A Comutação é basicamente o processo de interligar dois ou mais pontos entre si. Para maior viabilidade de comunicação entre um grande número de pontos, surge a Rede de Comutação, que nada mais é que um serviço de transferência de informações entre nós ou pontos. Normalmente classifica-se a comutação em Comutação de Circuitos, de Pacotes, de Mensagem ou de Células.
A comutação de pacotes é a técnica que envia uma mensagem de dados dividida em pequenas unidades chamadas de pacotes. Ela não exige o prévio estabelecimento de um caminho físico para a transmissão dos pacotes de dados. Os pacotes podem ser transmitidos por diferentes caminhos e chegar fora da ordem em que foram transmitidos. Por esse motivo, a comutação de pacotes é mais tolerante a falhas em relação a comutação de circuitos, pois os pacotes podem percorrer caminhos alternativos até o destino de forma a contornar os equipamentos de comutação inativos. (TANEMBAUM, 2003).
Em redes de computadores modernas, a origem fragmenta mensagens longas em porções de dados menores, que são chamados de pacotes. Entre a origem e destino, cada um desses pacotes percorre enlaces de comunicação e comutadores de pacotes, os roteadores.