SóProvas


ID
3329545
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de São João del Rei - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A poluição e os desequilíbrios ambientais são graves problemas para as sociedades atuais e um empecilho para cidades e cidadãos sustentáveis. Relacione a coluna II de acordo com a coluna I, relacionando os empecilhos com suas características.

COLUNA I
1. Eutrofização
2. Aumento do efeito estufa
3. Inversão térmica
4. Desmatamento
5. Chuvas ácidas

COLUNA II
( ) Dá-se quando uma camada de ar quente aprisiona uma camada de ar mais frio perto do solo, o que impede a liberação de poluentes para camadas mais altas da atmosfera.
( ) Precipitação mais corrosiva do que o normal devido à liberação de dióxidos de ametais, por exemplo, o dióxido de enxofre, e que causa corrosão de monumentos históricos.
( ) Elevação do aquecimento da superfície da Terra devido à retenção do calor por gases atmosféricos, tais como o metano e o gás carbônico.
( ) Acúmulo de material orgânico em rios, lagos e lagoas geralmente associado ao lançamento de esgoto e / ou fertilizantes.
( ) Grande responsável por alterar o equilíbrio dos ecossistemas devido à extinção de espécies nativas e à diminuição do sequestro de carbono atmosférico.

Assinale a sequência correta.

Alternativas
Comentários
  • INVERSÃO TÉRMICA - Dá-se quando uma camada de ar quente aprisiona uma camada de ar mais frio perto do solo, o que impede a liberação de poluentes para camadas mais altas da atmosfera.

    CHUVAS ÁCIDAS - Precipitação mais corrosiva do que o normal devido à liberação de dióxidos de ametais, por exemplo, o dióxido de enxofre, e que causa corrosão de monumentos históricos.

    AUMENTO DO EFEITO ESTUFA - Elevação do aquecimento da superfície da Terra devido à retenção do calor por gases atmosféricos, tais como o metano e o gás carbônico.

    EUTROFIZAÇÃO - Acúmulo de material orgânico em rios, lagos e lagoas geralmente associado ao lançamento de esgoto e / ou fertilizantes.

    DESMATAMENTO - Grande responsável por alterar o equilíbrio dos ecossistemas devido à extinção de espécies nativas e à diminuição do sequestro de carbono atmosférico.