SóProvas


ID
3337795
Banca
CONSULPLAN
Órgão
MPE-PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A psicologia forense é a psicologia aplicada ao campo da prática judicial e, como tal, constitui-se em uma das áreas de estudo resultantes das relações entre a psicologia e a lei.
(CUNHA, 2000 p. 183.)

A psicologia forense ou judicial, como também é conhecida, surgiu da necessidade de:

Alternativas
Comentários
  • A referência dada no comando da questão é o livro Psicodiagnóstico-V, de Jurema Alcides Cunha, no qual autora afirma que a psicologia forense é a psicologia aplicada ao campo da prática judicial e, como tal, constitui-se em uma das áreas de estudo resultante das relações entre a psicologia e a lei. A psicologia forense, ou judicial, como também é conhecida, surgiu da necessidade de assessorar magistrados em suas tarefas de julgamento. Inicialmente, esteve relacionada com a psiquiatria forense, sendo suas primeiras investigações voltadas para a área criminal. Somente a partir do século XX, passaram-se a desenvolver novos aspectos de investigação, tanto relacionados com avaliações clínicas ligadas às questões do direito na área cível quanto aos procedimentos jurídicos inerentes ao processo judicial, como avaliação de testemunhos ou procedimentos dos jurados.


    GABARITO: C
  • Errei por me prender à ideia de que ao psicólogo no trabalho judicial não cabe julgar. Mas vale frisar que mesmo apesar do assessoramento, a tarefa de julgamento é do magistrado.

    Ainda assim, Jurema é ambígua, mas como é questão que faz referência a livro conceituado, não há o que dizer.

  • Gab C

    Todas as alternativas, com exceção da C, fazem referência a atividades do psicólogo que podem ser realizadas em campos de atuação diferentes.

    O gabarito se justifica pois o assessoramento a magistrados de modo a subsidiar suas decisões, é a única justificativa plausível para o desenvolvimento da Psicologia Forense.

  • SHOW!!

  • SHOW!!