Teoria da Transição Demográfica
Autor: Warren Thompson no fim da década de 1920 em contraposição à Teoria Demográfica de Malthus.
1ª Fase (Pré-Transição)
> Europa: surgimento das primeiras civilizações até o meio do século XVIII.
> Brasil: o período Pré-Transição perdurou até a década de 1940.
> Mundo: nenhum.
2ª Fase (Explosão Demográfica)
> Europa: fase da Revolução Industrial, quando avançaram a medicina e as condições de higiene da população, assim como a produção de alimentos. Além disso, intensificou-se a urbanização.
> Brasil: anos 1950 (início queda mais acentuada de mortalidade) a 1970 (início da queda mais acentuada de natalidade).
> Mundo: atualmente o Haiti e alguns países da África encontram-se nessa fase.
3ª Fase (Redução no Crescimento Vegetativo)
> Europa: aumento da participação da mulher no mercado de trabalho, maior uso de métodos contraceptivos, realização de planejamento familiar.
> Brasil: assim como a Índia, o México e outros países de industrialização tardia, o Brasil encontra-se nesta fase de transição demográfica.
4ª Fase (Estabilização)
> Europa: envelhecimento da população e redução do número de filhos por casal. Países como Noruega e Suécia encontram-se nessa fase.
> Brasil: aproxima-se dessa fase
> Mundo: o Japão já encontra-se nessa fase de transição demográfica.
5ª Fase (Crescimento Vegetativo Negativo)
> Fase não prevista por Thompson mas que encontra-se em vias de iniciar em alguns países, com crescimento vegetativo negativo.
EM MUITOS SITES FALAM QUE TEM 4 FASES,MAS JÁ ENCONTREI DUAS QUESTÕES COM BASE EM AUTORES QUE AFIRMAM QUE TEM SÓ 3:
ESSA É A RESPOSTA DE UMA QUESTÃO QUE RESOLVI AQUI NO QCONCURSOS:
FASE 1 -Também conhecida como pré-industrial, é marcada pelo equilíbrio demográfico resultante da ocorrência de baixos índices de crescimento vegetativo, em decorrência de elevadas taxas de natalidade e mortalidade.
FASE 2 - Também denominada transicional, caracteriza-se por importantes mudanças. Redução das taxas de mortalidade e manutenção das taxas de natalidade elevada, apresentando-se uma redução mais lenta do que a mortalidade, fato que resultou em um crescimento populacional exagerado.
FASE 3 - Também conhecida como evoluída, é a etapa em que a transição demográfica se completa, com a retomada do equilíbrio demográfico, agora apoiado em baixas taxas de natalidade e mortalidade.
A terceira fase da transição demográfica foi conquistada pela maioria dos países europeus no fim do século XX, é conhecido como estabilização demográfica.
-Achei meio estranha essa afirmação, pois na terceira fase a natalidade ainda é maior que a mortalidade (é só procurar o gráfico no google e comparar)
-Acredito que ela tenha sido considerada correta pelo fato de na segunda fase a natalidade ainda ser muito alta e , por outro lado, na terceira ocorreu uma a drástica redução da natalidade gerando uma certa estabilização demográfica
- Queda da natalidade: filho é custo, mulher no mercado de trabalho, métodos contraceptivos.
- Mortalidade estabiliza: desenvolvimento urbano.