SóProvas


ID
3329914
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de São João del Rei - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Ao desenvolver o ensino da Língua Portuguesa e trabalhar especificamente com o ensino de gramática, é conveniente ter em mente que existem vários tipos de gramática e que o trabalho com cada um desses tipos pode resultar em atividades distintas em sala de aula.

A esse respeito, numere a coluna II de acordo com a coluna I, fazendo relação entre o tipo de gramática com seu conceito, conforme descrito por Luiz Carlos Travaglia em seu livro Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática.

COLUNA I

1. Gramática descritiva

2. Gramática reflexiva

3. Gramática geral

COLUNA II

( ) Compara o maior número possível de línguas, com o fim de reconhecer todos os fatos linguísticos realizáveis e as condições em que se realizarão. Preocupa-se com as possibilidades que estão por trás do fato realizado.

( ) Registra para uma determinada variedade da língua, em uma abordagem sincrônica, as unidades e categorias linguísticas existentes, os tipos de construção possíveis e a função, o modo e as condições de uso desses elementos.

( ) Representa atividades de observação sobre a língua que buscam detectar, levantar suas unidades, regras e princípios, ou seja, a constituição e o funcionamento da língua, partindo de evidências linguísticas; é a gramática em explicitação.

Assinale a sequência correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    (3) Compara o maior número possível de línguas, com o fim de reconhecer todos os fatos linguísticos realizáveis e as condições em que se realizarão. Preocupa-se com as possibilidades que estão por trás do fato realizado Na palavras de Borba (1971, p.81 apud TRAVAGLIA, 2009, p.35) a gramática geral é (...) a que compara o maior número possível de línguas, com o fim de reconhecer todos os fatos linguísticos realizáveis e as condições em que se realizarão. Não se preocupa com o realizado, mas com as possibilidades que estão por trás dele ? é uma gramática de previsão de possibilidades gerais. 

    (1) Registra para uma determinada variedade da língua, em uma abordagem sincrônica, as unidades e categorias linguísticas existentes, os tipos de construção possíveis e a função, o modo e as condições de uso desses elementos ? Nesse ponto, cumpre ressaltar que a gramática descritiva faz a descrição e o registro de uma determinada variedade da língua em um dado momento de sua existência, suas unidades e categorias linguísticas, os tipos de construção possíveis e a função desses elementos, seus modos e condições de uso; ela corresponde a um conjunto de regras baseado no uso da língua. Além disso, na gramática descritiva, o ?erro? é tido como apenas formas ou estruturas que fogem ao funcionamento das diversas variedades de uma língua. (TRAVAGLIA, 2003; MADEIRA, 2005)

    (2) Representa atividades de observação sobre a língua que buscam detectar, levantar suas unidades, regras e princípios, ou seja, a constituição e o funcionamento da língua, partindo de evidências linguísticas; é a gramática em explicitação ?  a gramática reflexiva, é a gramática em explicitação, conceito este que se refere mais ao processo do que aos resultados. Representa as atividades de observação e reflexão sobre a língua que buscam detectar, levantar suas unidades, regras e princípios, ou seja, a constituição e funcionamento da língua. Parte, pois, das evidências lingüísticas para tentar dizer como é a gramática implícita do falante, isto é, a gramática da língua. 

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!!