Que qualidade nos comentários, eim?
Como a redação da questão é bastante clara: "A respeito dos conceitos do PMBOK, julgue os itens que se seguem.", então a resposta tem que estar no própria guia PMBoK:
"9.4.2 Gerenciar a equipe do projeto: ferramentas e técnicas
(..)
Existem seis técnicas gerais para resolver conflitos. Como cada uma delas tem o seu lugar e sua função, não são apresentadas em nenhuma ordem específica:
• Retirada/Evitar. Recuar de uma situação de conflito efetivo ou potencial.
• Panos quentes/Acomodação. Enfatizar as áreas de acordo e não as diferenças.
• Negociação. Encontrar soluções que trazem algum grau de satisfação para TODAS as partes.
• Imposição. Forçar um ponto de vista às custas de outro; oferece apenas soluções ganha-perde.
• Colaboração. Incorporar diversos pontos de vista e opiniões de diferentes perspectivas; resulta em consenso e compromisso.
• Confronto/Solução de problemas. Tratar o conflito como um problema que deve ser solucionado com o exame de alternativas; requer uma atitude de troca e diálogo aberto."
Suponha que, durante a execução de um projeto, ocorra grande conflito entre os stakeholders e o gerente do projeto identifique a necessidade de resolvê-lo imediatamente para que se gere um grau de satisfação para ambas as partes, garantindo-se a continuidade do projeto. Nessa situação, a técnica mais adequada para se gerenciar o conflito é a negociação.
RESPOSTA: C
Certo. Os conflitos são inevitáveis em um ambiente de projeto. As origens de conflitos inclurem recuros escassos, prioridade de cronograma e estilos de trabalhos pessoais. As regras básicas da equipe, as normas de grupos e práticas rigorosas de gerenciamento de projetos, como planejamento das comunicações e defiinições de papeis, reduzem a quantidade de conflitos.
Existem seis práticas gerais para resolver conflitos. Como cada uma delas tem seu lugar e sua função, não são apresentadas em nenhuma ordem específica:
-
Retirada/Evitar: recua de uma situação de conflito efetivo ou potencial;
-
Panos quentes/Acomodação: enfatiza as áreas de acordo e não as diferenças;
-
Negociação: encontrar soluções que trazem algum grau de satisfação para todas as partes;
-
Imposição: forçar um ponto de vista às custas de outro; ofereçe apenas soluções ganha-parte;
-
Colaboração: incorporar diversos pontos de vistas e opiniões de diferentes perspectivas; resulta em consenso e compromisso;
-
Confronto/Solução de problemas: tratar o conflito como um problema que deve ser solucionado como o exame de alternativas; requer uma atitude de troca e diálogo aberto.
Fonte: Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK®)—Quarta Edição