.

II. Aproveitar-se de situações decorrentes da relação assistente social-instituição para obter vantagens para os usuários.

III. Exercer sua autoridade de maneira a limitar ou cercear o direito do usuário de participar e decidir livremente sobre seus interesses.

IV. Bloquear o acesso dos usuários aos serviços oferecidos pelas instituições, através de atitudes que venham coagir e/ou desrespeitar aqueles que buscam o atendimento de seus direitos.

Estão corretas apenas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    ? Segundo o Código de Ética de 1993:

    Art. 6º É vedado ao/à assistente social:

    a- exercer sua autoridade de maneira a limitar ou cercear o direito do/a usuário/a de participar e decidir livremente sobre seus interesses;

    b- aproveitar-se de situações decorrentes da relação assistente social-usuário/a, para obter vantagens pessoais ou para terceiros;

    c- bloquear o acesso dos/as usuários/as aos serviços oferecidos pelas instituições, através de atitudes que venham coagir e/ou desrespeitar aqueles que buscam o atendimento de seus direitos

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  • A alternativa B e D são a mesma resposta, portanto a questão tem 2 respostas cabendo anulacao

  • Questão deve ser anulada, pois possui duas alternativas corretas b e d.

ID
3328633
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O projeto ético-político profissional realiza-se em diferentes dimensões do universo da profissão, dentre as quais, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    ? Para Teixeira e Braz (2009) esses princípios e valores, associados a outros três componentes imprimiriam uma perspectiva concreta e aplicável do projeto ético político no exercício profissional. Os componentes estariam compostos pela:

    Produção do conhecimento de Serviço Social ? onde estão sistematizadas as diversas modalidades práticas da profissão além de apresentarem os processos reflexivos do fazer profissional, especulativos, prospectivos e combativos. Estão representados pelos trabalhos de conclusão de curso, artigos científicos, dissertações, teses, livros, grupos de discussão e pesquisa, etc.

    Instâncias político-organizativas da profissão ? constituídas pelas organizações profissionais, organizações sindicais e estudantis onde podem ser conformadas, reformuladas e reafirmadas, as características gerais do projeto. Estão aqui inseridos o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Serviço Social, os sindicatos dos Assistentes Sociais, a ABEPSS Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social e as diversas outras associações.

    Dimensão jurídico-política ? onde se encontra disposto o conjunto de leis, resoluções, documentos políticos e normativos aprovados e recomendados para aplicação, sejam estes exclusivos da profissão a exemplo da Lei de Regulamentação Profissional (Lei 8742/1993) e Código de Ética Profissional ? 1996) ou ainda as legislações gerais que subsidiam sobremaneira a intervenção profissional: Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei Orgânica da Assistência Social, Lei Orgânica da Saúde, Estatuto do Idoso dentre outros. 

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    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Num exercício de sistematização, podemos identificar os elementos constitutivos do projeto éticopolítico do Serviço Social e os componentes que o materializam no processo sóciohistórico da profissão. São eles: 

    a)o primeiro se relaciona com a explicitação de princípios e valores ético‐políticos; 

    b) o segundo se refere à matriz teórico‐metodológica em que se ancora;

    c)o terceiro emana da crítica radical à ordem social vigente  a da sociedade do capital  que produz e reproduz a miséria ao mesmo tempo em que exibe uma produção monumental de riquezas;

    d)o quarto se manifesta nas lutas e posicionamentos políticos acumulados pela categoria através de suas formas coletivas de organização política em aliança com os setores mais progressistas da sociedade brasileira. 

    Teixeira e Braz (2009).

  • A dimensão ético-política deve nortear a atuação do assistente social junto às políticas sociais. Mas as políticas sociais (sua construção em si) não têm nenhum compromisso com a profissão e suas dimensões constitutivas, como também partem de interesses divergentes aos da profissão.


ID
3328636
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Acerca da concepção ética e fundamentos ontológicos do Código de Ética de 1993, assinale a afirmativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    ? Queremos a alternativa incorreta, os valores são objetivos e não subjetivos.

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    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Queremos a alternativa incorreta, os valores são objetivos e não subjetivos.

  • "Os critérios para a objetivação dos valores universais são dados concretamente no movimento extensivo e intensivo de construção e desvalorização histórica dos valores; os que representam conquistas da humanidade não se perdem na história; sua perda é sempre relativa às condições históricas e ao seu desenvolvimento desigual, no interior de dada sociedade e em relação ao desenvolvimento humano-genérico. Nesse sentido, 'os valores são sempre objetivos, mesmo quando se apresentam na forma de normas abstratas [...] o critério de desenvolvimento dos valores não é apenas a realidade dos mesmos mas, também, suas possibilidades (Heller, 1972: 8-9)."

