No caso, uma receita decorrente de mutação patrimonial significa que ou o ente alienou bens, o que reduz o ativo permanente, ou o ente obteve um empréstimo, aumentando a dívida fundada e, conseqüentemente, o passivo permanente. Em ambas as situações, o patrimônio permanente do ente sai reduzido, seja pela desincorporação do bem ou pela incorporação da obrigação. De uma forma ou de outra, o patrimônio líquido continua o mesmo, porém, diminui o permanente.
RESPOSTA: "C"
As receitas podem ser separadas em efetivas e por mutação patrimonial.
As efetivas são receitas que ingressam no patrimônio sem saídas de elementos do ativo ou entrada de obrigações no passivo.
As por mutação patrimonial são o contrário, as receitas decorrem de saída de itens do ativo ou entrada de obrigações no passivo.
Receita publica pode-se dizer é todo recurso obtido pelo Estado para atender às despesas públicas.
A receita publica efetiva provém essencialmente da obrigação do Governo de prestar serviços direta ou indiretamente para a coletividade, e as receitas por mutação patrimonial é a entrada de recursos oriundos ou da alienação de bens do Estado pelo preço de custo, ou da amortização de empréstimos concedidos pelo valor escriturado dos empréstimos recebidos.