TODAS CORRETAS.
I. facilita a coordenação dos resultados esperados de cada grupo de produtos ou serviços, pois cada um desses grupos funciona como uma unidade de resultados.--> CERTA,POIS A departamentalização por produtos ou serviços É DIVISIONAL POR EXCELÊNCIA. NA DIVISIONAL CADA UNIDADE TERÁ SEU RESULTADO.
II. propicia maior facilidade para a coordenação interdepartamental. --> CERTA, ELA É EXTROVERSA.
III. apresenta maiores versatilidade e flexibilidade.--> CERTA, UMA DAS SUAS CARACTERÍSTICAS . BASTANTE ADAPTÁVEL.
De acordo com Oliveira (2011),
Departamentalização por produtos ou serviços
Vantagens:
1.Facilita a coordenação dos resultados esperados de cada grupo de produtos ou serviços, pois cada um desses grupos funciona como uma unidade de resultados.
2.Propicia a alocação de capital especializado para cada um dos grupos, de produtos ou serviços.
3.Facilita a utilização máxima da capacitação dos recursos, inclusive os humanos, por meio de seu conhecimento especializado.
4.Fixa a responsabilidade dos departamentos para um produto, ou linha de produtos, ou serviços. O departamento é orientado para todos os aspectos básicos de seu produto ou serviço, como comercialização, desenvolvimento etc.
5.Propicia maior facilidade para a coordenação interdepartamental, uma vez que a preocupação básica é o produto ou serviço, e as diversas atividades departamentais tornam-se secundárias e precisam sujeitar-se ao objetivo principal que é o produto ou serviço.
6.Permite maior flexibilidade, pois as unidades de produção podem ser maiores ou menores, conforme as condições mudem, sem interferir na estrutura organizacional.
7.O enfoque da empresa é, predominantemente, sobre os produtos e serviços, e não sobre sua estrutura organizacional interna. Portanto, esse tipo de departamentalização apresenta maior versatilidade e flexibilidade.
8.Propicia condições favoráveis para a inovação e a criatividade, já que estas requerem cooperação e comunicação de vários grupos contribuintes para o produto ou serviço.
OLIVEIRA, D. P. R. Sistemas, organizações e métodos: uma abordagem gerencial. São Paulo: Atlas, 2011.