SóProvas


ID
3335368
Banca
IADES
Órgão
SES-DF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

As metodologias de análise molecular têm, cada vez mais, ocupado espaço na área de diagnóstico de doenças, por oferecerem excelentes ferramentas laboratoriais de alta sensibilidade. A técnica de PCR consiste basicamente na amplificação in vitro de uma região específica de DNA, com o intuito de aumentar o número de cópias e produzir material suficiente para as diversas análises. A técnica de PCR em tempo real (qPCR) surgiu como evolução do método de PCR convencional. A respeito das diferenças entre as técnicas de PCR convencional e de PCR em tempo real, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A) A PCR convencional é apena qualitativa

    B) Essa é a descrição da nested PCR, que ao invés de se usar uma amostra primária para fazer a PCR, utiliza-se o produto de uma PCR anterior com um par de primers internos ao par utilizado na primeira reação. Ou seja, é a PCR do produto da PCR.

    C) "Na PCR convencional, a detecção do produto de amplificação dispensa o uso da eletroforese em gel de agarose." Pelo contrário, a eletroforese é necessária para a analisar o produto da amplificação.

    D) CORRETA

    E) A PCR tradicional utiliza a Taq Polimerase na sua reação. A transcriptase reversa é utilizada na rtPCR (Reverse transcription polymerase chain reaction) que permite produzir uma molécula de cDNA a partir de uma molécula de RNA e, assim, partir para a PCR convencional com o produto gerado da rtPCR.