    Fonte: Ética e Serviço Social: Fundamentos Ontológicos - Maria Lucia Silva Barroco


ID
3328639
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Constituem-se componentes imperativos para o exercício profissional de assistente social, conforme a Lei nº 8.662, de 7 de junho de 1993, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    ? Conforme a Lei de Regulamentação da Profissão do/da Assistente Social (8662/93);

    Art. 2º Somente poderão exercer a profissão de Assistente Social:

    I - Os possuidores de diploma em curso de graduação em Serviço Social, oficialmente reconhecido, expedido por estabelecimento de ensino superior existente no País, devidamente registrado no órgão competente;

    II - os possuidores de diploma de curso superior em Serviço Social, em nível de graduação ou equivalente, expedido por estabelecimento de ensino sediado em países estrangeiros, conveniado ou não com o governo brasileiro, desde que devidamente revalidado e registrado em órgão competente no Brasil;

    III - os agentes sociais, qualquer que seja sua denominação com funções nos vários órgãos públicos, segundo o disposto no art. 14 e seu parágrafo único da Lei nº 1.889, de 13 de junho de 1953.

    Parágrafo único. O exercício da profissão de Assistente Social requer prévio registro nos Conselhos Regionais que tenham jurisdição sobre a área de atuação do interessado nos termos desta lei.

    ? Na letra "a" temos um princípio fundamental previsto no Código de Ética de 1993 e não um imperativo para exercer a profissão de Assistente Social.

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    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 


ID
3328642
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Segundo Vasconcelos (2015), no campo conflituoso da luta de classe, as demandas dos trabalhadores e das trabalhadoras aos serviços socioassistenciais apresentam-se de várias formas, a maioria delas exigindo teoria para serem reveladas e apreendidas nas suas conexões e relações necessárias. Segundo Vasconcelos (2015) acerca das demandas que guardam relações e conexões entre si, marque V para as verdadeiras e F para as falsas.

( ) Demandas implícitas e demandas ocultas.

( ) Demandas potenciais e demandas mediadas.

( ) Demandas espontâneas e demandas referenciadas.

( ) Demandas burocráticas e/ou burocratizadas e demandas explícitas.

A sequência está correta em

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    ? Todos itens corretos;

    ?  Nesse sentido, as demandas que extrapolam o controle burocrático dos serviços institucionais, ou seja, as demandas por educação em saúde, prevenção, participação no controle social dos serviços prestados, por organização para efetivar o controle social, etc. ficam negligenciadas. Demandas que, contidas nas solicitações dos usuários, precisam de teoria para serem identificadas. Demandas implícitas, que não reconhecidas, consequentemente, não são consideradas, pelos assistentes sociais, como demandas para o Serviço Social. Sem condições de se abstrair do que está aparente, os assistentes sociais não têm condições de captar o que está oculto na ?queixa? e/ou ?problema?, expresso e/ou manifestado pelos usuários. 

    ? Assim, sem interação com as ações desenvolvidas pelos assistentes sociais nos Programas/Projetos e com os demais serviços da unidade, mas respondendo por suas deficiências, o plantão não conta com atividades sistemáticas -desenvolvidas pelo Serviço Social ou por equipes multiprofissionais na/pela unidade- para onde os usuários possam ser referenciados, objetivando romper com o círculo vicioso de encaminhamentos internos/encaminhamentos externos. Estes encaminhamentos, buscando ?resolver o mau funcionamento das rotinas das unidades" e/ou da falta de resolutibilidade de seus serviços, jogam o usuário para o próximo serviço e/ou para ? empurrando o ?problema? para frente-, sem que ali estivessem esgotadas todas as possibilidades de atendimento às demandas dos usuários: reais, potenciais, aparentes e ocultas, imediatas e mediatas, implícitas e explícitas. 

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ID
3328645
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Sobre as infrações disciplinares e as penalidades previstas no Código de Ética do Assistente Social em vigência, assinale a afirmativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    ? Incorreção: A pena de suspensão acarreta ao assistente social a interdição do exercício profissional em todo o território nacional, pelo prazo de trinta a três anos.

    ? Correção segundo o Código de Ética de 1993: art. 25 A pena de suspensão acarreta ao/à assistente social a interdição do exercício profissional em todo o território nacional, pelo prazo de 30 (trinta) dias a 2 (dois) anos. 

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    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • O correto seria 2 anos.

