SóProvas


ID
3331558
Banca
IBFC
Órgão
SEDUC-MT
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia o trecho a seguir:
“Tratava-se da primeira grande mudança de regime político após a independência. Mais ainda: tratava-se da implantação de um sistema de governo que se propunha, exatamente, trazer o povo para o proscênio da atividade pública.” (Carvalho, José Murilo. “Os bestializados”.p.11)
De acordo com o autor, e seus conhecimentos sobre o assunto, assinale a alternativa que contenha a afirmação correta sobre a proclamação da Republica em 1889:

Alternativas
Comentários
  • gab- C

    Nos debates historiográficos atuais sobre a Proclamação da República, é bastante aceita a ideia de que não houve participação popular na transposição do regime monárquico ao regime republicano, havendo, posteriormente, tentativas de inserção popular na política republicana

  • gab- C

    Nos debates historiográficos atuais sobre a Proclamação da República, é bastante aceita a ideia de que não houve participação popular na transposição do regime monárquico ao regime republicano, havendo, posteriormente, tentativas de inserção popular na política republicana

  • GAB: C

    Para não errar, é só lembrar que a população, principalmente as classes mais humildes, não participaram da proclamação. :)

    A República Federativa Brasileira nasce pelas mãos dos militares que se veriam a partir de então como os defensores da Pátria brasileira. A República foi proclamada por um monarquista. Deodoro da Fonseca assim como parte dos militares que participaram da movimentação pelas ruas do Rio de Janeiro no dia 15 de Novembro pretendiam derrubar apenas o gabinete do Visconde de Ouro Preto. No entanto, levado ao ato da proclamação, mesmo doente, Deodoro age por acreditar que haveria represália do governo monárquico com sua prisão e de Benjamin Constant, devido à insurgência dos militares.

    A população das camadas sociais mais humildes observam atônitos os dias posteriores ao golpe republicano. A República não favorecia em nada aos mais pobres e também não contou com a participação desses na ação efetiva. O Império, principalmente após a  tem entre essas camadas uma simpatia e mesmo uma gratidão pela libertação. Há então um empenho das classes ativamente participativas da República recém-fundada para apagar os vestígios da monarquia no Brasil, construir heróis republicanos e símbolos que garantissem que a sociedade brasileira se identificasse com o novo modelo Republicano Federalista.

  • Fiquei em dúvida entre a B e a C. Fui na na C e acertei, mas gostaria de saber o que não está correto na B. Alguém poderia me explicar?

  • Atualmente, entende-se que não houve grande participação popular no processo que culminou na queda da Monarquia e na Proclamação da República. Esta, apesar de ter acontecido com o apoio dos grandes cafeicultores brasileiros, foi principalmente tocada, especialmente nos primeiros anos, pelos militares.

    Gabarito: C

  • O historiador José Murilo de Carvalho, em sua obra “Os Bestializados” retrata o acontecimento da República Brasileira em 1890 na então Capital Federal o Rio de Janeiro e o comportamento da população, que sem entenderem direito o que estava acontecendo,'' assistiam a tudo bestializados.''

  • O que me fez errar a questão foi o "havendo, posteriormente, tentativas de inserção popular na política republicana". Na minha visão isso só irá acontecer com o fim da primeira república e a chegada de Vargas ao poder em 1930