O Brasil entrava como apoio aos Aliados para a Segunda Guerra Mundial. Com isso, os imigrantes alemães, italianos e japoneses que já habitavam o país começaram a ser vistos com desconfiança pelas ruas e, em alguns casos, perseguidos.
Com todo o clima de patriotismo, Getúlio impôs uma medida que proibia todas as instituições de terem nomes de outros países em sua razão social. Desta forma, os italianos se sentiram obrigados a mudar o nome do clube Palestra Itália, fundado em 1914. Logo, o gabarito é D.
CAMPANHA DE NACIONALIZAÇÃO.
Campanha de Nacionalização foi instituída dentro do Estado Novo no governo de Getúlio Vargas, entre os anos de 1937-1945. A proposta principal era construir um país patriota, valorizando a cultura brasileira. No ano de 1939, o governo incumbiu o exército de inspecionar comunidades de estrangeiraos, proibiu os imigrantes de falarem em público outras línguas que não fosse o português, fechou centros culturais de estrangeiros, censurou programas de rádio e jornais, onde não poderiam falar e escrever em outros idiomas, nomes de centros comerciais e fábricas deveriam ser traduzidos para língua portuguesa, etc.
O Brasil entrou na Segunda Guerra Mundial em 1942, Como a Campanha Nacionalista estava em prática, medidas mais duras foram tomadas contra os imigrantes que pertenciam à países do Eixo. Entre as ações estavam a proibição de falar outro idioma, o imigrante deveria ter autorização do governo para viajar pelo país, documentos que representavam memórias para os imigrantes foram apreendidos, etc.