-
Gabarito: B
-
As observações feitas na questão B podem ser analisadas em profundidade no Era dos Extremos.
-
Rivalidades entre nações;
Rivalidade anglo-alemã: A origem desta rivalidade entre Inglaterra e Alemanha foi a competição industrial e comercial.
Rivalidade franco-alemã: Esta rivalidade entre franceses e alemães remetesse que na frança o anti-germanismo era muito forte devido a derrota francesa na guerra franco-prussiana e a perda dos territórios de alsácia e Lorena para a Alemanha.
Rivalidade austro-russo: Esta rivalidade se deu por que a Rússia desejava dominar o império turco – otamano.
Movimentos nacionalistas
-
alt. B
Resposta genuína e clássica.
Verdadeiro mantra da primeira guerra mundial.
-
a) Os principais responsáveis foram as potências europeias, que viviam um momento de acirramento político e comercial. ITEM INCORRETO.
b) ITEM CORRETO.
c) A entrada dos Estados Unidos foi importante para o encerramento do conflito. O final da Primeira Grande Guerra, porém, não garantiu o fim de todos os conflitos. O cenário de instabilidade criado, inclusive, seria fundamental para a eclosão da Segunda Guerra Mundial, anos depois. ITEM INCORRETO.
d) Dentro do próprio continente europeu houve países que mantiveram uma posição de neutralidade, como foi o caso da Espanha e da Suíça. ITEM INCORRETO.
e) A eclosão da Primeira Guerra Mundial se deu por conta, principalmente, do acirramento entre as potências europeias. O posicionamento político e econômico dos países orientais, portanto, muito pouco poderia mudar essa situação. ITEM INCORRETO.
Resposta: B
-
fé em Deus que vai dar certo!!
QUE RESUMO !!
É postulado entre os estudiosos da História que as principais causas da primeira grande guerra foram o revanchismo econômico das principais potencias econômicas da época, como Inglaterra e Alemanha, e suas disputas Imperialistas em territórios Asiáticos e Africanos; o revanchismo francês para com os alemães devido a perda dos territórios da Alsácia-Lorena para este últimos; e a expansão dos ideais e políticas nacionalistas europeus naquele momento