SóProvas


ID
3332779
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Uberaba - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Sobre as definições relacionadas com as demonstrações contábeis que devem ser publicadas pelas entidades do setor público, analise as afirmativas a seguir e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) Circulante – o conjunto de bens e direitos realizáveis e obrigações exigíveis até o término do exercício seguinte.
( ) Conversibilidade – a qualidade do que pode ser conversível, ou seja, característica de transformação de bens e direitos em moeda.
( ) Demonstração contábil – a técnica contábil que evidencia, em período determinado, as informações sobre os resultados alcançados e os aspectos de natureza orçamentária, econômica, financeira e física do patrimônio de entidades do setor público e suas mutações.
( ) Não circulante – o conjunto de bens e direitos realizáveis e obrigações exigíveis após o término do exercício seguinte.
( ) Exigibilidade – a qualidade do que é exigível, ou seja, característica inerente às obrigações pelo prazo de vencimento.

Assinale a sequência CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • letra A

  • Não entendi o erro no conceito de circulante.

  • Qual o erro da definição de circulante e não circulante??

  • No setor público não se divide em Circulante e Não-circulante, mas sim em Financeiro (independente de autorização) e Permanente (dependem de autorização legislativa).

  • Acredito que o amigo Guilherme está errado.

    O ponto da questão é a Resolução 1437/13 que alterou os conceitos de Circulante e Não circulante. A questão considerou o conceito antigo, abaixo listo a redação do novo, conforme é exposto pela resolução supracitada e destacado na NBC T 16.2 – Patrimônio e Sistemas Contábeis.

    Circulante: o conjunto de bens e direitos realizáveis e obrigações exigíveis até doze meses da data das demonstrações contábeis. (Redação dada pela Resolução CFC n.º 1.437/13

    Não Circulante: o conjunto de bens e direitos realizáveis e obrigações exigíveis após doze meses da data das demonstrações contábeis. (Redação dada pela Resolução CFC n.º 1.437/13)