     Art. 25 A pena de suspensão acarreta ao/à assistente social a interdição do exercício profissional em todo o território nacional, pelo prazo de 30 (trinta) dias a 2 (dois) anos


ID
3328648
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Ao analisar o Serviço Social brasileiro na década de 1990, Netto (1996) identifica diferentes vertentes teórico-profissionais, dentre as quais, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    Possíveis linhas de desenvolvimento das vertentes teórico-profissionais:

    1.    continuidade da vertente intenção de ruptura= seu futuro está vinculado ao trato que dará às demandas do mercado de trabalho;

    2.    novo alento de vertente tecnocrática, herdeira da perspectiva modernizadora, mas renovada pela ofensiva neoliberal.

    3.    persistência da vertente do conservadorismo tradicional, sem crescimento (fenomenologia- reatualização do conservadorismo)

    4.    desenvolvimento de vertente neoconservadora, inspirada na epistemologia pós-moderna (reentronização de práticas tradicionais)

    5.    florescimento de vertentes aparentemente radicais, abertamente desqualificadoras da teorização sistemática e da pesquisa rigorosa (anticapitalismo romântico, desconsideração do Estado,irracionalismo, relativismo).

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    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Arthur qual o texto base da questão?

  • Quero saber de onde o Arthur retira esse conteudo

  • Netto, 1996 (p. 117), na segunda metade dos anos 1990, já destacava o que estaria no centro da polêmica profissional daquela década em diante: "manter, consolidar e aprofundar a atual direção estratégica ou contê-la, modificá-la e revertê-la". Naquela oportunidade, analisando o impacto da reestruturação produtiva neoliberal em escala planetária, destacou que o Serviço Social brasileiro, mais especificamente, seu legado crítico, estava sendo colocado à prova. Retomando as perspectivas analíticas que nasceram a partir da renovação da profissão no Brasil, no bojo do processo de reconceituação do Serviço Social latino-americano, Netto (1991) analisa densamente os possíveis desdobramentos das vertentes teóricas. Foi exatamente neste período que o Serviço Social brasileiro materializou a base de sua direção social estratégica conhecida, no interior desta profissão, como Projeto Ético-Político Profissional.

    Destacando a necessidade de considerar possíveis intersecções entre as vertentes que já se objetivavam com certa intensidade na segunda metade dos anos 1990, Netto (1996) destacou cinco possibilidades: a) a continuidade e o aprofundamento da vertente reconceituada denominada como intenção de ruptura, de cariz marxista; b) o aprofundamento da perspectiva modernizadora, de forte perfil tecnocrático; c) a continuidade, sem presença intensa, da reatualização do conservadorismo, de inspiração fenomenológica; d) o desenvolvimento e o adensamento de uma vertente neoconservadora, de forte base epistemológica pós-moderna; e) o florescimento de linhas aparentemente radicais valorizadoras de experiências que brotam da realidade sem a necessidade da teorização e da pesquisa rigorosa e sistemática

    (Bibliografia: Silva,José Fernando Siqueira da. Serviço Social e tendências teóricas atuais. Scielo).

  • Essa questão cobrou a literalidade do entendimento do professor José Paulo (1996). 

    Como nós estudamos: a) a continuidade e o aprofundamento da vertente reconceituada denominada como intenção de ruptura, de cariz marxista; b) o aprofundamento da perspectiva modernizadora, de forte perfil tecnocrático; c) a continuidade, sem presença intensa, da reatualização do conservadorismo, de inspiração fenomenológica; d) o desenvolvimento e o adensamento de uma vertente neoconservadora, de forte base epistemológica pós-moderna; e) o florescimento de linhas aparentemente radicais valorizadoras de experiências que brotam da realidade sem a necessidade da teorização e da pesquisa rigorosa e sistemática.

    RESPOSTA: LETRA A

  • ''Destacando a necessidade de considerar possíveis intersecções entre as vertentes que já se objetivavam com certa intensidade na segunda metade dos anos 1990, Netto (1996) destacou cinco possibilidades: a) a continuidade e o aprofundamento da vertente reconceituada denominada como intenção de ruptura, de cariz marxista; b) o aprofundamento da perspectiva modernizadora, de forte perfil tecnocrático; c) a continuidade, sem presença intensa, da reatualização do conservadorismo, de inspiração fenomenológica; d) o desenvolvimento e o adensamento de uma vertente neoconservadora, de forte base epistemológica pós-moderna; e) o florescimento de linhas aparentemente radicais valorizadoras de experiências que brotam da realidade sem a necessidade da teorização e da pesquisa rigorosa e sistemática.'' (pp. 67-68)

    TEXTO: Serviço Social e tendências teóricas atuais.